- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2021
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 70-90
Atualmente, o tomate em termos de produção comercial, bem como em termos de área de cultivo, ocupa o 10º lugar entre os produtos alimentares vegetais. Muitos residentes de verão cultivam este vegetal em estufas e campos abertos. Se você escolher um híbrido para plantar, experimente a Mousse de Framboesa.
Descrição da variedade
Essa variedade é do tipo determinante. É plantado com igual sucesso em estufas e em terreno aberto.
As frutas são próprias para consumo in natura, são altamente comercializáveis.
Os arbustos de musse de framboesa atingem 90 cm de altura e a folhagem é de comprimento médio pintada de verde escuro.
As principais qualidades da fruta
Os frutos desta casta apresentam excelente transportabilidade. Em um estado imaturo, eles não têm uma mancha no pedúnculo. Quando maduros, eles ficam rosa.
A musse de tomate e framboesa chega a pesar 260 gramas. Sua forma pode ser caracterizada como arredondada e ligeiramente nervurada.
Os frutos apresentam alta comercialização e manutenção de qualidade.
Características do sabor
Os tomates desta variedade apresentam um sabor agradável a tomate.
Amadurecimento e frutificação
A mousse de framboesa é uma variedade precoce com um período de maturação de 90 a 95 dias.
Produção
Este valor está no nível de 18,5 kg / sq. m.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
O plantio no solo é feito quando as primeiras 4-5 folhas verdadeiras aparecem nas plantas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Você pode usar a versão padrão de 4 plantas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Mousse de framboesa requer modelagem. Normalmente sobram 4 a 6 hastes.
O tomate desta variedade é uma cultura termofílica. A temperatura ideal para a germinação das sementes é + 22 ... 27, à noite +16 graus. Em temperaturas abaixo de + 15 ... 13, os botões das plantas caem, geadas de 0 a –1 graus têm um efeito prejudicial sobre eles.
Antes de plantar um tomate no solo, ele deve se livrar das ervas daninhas. Quando o herbicida é aplicado localmente, os sulcos guia são cortados e o agente pulverizado em faixas de 35 cm.
Com o método de cultivo de mousse de framboesa sem sementes, o afrouxamento oportuno do solo após a precipitação é de grande importância. Após o surgimento de brotos inteiros para controlar ervas daninhas, crosta do solo e melhor troca de ar, o solo ao redor dos tomates é solto nas fileiras.
Uma propriedade importante dos tomates com musse de framboesa é a capacidade de usar adequadamente pequenas reservas de umidade no solo. Isso se deve ao sistema radicular bem desenvolvido, que na época da frutificação atinge profundidade de 1 a 2 m, seu raio de distribuição é de 1,2 a 1,3 m.
A umidade ideal do solo para esta safra no início do desenvolvimento da planta é de 60-70% e, após o endurecimento dos frutos ser de 70-80%, a umidade do ar é de 45-60%. Uma taxa maior contribui para a derrota das plantas por doenças, retarda a maturação do pólen e a abertura das anteras, piora a fertilização.
Com tecnologia agrícola adequada, a musse de framboesa pode desenvolver-se em vários solos, mas os melhores para isso são franco-arenosos e argilosos, soltos, ricos em nutrientes, com acesso constante ao ar. Solos alcalinos pesados e de várzea não são muito adequados para o cultivo de tomate.
Tomates Mousse de framboesa são plantas que exigem fertilidade do solo e são mais sensíveis à introdução de fertilizantes minerais, principalmente fósforo. A necessidade deste último aumenta durante a frutificação e o crescimento das mudas. Com uma grande falta de fósforo no solo, os tomates dessa variedade param de usar nitrogênio. Acima de tudo, com a colheita, consomem o potássio do solo. Observe que os fertilizantes de fósforo têm um efeito melhor na produtividade quando são usados em conjunto com fertilizantes de nitrogênio e potássio.
No início da fase de floração, a alimentação das plantas com superfosfato (120-150 kg / ha) é eficaz simultaneamente com o cultivo entre fileiras.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade possui imunidade às seguintes doenças:
alternaria;
vírus do mosaico do tabaco;
murcha fusarium.
Desde a invasão de insetos, especialistas aconselham o uso de um sabonete inseticida. Os fungicidas são usados para prevenir doenças não listadas.