- Autores: Kandoba E.E., Kandoba A.V.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-92
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
A combinação de palavras "mel de framboesa" é percebida deliciosamente. Mas para desfrutar não apenas em pensamentos, a cultura deve ser estudada com antecedência. E apenas munido de informações objetivas completas, será possível alcançar o sucesso.
História de criação
O mel da framboesa-tomate foi incluído no registro estadual de hortaliças em 2015. Os desenvolvedores da variedade são os criadores Kandoba A. V. e Kandoba E. E. Apesar da história relativamente curta, a planta tem uma boa reputação.
Descrição da variedade
O mel de framboesa é um ótimo tomate híbrido. É caracterizado por um desenvolvimento determinante. A variedade é projetada para cultivo em campo aberto e em estufas protegidas por filme plástico. A folhagem de tamanho médio desenvolve-se nos arbustos. É caracterizado por uma cor verde clara.
As principais qualidades da fruta
Os frutos do mel de framboesa, quando estão se formando nos ovários, são de cor verde. Não haverá manchas perto da base. Os tomates totalmente maduros adquirem uma cor framboesa correspondente ao nome da variedade. Estes são tomates grandes que pesam 130-150 g. Seus outros recursos:
configuração arredondada simples;
pele lisa em toda a superfície;
desenvolvimento de inflorescências de tipo intermediário;
pedúnculo articulado.
Características do sabor
Um sabor doce confortável é típico do mel de framboesa. A polpa é densa e açucarada. A participação da matéria seca chega a 5%. No interior existem 5 ou 6 compartimentos com sementes.
Amadurecimento e frutificação
O mel de framboesa é um dos primeiros tomates. A colheita estará pronta em 90-92 dias. A contagem é tradicionalmente feita a partir das primeiras mudas verdes.
Produção
A produtividade do mel de framboesa é muito alta. Afirma-se que graças ao esforço dos modernos criadores, é capaz de produzir de 16,8 a 18 kg de bagas. No entanto, tal resultado só será obtido por agricultores diligentes que sigam de forma impecável as medidas de cuidado com esta safra.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É necessário semear sementes para mudas nos primeiros 10 dias da primavera. Somente em regiões de clima severo esse momento pode ser adiado. Porém, na verdade, será mais correto reproduzir a planta em uma estufa e obter o resultado ideal devido a isso. As mudas devem se desenvolver em recipientes por 50-55 dias. Considere as propriedades do solo e a temperatura real.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m é necessário organizar não mais do que 3 ou 4 plantas. Os critérios de seleção de densidade são tradicionais e dificilmente merecem uma análise separada. As distâncias entre os orifícios e os corredores são selecionadas da mesma forma que para a maioria dos outros tomates.
Crescendo e cuidando
Os arbustos deverão formar-se em 1 ou 2 caules. Deve-se ter em mente que o mel de framboesa é extremamente leve e termofílico. Na faixa do meio, sem falar nas regiões mais ao norte, deve ser criado em estufas. A imunidade dessa variedade é fraca. Portanto, é importante ajudá-lo realizando tratamentos preventivos.
E também um problema importante é a espessura insignificante do caule e dos ramos. Por isso, mesmo com uma colheita limitada, é impossível fazer sem amarrar. Durante o desenvolvimento ativo, o tomate precisa ser fertilizado com potássio e fósforo. Os fertilizantes são aplicados 4 ou 5 vezes durante a temporada. Regue as plantas com moderação, de preferência à noite.
Entre as doenças, a podridão apical é especialmente perigosa. Para reduzir o risco, é necessário reduzir a quantidade de nitrogênio no solo. Os arbustos afetados são borrifados com nitrato de cálcio. As estufas devem ser bem ventiladas. Quando cultivado ao ar livre, muitas vezes é necessário remover manualmente as lesmas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Os arbustos de mel de framboesa podem recompensar as pessoas com uma colheita decente:
nos subúrbios e em várias localidades do Extremo Oriente;
no território da Sibéria Ocidental;
na faixa do meio;
nas regiões de Astrakhan, Volgogrado e outras regiões do Volga;
nos Urais, no norte do Cáucaso;
no norte e noroeste da parte europeia da Rússia;
na Região Central da Terra Negra.
Visão geral da revisão
A doçura desta variedade está fora de dúvida. Frutos muito grandes se desenvolvem nos arbustos. Eles são atraentes em uma ampla variedade de usos culinários.Em geral, essa planta não cria problemas. Pode deliciar até os jardineiros mais exigentes.