- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinin I.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 70-90
- Característica de Bush: extenso
Os tomates são um dos vegetais mais populares, têm poucas calorias e são bastante fáceis de cultivar. Por exemplo, a variedade Raspberry Giant. Com um pouco de cuidado e aderência às regras da tecnologia agrícola, dentro de alguns meses após o plantio, você poderá desfrutar de sua própria colheita de tomate.
Descrição da variedade
O gigante carmesim tem um tipo de crescimento determinante. É cultivado com grande sucesso em campo aberto e em estufas de filme. Os arbustos crescem até um máximo de 90 cm. O tomate acaba por se espalhar com uma grande folhagem verde escura.
A inflorescência do Gigante da Framboesa é intermediária, o pedúnculo possui uma articulação. Os frutos são colocados à mesa frescos, não são adequados para enlatar.
As principais qualidades da fruta
Quando os frutos ainda estão imaturos, são de cor verde, o pedúnculo apresenta uma mancha escura. Quando maduros, eles ficam vermelhos.
Em tamanho, os frutos do Gigante da Framboesa são grandes, daí o nome. Atinge 300 gramas de peso. São redondos, com ligeiras nervuras. A polpa é de densidade média.
Características do sabor
Os frutos são agradáveis ao paladar, tem um aroma característico de tomate.
Amadurecimento e frutificação
O Gigante de Framboesa é um tomate de amadurecimento precoce. Os frutos são colhidos em 105-110 dias. A colheita começa em julho e vai até agosto.
Produção
De um metro quadrado, o rendimento é de 5,9 quilos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas podem ser plantadas em fevereiro ou março.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Com o Raspberry Giant, um esquema de 2-3 arbustos por metro quadrado é usado.
Crescendo e cuidando
A variedade descrita requer beliscar. Todos os tiros desnecessários são removidos, exceto o principal. Raramente desenvolvem frutas de alta qualidade, embora consumam grande quantidade de nutrientes.
E também o gigante da framboesa está amarrado a treliças ou estacas. Nesse caso, os pés de tomate não caem ao despejar a fruta.
Ao formar, é permitido deixar 2 hastes.
Os tomates estão prontos para plantar quando têm um sistema radicular saudável e bem desenvolvido. Isso significa que 6-8 folhas devem se formar no arbusto, a altura é de 15-30 cm e o diâmetro do caule é de 4-7 mm. É desejável que ainda não haja flores.
O plantio não deve ser atrasado, já que mudas muito alongadas são muito pior aceitas e o rendimento dessas plantas é menor. A framboesa gigante não requer têmpera se for plantada em uma estufa.
O solo para o cultivo de tomates desta variedade deve ser fértil, com um pH de 5,5 a 6,5 e, o mais importante, livre de patógenos (patógenos) e pragas. No outono (no ano anterior ao cultivo), cavamos profundamente o solo, se necessário, misturamos com composto podre ou outro fertilizante orgânico.
Em terreno aberto, todos os tomates não podem ser plantados no local onde anteriormente cresciam outros vegetais da família da erva-moura - pimentão vermelho, batata.
Para evitar o crescimento de ervas daninhas, cubra o solo ao redor das plantas com uma película preta ou cobertura com palha.
As plantas são colocadas 2-3 cm mais profundas do que cresceram em um vaso. Os arbustos do gigante da framboesa não devem crescer próximos uns dos outros. Uma proximidade muito próxima promove a propagação de doenças, restringe o fluxo de ar e impede que a luz alcance a folhagem.
Após o plantio das mudas de tomate, o Gigante da Framboesa é regado intensamente em um lugar permanente da planta, e nos dias seguintes umedecemos levemente o solo para que se enraízem bem. Posteriormente, obedecemos à regra de que é melhor regar os tomates raramente e em abundância, e não com frequência e raramente. Essas plantas requerem mais água durante a formação e o crescimento dos frutos. Ao regar, não toque nas folhas e nos próprios tomates, pois isso pode contribuir para o aparecimento de infecções.
A primeira fertilização é realizada 3 semanas após o plantio no solo. É melhor usar o tempero especial para tomates já pronto e aplicá-lo de acordo com as recomendações do fabricante. Nos estágios iniciais de crescimento, um tomate precisará de muito nitrogênio para criar uma massa verde. Você pode usar nitrato de amônio (a dose está indicada na embalagem).
Durante o crescimento intensivo, a demanda por outros elementos também aumenta - é recomendado o uso de fertilizantes universais para o cultivo de vegetais.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Ao plantar o Gigante da Framboesa, é quase impossível se livrar completamente das larvas de pragas, bactérias e fungos. Eles podem permanecer na estufa, no solo e nos restos de plantas. Portanto, os jardineiros usam vários métodos de prevenção.
Como as batatas e os tomates são atacados pelas mesmas pragas, não é recomendável plantá-los um ao lado do outro. Para evitar doenças fúngicas, basta manter um nível de umidade normal.É o aumento da umidade do solo que é o melhor terreno fértil para doenças fúngicas.
A prevenção de phytophthora é realizada na fase de muda. Esta doença tornou-se recentemente muito comum não apenas no Gigante da Framboesa. O processamento pode ser realizado com solução de sulfato de cobre e manganês.
Para prevenir a praga da batata, as seguintes substâncias podem ser usadas para borrifar mudas de tomate:
kefir;
sulfato de cobre;
Mistura bordalesa;
infusão de alho.
Para preparar uma solução de kefir, você deve misturar 5 litros de água com 0,5 litros de kefir. Processe os arbustos a cada 7 dias.
Pulverize o tomate gigante de framboesa na estufa com infusão de alho, é preparado da seguinte forma:
1 xícara de alho picado
5 litros de água;
0,5 gramas de permanganato de potássio, diluído em água quente.
Para a prevenção de doenças, você pode usar não um método específico, mas vários por sua vez.
Regiões em crescimento
Você pode crescer e ter sucesso em todas as regiões do país.