- Autores: Avdeev Yu.I., Kigashpaeva O.P., Ivanova L.M., Avdeev A.Yu.
- Ano de aprovação: 2006
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Altura do arbusto, cm: 60-70
Tomato Robin é uma variedade de tomates rosa que são legitimamente reconhecidos como os mais doces. Os jardineiros valorizam a cultura por seus frutos atraentes e seu sabor único.
Descrição da variedade
O robin foi trazido por criadores da Rússia, inscrito no Registro do Estado e aprovado para uso em 2006. O tomate pertence ao grupo das culturas intermediárias, adequadas para o cultivo tanto em campo aberto como em casa de vegetação. Características da variedade:
altura do arbusto - até 60 cm;
tipo de arbusto - determinante;
inflorescências - tipo simples ou intermediário;
o número de folhas é médio.
O tomate Robin tem pequenas folhas de uma rica cor verde.
As principais qualidades da fruta
A cultura é caracterizada por pequenos frutos, cuja massa varia entre 50 e 70 g, de formato idêntico ao da ameixa, oval-cilíndrico. Cada fruta tem 2-3 ninhos. A superfície é coberta por uma pele lisa que brilha ao sol e tem uma tonalidade framboesa ou rosa. A polpa é ligeiramente mais escura, contém grande quantidade de suco.
Características do sabor
O fruto do robin é suculento. A polpa densa confere um sabor agradável. Os tomates são consumidos frescos e também usados para cozinhar:
saladas;
purê de batata;
molhos.
E também as frutas são adequadas para enlatamento.
Amadurecimento e frutificação
O tomate pertence às variedades de meia temporada. Desde o momento de semear as sementes até o amadurecimento completo dos frutos, leva 105-120 dias.
Produção
Um metro quadrado de um arbusto é capaz de produzir até 5 a 8 kg de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Antes da semeadura, é necessário preparar o material. Para isso, as sementes de tomate deverão ser embebidas em solução de água e permanganato de potássio na quantidade de 1 litro e 1 g, respectivamente. As sementes devem ficar na solução por 15 minutos, após o que as vazias irão flutuar para o topo e as boas ficarão para o fundo.
Depois de preparadas, as sementes precisam ser semeadas em recipientes, potes ou copos plásticos pré-preparados. Para obter uma mistura fértil, será necessário combinar:
terreno do jardim;
húmus;
cinza de madeira;
areia.
A profundidade de semeadura das sementes não deve ultrapassar 1 cm. Após o plantio, o solo deve ser polvilhado com turfa e, em seguida, umedecido com borrifador. No final, resta cobrir os recipientes com polietileno e reorganizá-los em um local aquecido. Quando aparecem os primeiros brotos, a “tampa” pode ser retirada e os recipientes instalados no parapeito da janela, onde os raios de sol contribuirão para o crescimento das mudas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes de plantar mudas no solo, é necessário endurecê-lo. Isso exigirá uma série de etapas.
No primeiro dia, deixe as mudas do lado de fora por 3 horas.
No segundo dia, aumente o intervalo de tempo para 5 horas e repita o procedimento.
No terceiro dia, retire os tomates por 8 horas.
Para o plantio de Robins, é melhor escolher áreas bem iluminadas com solo de baixa acidez. A melhor época para jardinagem é maio ou início de junho. Para plantar tomates, você precisa fazer o seguinte.
Marque o local e faça furos de até 20 cm de profundidade.
Deixe um espaçamento entre linhas de 0,5 m.
Deixe uma distância de 0,4 m entre os arbustos.
Despeje 50-100 g de cinzas de madeira e 0,4 kg de húmus nos orifícios.
Despeje 2 litros de água morna.
Plante as mudas quando a umidade for absorvida pelo solo.
No final, resta preencher os buracos com terra e despejar água morna novamente.
Crescendo e cuidando
Para conseguir uma boa colheita, você precisa cuidar do Robin. Dicas de cuidados:
use água quente para irrigação;
regar arbustos jovens, usando 1-2 litros de água por vez para arbustos jovens e 5 litros para plantas crescidas e mais fortes;
fertilizar o solo antes da floração com uma solução de 10 litros de água, 0,2 kg de húmus e 0,3 kg de cinza de madeira;
uma semana antes da formação dos frutos, alimente a planta com uma mistura de 0,4 g de nitrato de amônio e 5 litros de água;
uma semana após o término da formação dos frutos pelo arbusto, adicionar ao solo 30 g de superfosfato dissolvido em 5 litros de água.
E também os jardineiros são aconselhados a remover as folhas inferiores e não permitir que a variedade cresça mais do que 2 hastes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Robin é resistente a várias pragas e doenças. A variedade não reage de forma alguma ao mosaico do tabaco e à podridão de copa, aos quais a maioria das culturas desta família é suscetível. Se o arbusto for afetado por um fungo, você pode usar fungicidas ou ventilar a estufa se os tomates crescerem em um espaço fechado.
Convidados frequentes da planta:
insetos;
pulgão;
lesmas;
Besouros do Colorado.
Os insetos e pulgões podem ser tratados com inseticidas e soluções de sabão. As duas últimas pragas são escolhidas manualmente. Recomenda-se realizar procedimentos quando usar produtos químicos antes da floração.