- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2006
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 108
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 97% incl. maduro - 75%
Existe uma grande variedade de variedades de tomate no mercado. A caixa de Malaquita de Tomate distingue-se não só pelo sabor, mas também pela sua cor interessante.
História de criação
A Tomato Malachite Box foi criada pelos criadores de Novosibirsk VN Dederko e OV Postnikova. A principal tarefa dos cientistas era criar uma variedade que pudesse tolerar bem os extremos de temperatura, bem como uma queda de temperatura de –2 graus. A cultura cresce idealmente em áreas desprotegidas. O tomate foi aprovado para uso em 2006.
Descrição da variedade
A caixa de Malaquita de Tomate pertence a variedades indeterminadas com arbustos de 120-150 cm de altura e hastes mais altas. Sua altura chega a 2 m. Devido à força de crescimento ilimitada, os arbustos e galhos devem ser amarrados a estacas ou a um sistema de treliça.
O caule é forte, forte e bem desenvolvido. Durante o período de crescimento, dá muitos enteados, que precisam ser desbastados para não perder a safra. O número recomendado de hastes é 2.
Existem muitas folhas, elas são abundantemente formadas no galho. A cor é verde profundo, fosco.
O primeiro ovário é formado ao nível da 3ª folha. As inflorescências são simples e não requerem polinização adicional. Esta variedade não possui flores estéreis.
De 4 a 5 frutos são formados em um cacho.
As vantagens da variedade:
sabor doce único;
resistência a algumas doenças fúngicas;
a capacidade de crescer em qualquer clima;
cuidado despretensioso.
As desvantagens são:
amadurecimento excessivo de frutas;
impossibilidade de armazenamento a longo prazo;
baixa tolerância ao transporte.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são grandes e redondos. O peso médio do tomate é de 250-300 g. Na parte inferior do arbusto, os frutos de maior peso amadurecem e atingem 700-900 g.
A caixa de malaquita de tomate é famosa pela sua cor. Nos frutos verdes, a casca é verde com estrias longitudinais pronunciadas. Quando maduro, a cor da casca muda, e o tomate fica amarelo com nervuras longitudinais esmeraldas escuras. Muitos jardineiros recomendam não colher frutas totalmente maduras, pois perdem o sabor e a polpa fica muito aguada e sem gosto.
4 câmaras de sementes são formadas dentro do vegetal, elas contêm uma pequena quantidade de pequenas sementes. A polpa é verde-clara, firme e suculenta.
Devido à ausência de pigmento vermelho, a variedade é adequada para pessoas com alergias e crianças. E o alto teor de clorofila ajuda a aumentar o oxigênio no sangue.
Aconselha-se que os tomates sejam consumidos apenas frescos ou usados para fazer saladas. A variedade não é adequada para enlatamento pelo tamanho da fruta, bem como pela casca fina, que rebenta durante o processamento. Os tomates são perfeitos para aperitivos, lecho, molhos, compotas e compotas.
Características do sabor
Muitas pessoas notam um sabor específico de melão doce. Outros argumentam que o gosto residual é mais parecido com o do kiwi. O teor de sacarose da variedade é vários por cento superior ao de outros tomates.
Amadurecimento e frutificação
A caixa de malaquita de tomate pertence às variedades de meia temporada com um período de maturação de 108-110 dias. O amadurecimento completo da fruta ocorre no dia 120-125. A frutificação em uma cultura é longa e extensa. A colheita ocorre de julho a setembro.
Produção
Embora a frutificação seja longa, a variedade não apresenta um grande rendimento. Em campo aberto, o rendimento médio é de 4,3-5 kg por 1 m2. Em estufas e com bom cuidado, o rendimento chega a 15,1 kg por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Embora os produtores afirmem que a variedade pode ser cultivada em qualquer território da Rússia em campo aberto, os jardineiros argumentam que, sem a germinação preliminar e o subsequente cultivo de uma safra em estufas nas regiões do norte, não se devem esperar grandes rendimentos.
O solo para as caixas de mudas pode ser preparado por conta própria ou adquirido na loja. Um ponto importante é que o solo deve ser solto, leve e levemente ácido. Antes do plantio das sementes, o solo é abundantemente regado com uma solução composta por água, uréia, superfosfato e sulfato de potássio. Isso promove o rápido crescimento das mudas.
Antes de semear, as sementes são embebidas em água para eliminar as sementes vazias. Depois disso, eles devem ser embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Para evitar doenças fúngicas, as sementes podem ser pulverizadas com bioestimulantes.
É necessário fazer pequenas depressões no solo - podem ser fossos ou sulcos. A profundidade não é superior a 2 cm Após a semeadura, os recipientes são cobertos com papel alumínio ou vidro e removidos para o peitoril da janela. A temperatura ambiente não deve exceder +25 graus.
Se não houver sol suficiente para a germinação, deve-se usar uma lâmpada ultravioleta. A quantidade média de horas de luz do dia para mudas deve ser de 14 a 16 horas.
Depois de bicar as sementes, o filme é removido e a temperatura da sala deve ser de +15 graus.
A escolha é feita se as mudas tiverem várias folhas fortes. Na hora do replantio dos arbustos, o solo pode ser alimentado com cinza de madeira, que ajuda no combate à perna preta.
Para adaptação, o tomate é levado para a rua 10 dias antes do plantio no solo. O transplante é realizado no final de maio ou início de junho. Antes do mergulho, a terra é desenterrada, derramada com água morna ou quente com uma solução de permanganato de potássio.
Após o plantio, as mudas são derramadas abundantemente com água morna. A próxima rega executa-se durante 3 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio é de 45x45 cm. O buraco tem 15 cm de profundidade. Deve haver 3 plantas por metro quadrado para que os arbustos não interfiram entre si, pois são muito altos. Graças a essa distância, você pode cuidar facilmente dos arbustos, é fácil cortar enteados e alimentar as mudas.
Crescendo e cuidando
Para uma boa colheita e uma colheita saudável, algumas regras devem ser seguidas.
Recomenda-se definir um programa de rega, cerca de 1-2 p. durante a semana. Em climas secos, o procedimento pode ser aumentado, e em climas chuvosos, pode ser reduzido.
Vale a pena amarrar os arbustos logo após o plantio das mudas no solo. Portanto, estacas ou um sistema de treliça são preparados com antecedência. Na variedade, além do caule e dos próprios galhos, os caules das flores também são amarrados.
A Grasshopping é realizada à medida que os caules se formam. 2 hastes são formadas no arbusto, e o número de inflorescências não deve exceder 8.
O afrouxamento do solo é feito 2 vezes por semana.Nesse momento, o excesso de ervas daninhas é removido. Para manter um pouco as ervas daninhas, o terreno ao redor dos arbustos pode ser coberto com turfa ou palha seca. Isso ajudará a prevenir o crescimento ativo de ervas daninhas e a reter a umidade.
A cobertura é realizada várias vezes por temporada. Após o plantio no solo, são utilizados minerais contendo nitrogênio, durante o período de floração - fósforo e potássio, além de uma solução de cinza de madeira, turfa e esterco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Tomato Malachite Box é geneticamente imune à requeima, mas para evitá-la, os arbustos ainda devem ser pulverizados.
A mosca branca é muito ativa em comer o suco de brotos e folhas. Para combatê-lo, são utilizadas armadilhas de cola. Entre os produtos químicos mais usados estão "Iskra", "Fitoverm" e de remédios populares - água com sabão ou infusão de alho.