- Autores: RIJK ZWAAN ZAADTEELT EN ZAADHANDEL B.V., Holanda
- Ano de aprovação: 2012
- Sinônimos de nomes: Mahitos
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Sim
O tomate Mahitos, ou Mahitos, foi criado na Holanda. Os criadores levaram a promoção de seu produto a sério. As sementes de tomate não estão apenas disponíveis comercialmente na Federação Russa, mas também estão oficialmente incluídas no Registro Estadual de Variedades Aprovadas em 2012. O híbrido foi desenvolvido pela Rijk Zwaan, que ocupa o 4º lugar no ranking mundial de melhoramento de hortaliças.
Descrição da variedade
Arbusto indeterminado, com folhas grandes, grandes, de cor verde escuro e médio, até 2 metros de altura. Os tomates podem ser mais altos, se desejar. Os caules são potentes, fortes, os entrenós são de comprimento médio, a planta é harmoniosa e uniforme. Tem muita folhagem, é abundante e ativa.
As principais qualidades da fruta
O tomate Mahitos tem frutos de tamanho médio, pesando 200-220 gramas, redondos, uniformes, calibrados, bonitos. As frutas individuais podem atingir 600-700 gramas, mas raramente. Colhido em uma escova de 3-7 tomates. Cada ramo possui 5 pincéis de flores, o que é bastante pequeno para uma cultura indeterminada. Os frutos verdes são uniformes de cor verde, sem manchas no pedúnculo. Os maduros são vermelhos. A pele é lisa, firme e muito resistente a fissuras. A polpa é suculenta, elástica, as câmaras são grandes, em cada fruta existem 5 câmaras com sumo e sementes.
Características do sabor
O sabor é descrito como excelente. No entanto, deve-se ter em mente que tomates maduros e densos raramente têm um sabor brilhante. Mahitos é um tomate versátil. É cultivado para venda, para consumo in natura, saladas, pratos principais e primeiros pratos. É pouco adequado para a preparação de bebidas frescas, cocktails. Bom para enlatar: saladas de inverno, pickles, ketchups. A fruta pode ser usada para um lanche popular do Mediterrâneo - tomates secos ao sol. A secagem é efectuada ao sol ou no forno durante pelo menos 5-7 horas.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Mahitos é uma cultura bastante precoce, amadurecendo 105-110 dias após a germinação. Em alta tecnologia agrícola, é possível retirar os primeiros frutos após 90 dias. O retorno dos frutos é suave, é melhor retirar do mato no estado de maturação, sem espalhar os frutos para amadurecer.
Produção
Produtividade - 3,4 kg por 1 sq. m. Mas esta é apenas uma orientação. Dependendo do método de cultivo, um tomate pode render 2 vezes mais.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são plantadas cedo. Em estufas aquecidas o mais tardar 2 a 3 décadas de janeiro, se o plantio for feito em uma estufa não aquecida, a semeadura para as mudas é realizada em meados do final de fevereiro. As mudas são plantadas no solo quando aparecem 8-10 folhas verdadeiras, com 25-35 cm de altura. Na estufa, a temperatura do ar durante o dia deve ser de pelo menos + 12 ... 15 ° C, solo - pelo menos + 8 ... 10 ° С. A temperatura noturna não deve cair abaixo de + 5 ° С, mas preferencialmente de + 8 ° С. É importante que as temperaturas indicadas sejam estáveis.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O espaçamento nas linhas é de 70 cm, entre as plantas 40 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate Mahitos é recomendado para ser cultivado dentro de casa. A forma de liga e bucha é necessária. Forme em 1-2 hastes. A planta possui folhagem ativa, que retira os nutrientes dos frutos. As folhas devem ser removidas com cuidado. E você também terá que ajustar as taxas de rega e molho para que o tomate não comece a "engordar" e entre nas copas. A rega também afetará o sabor, suave ou mais doce.
O híbrido é considerado resistente a doenças, porém, como profilaxia, preparações especiais para o processamento de tomates em estufas, por exemplo, "Previkur Energy", "HOM", "Bacterra", "Alirin-B", não interferem. Isso protegerá a planta de microorganismos que causam o aparecimento de vários tipos de podridão, requeima, murcha de fusarium, alternaria, necrose, mancha marrom. Muitos desses medicamentos estimulam simultaneamente o crescimento do sistema radicular. Para insetos, ácaros, tripes ou pulgões, a preparação universal Fitoverm é tradicionalmente usada.
É importante ler atentamente as recomendações do fabricante: nem todos os preparativos para terreno aberto podem ser usados em estufas.
Para obter tomates mais saborosos e doces, é recomendável seguir os conselhos de jardineiros experientes.
Fornece um local muito ensolarado para a planta.
Retire os tomates maduros do arbusto e não os coloque para amadurecer.
Rasgue as folhas próximas aos cachos em maturação para que os nutrientes vão para os frutos, e não para o topo.
O tomate Mahitos é muito bom para cultivo prolongado. Existem vários esquemas para aumentar o período de frutificação dos tomates na faixa do meio.
O primeiro esquema é o intercalamento e a tecnologia holandesa Futagrow.
Trata-se de replantar as plantas jovens, enquanto as velhas são pinçadas, interrompendo o seu crescimento e frutificação. A organização da substituição de plantas antigas por novas pode ser diferente: com o Futagrow, as plantas antigas e novas são trocadas a cada 8 semanas. Na prática, esse método é viável apenas em regiões da Federação Russa com iluminação suficiente ao longo do ano. O método requer uma boa quantidade de habilidade e equipamento técnico atencioso da estufa. E também o cultivo durante todo o ano requer atenção especial às condições sanitárias das plantas.
O segundo esquema é uma rotatividade estendida.
A planta é plantada em janeiro, colhida na primavera, final de março ou abril, continua a colheita até novembro, então novas plantas são plantadas e o ciclo se repete. Com este método de cultivo, os tomates Mahitos são capazes de atingir 4 a 10 metros de comprimento, e o rendimento do arbusto aumenta significativamente. O esquema não é adequado para o verão muito quente. A qualidade de plantas muito velhas piora no meio do verão, então às vezes um terceiro esquema é usado em vez de uma rotatividade prolongada.
O terceiro esquema é o volume de negócios no outono e no inverno.
Plantas velhas que crescem demais no verão são substituídas por novas, o que garante um aumento na produção no outono. Os melhores e mais abundantes frutos são obtidos de março a junho e de setembro a outubro. O método também exige habilidade, pois o plantio de novos tomates no verão, período quente, não é muito favorável para as plantas. As plantas jovens são branqueadas para protegê-las do excesso de luz.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
O tomate Mahitos é recomendado para parcelas subsidiárias pessoais, mas também pode ser cultivado para fins comerciais. Suas vantagens: excelente densidade e manutenção da qualidade dos frutos, bela forma alinhada, excelente ambientação. Cada flor dará frutos. As frutas podem ser mantidas frescas por até 2 meses.
Contras: rendimento não tão alto quanto outras variedades, sabor comum. Alguns jardineiros até notaram que este é o tomate de pior sabor de sua coleção - insípido, insípido. Pode ser afetado por mofo cinza. Alguns também ficaram insatisfeitos com o rendimento. No entanto, outros apontam que Mahitos é ideal para cultivo prolongado, possui excelentes retornos e características. Os frutos não caem e se solidificam mesmo sem polinização adicional.
Vale a pena prestar atenção a esta cultura para quem deseja comer tomate por 2 meses após a última colheita, até novembro e até o início de dezembro, cultiva à venda e gravita em direção a esquemas de cultivo inusitados a fim de obter um grande número de frutas .