- Autores: Ugarova S.V., Dederko V.N., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: 80
- Característica de Bush: poderoso
- Sai: médio, verde escuro
Os criadores profissionais da Sibéria envidaram todos os esforços para criar uma variedade de frutos grandes. O tomate foi nomeado feriado favorito e já conseguiu se estabelecer do lado positivo. As culturas vegetais adaptam-se perfeitamente às diferentes condições meteorológicas.
Descrição da variedade
Recomendado para cultivo ao ar livre, mas em algumas regiões costuma ser cultivado em estufas de plástico ou em abrigos de plástico. A safra colhida é consumida em sua forma natural durante a estação de frutificação. O tipo de crescimento é determinante. Os arbustos chegam a atingir 80 centímetros de altura, mas sob certas condições crescem mais de um metro. São plantas vigorosas e com muitos brotos. A folhagem é verde escura, de tamanho médio.
O tipo de inflorescência é simples. Pelo menos 3 frutas são amarradas em cada um deles. Um arbusto forma 7 escovas.
As principais qualidades da fruta
Uma mancha escura onde o tomate está preso ao talo indica que os vegetais ainda não estão maduros. Os tomates verdes verdes adquirem gradualmente uma cor rosa colorida. Os tomates grandes ganham 350 gramas de peso. Jardineiros experientes são capazes de criar condições nas quais os vegetais pesem até um quilo. Eles têm a forma de um coração com um nariz pontudo. E também uma leve nervura é perceptível, que cobre completamente o feto.
A polpa é de densidade média e coberta por uma película densa mas fina. Os tomates desta variedade são freqüentemente removidos dos brotos imaturos. Nesse formulário, eles serão armazenados por cerca de um mês (de 3 a 4 semanas). Num local fresco e quente, atingirão um estado de maturidade técnica.
Características do sabor
O sabor maravilhoso e rico de vegetais maduros desempenhou um papel importante no crescimento da popularidade da variedade de férias favoritas. Depois de comer, um sabor adocicado pronunciado permanece.
Amadurecimento e frutificação
De acordo com o período de maturação, a safra de hortaliças é considerada precoce.
Produção
Um alto rendimento foi observado por todos os jardineiros que cultivam tomates há vários anos. Ao longo da temporada, 7,5 a 8 quilos são colhidos em um metro quadrado de terra. O rendimento máximo pode ser alcançado cultivando plantas em climas temperados.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Mudas com 50-60 dias são transferidas para um local de pouso permanente. Você pode germinar sementes por conta própria, conhecendo certas condições da tecnologia agrícola. Costuma-se semear no início de março, e na época do transplante as mudas já estarão suficientemente desenvolvidas. Ao usar sementes adquiridas, o processamento não é realizado e as matérias-primas caseiras são desinfetadas com permanganato de potássio.
O solo para plantio é escolhido leve e solto, de preferência fértil. Se o solo do jardim não atender a essas características, é necessário comprar uma mistura de solo pronta. E também o solo pode ser misturado com areia de rio, turfa ou húmus. Pequenos recipientes são preenchidos com terra, a semente é imersa e regada. O recipiente é transferido para um local quente e escuro. O recipiente é coberto com papel alumínio até a forma de brotos.
Em seguida, as mudas são reorganizadas ao sol, por exemplo, no parapeito de uma janela.As plantas jovens são irrigadas apenas com água morna e estabilizada, usando um borrifador.
No momento em que as mudas são transferidas para recipientes separados, deve haver 2 folhas verdadeiras em cada broto. Para a colheita, são adequados copos de plástico com um diâmetro de 6 a 8 centímetros. Para que os arbustos se adaptem rapidamente às novas condições, são endurecidos cerca de 2 semanas após o plantio. Na primeira vez, as mudas são deixadas por uma hora, aumentando gradativamente o intervalo de tempo para 8-12 horas por dia. Via de regra, a transferência para campo aberto é realizada no final de maio. As mudas podem ser plantadas em estufas em meados de maio.
A área selecionada está preparada. As camas são alimentadas com húmus e regadas com água decantada. Depois disso, é cavado o número necessário de covas de plantio, em cada uma das quais é colocada uma mistura de sulfato de potássio ou superfosfato.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Não mais do que três arbustos são colocados em um metro quadrado. Tal esquema garantirá frutificação regular e será conveniente cuidar das plantas.
Crescendo e cuidando
O cuidado competente com os canteiros garantirá a formação de um grande número de frutos. A irrigação regular e o cultivo da plantação são necessários para características de alto sabor. Os tomates são irrigados à noite, após o pôr do sol. Se regar durante o dia, as plantas podem sofrer queimaduras solares. Devido à rega oportuna, os vegetais ficam saturados de umidade e micronutrientes. Solo moderadamente úmido ajuda a evitar o superaquecimento durante a estação quente. Ao cultivar tomates em uma estufa ou sob um filme, a sala precisa ser ventilada e o abrigo é removido temporariamente.
Durante a rega, o solo deve ser molhado a uma profundidade de pelo menos 30 centímetros. É nesta profundidade que se concentra a massa principal da raiz. Você pode verificar a umidade do solo com uma vara de madeira fina ou haste de metal. Uma planta consome de 5 a 6 litros de água. A frequência de rega é de 1 a 2 vezes por semana. A regularidade depende das condições meteorológicas.
Os fertilizantes também não devem ser esquecidos. Após 1,5 a 2 semanas após o transplante das plantas, elas são alimentadas pela primeira vez com fertilizantes de nitrogênio. Ureia ou nitrato de amônio é ótimo. Na segunda vez, os tomates precisam de nutrição adicional durante a floração. Eles usam medicamentos que têm um efeito positivo no correto desenvolvimento da cultura. Entre os jardineiros russos, a droga nitrophoska é muito difundida. É rico em potássio, fósforo ou nitrogênio.
Para melhorar a floração, e os botões não caíram, o local é alimentado com boro ou magnésio. Para a fertilização, você pode preparar uma composição especial (1 grama da substância é dissolvida em um litro de água). A composição resultante é pulverizada nos botões e folhas duas vezes antes da floração.
Após o término da formação do ovário, uma porção do fertilizante é enviada ao solo, que consiste em 0,5 baldes de água fervente e 2 litros de cinzas. Depois a composição é diluída em água até o seu volume total com a adição de 10 mililitros de iodo e 10 gramas de ácido bórico. O fertilizante é insistido ao longo do dia e, em seguida, 10 partes de água pura são adicionadas. Um litro de tintura é gasto em um arbusto.
A formação de plantas em 2-3 hastes é obrigatória. Os arbustos devem ser amarrados para que os brotos não interfiram uns com os outros.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O feriado favorito do tomate recebeu alta resistência a muitas doenças comuns. No entanto, as plantas às vezes sofrem de infecções e ataques de insetos nocivos. O sistema imunológico é afetado pelas condições de detenção e pelas medidas preventivas regulares. Se você seguir todas as condições recomendadas de tecnologia agrícola, os arbustos adoecem com muito menos frequência.
O tratamento com compostos protetores é realizado antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. As plantas infectadas precisam ser removidas para proteger arbustos saudáveis ou para tentar curá-los. Uma das doenças mais perigosas é a requeima. Pode ser detectado por manchas marrons que aparecem em frutos, brotos e folhas.
Para o controle de pragas, tanto composições prontas quanto remédios populares são usados. Os produtos químicos devem ser usados com cuidado, caso contrário, a cultura irá absorver componentes prejudiciais.