- Autores: Kiramov O.D. (originador - Blokin-Mechtalin V.I.)
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-85
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Altura do arbusto, cm: até 100
Lyubasha é uma das variedades domésticas híbridas de muito sucesso. A cultura é fecunda e despretensiosa no cuidado. É extremamente resistente a várias doenças, bem como a ataques de destruição. Nós o recomendamos para jardineiros que são limitados em sua capacidade de frequentar seus lotes.
História de criação
A cultura foi obtida em 2016 por cientistas russos da empresa agrícola parceira O. Kiramov e o criador V. Blokin-Mechtalin. No final do ciclo de testes, em 2017, foi inscrito no Registro do Estado e recomendado para cultivo em um grande território da Rússia, tanto em solos abertos como em condições fechadas.
Descrição da variedade
Um híbrido precoce, de alto rendimento e despretensioso no cuidado. A cultura é determinada, cresce até 100 cm, os arbustos são compactos, de configuração oval, o sistema de caule é forte, com pedúnculos bem assentados, podendo suportar uma grande massa de frutos. O grau de folhagem dos arbustos é médio, as lâminas das folhas são verdes escuras, de tamanho médio. Os arbustos mantêm a forma bem, não se espalhando, mas precisam de uma liga e de serem beliscados.
Recomenda-se a formação de plantas em 2-3 hastes. A primeira inflorescência com 7-8 frutos é formada acima de 5-6 folhas.
A cultura é caracterizada pela possibilidade da formação de duas inflorescências em um entrenó, as quais são bastante completas para a formação dos frutos. Esta característica não afeta as propriedades gustativas das bagas e a formação de cachos em outros entrenós.
As vantagens da cultura incluem:
- maturidade precoce;
- a possibilidade de desenvolvimento em solo aberto e protegido;
- excelente sabor e versatilidade de uso;
- amadurecimento sincronizado de frutas;
- boa transportabilidade;
- a diferença de outras variedades híbridas precoces é a pouca necessidade de fertilização adicional durante todo o período de desenvolvimento, será muito bom encher o solo antes do plantio;
- alto grau de resistência a doenças conhecidas e ataques de pragas.
A cultura requer tecnologia agrícola completa, de modo que os procedimentos tradicionais permanecem relevantes:
- beliscar;
- afrouxamento;
- irrigação.
Das desvantagens, destacamos:
- a falta de possibilidade de coleta de material seminal para uso futuro, uma vez que, por ser híbrido, não possui potencial genético;
- a variedade sente desconforto em baixas temperaturas prolongadas;
- a necessidade de afrouxar regularmente o solo;
- o amadurecimento sincronizado dos frutos não permite que sejam consumidos frescos ao longo da estação.
A cultura é resistente à podridão apical, tolerante ao TMV, Alternaria e Phytophthora.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de forma redonda e achatada, com casca lisa e densa, na fase madura, vermelha (sem manchas verdes nos pedúnculos), pesando 140 gramas. Consistência carnuda, densidade média, tons rosados, sabor maravilhoso.Frutos verdes de tons verdes claros.
Existem 3-4 câmaras de sementes e o número de sementes nelas é moderado. Devido à densidade texturizada dos frutos, não trincam e apresentam boa transportabilidade. Por sua finalidade, eles são universais - são usados frescos e enlatados e também são adequados para processamento.
Características do sabor
Os frutos são sumarentos, bastante carnudos, com um sabor delicado típico do tomate.
Amadurecimento e frutificação
Pertence a híbridos precoces, com um período de maturação de 80-85 dias. As frutas são colhidas de julho a setembro.
Produção
Um alto nível de produtividade é uma das principais vantagens do híbrido. Em média, eles coletam 20 kg / m². m, cerca de 5 kg por arbusto.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A variante de transplante geralmente é plantada em março. As mudas são plantadas no solo em maio-junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Um esquema de plantio típico é implementado com uma densidade de 5,5-5,7 plantas / m2, 50 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
A Lyubasha, por ser um híbrido ultraprecoce, é cultivada pelo método de mudas, o plantio de sementes diretamente no solo só pode ser feito em regiões quentes do país.
O plantio das mudas é feito de forma que, no momento em que os arbustos sejam colocados nos canteiros, eles tenham cerca de 45 dias. E cerca de uma semana mais - do desembarque à emergência de mudas.
A condição de solo necessária é solta e fértil em sua composição. A composição da mistura correspondente à qualidade é comprada em lojas especializadas ou preparada de forma independente com:
- húmus;
- areia;
- migalha de turfa;
- terra do gramado;
- fertilizantes minerais complexos.
A composição é derramada com uma solução de manganês carmesim. As sementes, como todas as culturas híbridas, são tratadas com fungicidas e, portanto, não podem ser embebidas e germinadas. Durante a semeadura, com posterior mergulho, são colocadas em recipientes enfileirados, com distância de 4-5 cm. Mudas mergulhadas têm raízes mais desenvolvidas e caules fortes, há uma grande probabilidade de que os arbustos não se estiquem, eles vão não se apresse para o processo de floração.
Quando aparecem os primeiros brotos, o crescimento jovem plantado é colocado no local mais luminoso, mantendo um regime de temperatura estável:
- à noite - 18 ° С;
- durante o dia - 22-24 ° С.
Em caso de falta de iluminação, realiza-se a retroiluminação, o grau de iluminação recomendado deve ser mantido durante 12-14 horas. Após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras, uma escolha começa. Para tanto, os recipientes são enchidos com a mesma consistência do solo na composição, e neles é plantado um arbusto, aprofundando cada um até as folhas, abundantemente irrigadas e continuando a cultivá-las nas mesmas condições. A irrigação é feita à medida que o solo seca, temendo-se o encharcamento, pois o excesso de umidade pode prejudicar.
Antes do plantio, as plantas são endurecidas de forma típica, aumentando gradativamente o tempo de permanência na rua.
Cumes para a cultura são organizados com antecedência, com a adição de húmus e fertilizantes minerais. Durante o plantio, os arbustos são enterrados o máximo possível, caso ainda não tenham florescido.Em outros casos, apenas um ligeiro aprofundamento é permitido, pois a cor vai cair e a primeira escova não dará frutos.
Lyubasha - a cultura está amadurecendo cedo e amadurece amigavelmente, então há fertilizantes suficientes adicionados antes do plantio - nenhum fertilizante adicional é necessário. Apenas procedimentos padrão são realizados:
- irrigação na ausência de precipitação;
- capina;
- afrouxamento;
- cobertura morta.
Com precipitação prolongada, a cultura é coberta com um filme para excluir doenças.
Durante a formação, os enteados são removidos:
- se a variedade for desenvolvida em 2 hastes, o enteado que está por trás do primeiro pincel de flores não é eliminado;
- se você deseja desenvolver uma cultura de 3 hastes, então mais um enteado, localizado na frente do pincel de flores, não é eliminado.
Durante a formação dos frutos, remova a folhagem inferior. Não é necessário beliscar durante o cultivo de Lyubasha.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Lyubasha raramente fica doente, porque a planta tem tempo para sair da requeima (variedade precoce). No entanto, plantar perto de batatas é impraticável. Lyubasha tem proteção genética contra outras doenças. Em casos raros, a cultura é borrifada uma vez com uma solução de líquido bordalês, e calêndulas são plantadas ao redor da plantação, o que ajuda a proteger contra pragas.