- Autores: Guseva L. I., Karbinskaya E. N., Tsurkanu V. A., Sadykina E. I. (Agrofirma Poisk LLC)
- Ano de aprovação: 1996
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-110 (na região Central), 115-123 (na região da Sibéria Oriental)
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: Boa
O tomate é uma das culturas vegetais mais difundidas na Rússia. Ao escolher uma variedade, preste atenção às características das frutas e ao seu sabor. Para os preparativos para o inverno, os frutos do tomate Liang são perfeitos. Também podem ser consumidos frescos durante a época de frutificação.
Descrição da variedade
A variedade criada recebeu um tipo de crescimento determinante. Os arbustos são curtos e crescem até 35-40 centímetros de altura. As safras de frutas podem ser cultivadas em estufas de plástico ou em áreas abertas. O objetivo é universal. Arbustos baixos e compactos não ocupam muito espaço, então você pode organizar um canteiro de jardim mesmo em um pequeno lote de terreno.
A ramificação da cultura é média. A massa verde é muito densa e exuberante. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura. O formulário é comum. A folhagem é ligeiramente ondulada.
Pelo menos 5 escovas crescem em um arbusto, em cada um dos quais não mais do que 5 vegetais são formados. O primeiro pincel aparece acima de 5 ou 6 folhas e o restante é colocado a cada 1-2 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os tomates totalmente maduros mudam de cor de verde para vermelho intenso. Às vezes, há tomates rosa brilhantes. A cor é uniforme. Frutos de formato arredondado ganham peso de 65-83 g, polpa densa revestida por epiderme lisa e brilhante. O tipo de inflorescência é simples. A porcentagem de matéria seca é de 4,3 a 5. No máximo três ninhos são formados dentro de cada fruto.
A cultura tolera transporte sem problemas. Após a colheita dos vegetais, eles são armazenados por cerca de dois meses sem perder a aparência, o sabor e o cheiro.
Características do sabor
O sabor dos tomates maduros é adocicado com um gosto final agradável. A maioria dos jardineiros russos escolheu esta variedade devido ao seu alto sabor. O aroma é agradável e apetitoso.
Amadurecimento e frutificação
As frutas amadurecem cedo. Nas regiões centrais da Rússia, o período de amadurecimento varia de 94 a 110 dias, e na região da Sibéria Oriental esse período aumenta para 115-123 dias. A safra é colhida de 20 de julho a 30 de agosto.
Produção
A variedade Liang é considerada uma variedade de alto rendimento. A quantidade da colheita depende da região de cultivo. O rendimento máximo é de 2 a 4 quilos (jardineiros experientes conseguem colher até 7 quilos de frutas) por metro quadrado de terreno. Para o cultivo comercial, até 713 centners são colhidos por hectare de plantação. Dentro dos limites da região Central, obtêm-se de 267 a 320 centners / ha, e na região da Sibéria Oriental, a produção cresce para 456 centners por hectare de plantações.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Por volta do início de abril, as sementes são plantadas para a obtenção de mudas. Os arbustos jovens são transferidos para o solo com 30 a 35 dias de idade. Como regra, o momento de plantar tomates no solo cai no final da primavera - início do verão. Você não pode fazer o trabalho muito cedo. Caso contrário, as mudas estarão prontas para serem transplantadas para um local de cultivo permanente antes do início das condições climáticas adequadas.
Ao germinar mudas, jardineiros experientes são aconselhados a selecionar a semente por tamanho. Todos os grãos devem ser aproximadamente iguais. Para evitar que insetos nocivos ou infecções danifiquem as mudas, as sementes são tratadas. O trabalho é realizado com o aproveitamento do material coletado com as próprias mãos.Os grãos são embebidos em uma solução espessa de permanganato de potássio (a cor da composição deve ser escura e saturada).
Primeiramente, os grãos são germinados em pequenas caixas, após as quais é feita a coleta. A profundidade máxima de semeadura é de 2 centímetros, a folga é de 3 centímetros. Para criar um efeito térmico, abrigos em forma de vidro ou filme são usados. Depois que o recipiente é transferido para um local aquecido. Após 5-6 dias, os primeiros rebentos eclodem. Após o seu aparecimento, a temperatura é reduzida para 15-16 graus, caso contrário, os arbustos começarão a esticar fortemente.
As mudas não precisam de cuidados especiais. Às vezes, basta umedecer o solo e fornecer a quantidade necessária de luz. Às vezes, fertilizantes minerais são usados se as sementes são germinadas em solo empobrecido.
Durante 7 dias após o transplante, o recipiente é levado até o local onde será realizada a postura da hortaliça. Também pode levar os contentores para a varanda para que se habituem ao ar puro e se adaptem rapidamente às novas condições climatéricas. O fato de as mudas estarem prontas para o transplante é indicado por um caule forte e um crescimento de pelo menos 20 centímetros.
Nota: em áreas com clima quente, as sementes podem ser plantadas diretamente no solo, mas esse método raramente é usado. Para obter uma colheita estável e de alta qualidade, é recomendável primeiro cultivar as mudas e depois transplantá-las para uma estufa ou terreno aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso ideal é 40 x 50 centímetros. Em um metro quadrado do local, existem de 4 a 5 arbustos.
Crescendo e cuidando
A frutificação é afetada pelas condições em que a safra de frutas é cultivada. A qualidade do solo é de grande importância. A terra para plantar arbustos Liang não deve ser pesada.
O solo deve ter as seguintes características:
- permeabilidade à umidade;
- facilidade;
- frouxidão.
O local de assentamento da futura plantação deve ser bem iluminado pelo sol. Você não pode cultivar tomates em canteiros que não sejam protegidos de ventos frios e correntes de ar.
Para que não apareça uma crosta seca e grossa na superfície do solo, e o sistema radicular receba uma quantidade suficiente de oxigênio, é realizado um afrouxamento periódico. Durante o processamento, o solo é alimentado.
Um metro quadrado é usado:
- húmus - um balde;
- cinzas - cerca de 100 gramas;
- superfosfato - até 50 gramas.
A primeira porção de fertilizantes é usada 2-3 semanas após a transferência das mudas para um local de cultivo permanente. Na aplicação dos curativos, alternam-se composições orgânicas e minerais, observando os mesmos prazos (após cerca de 2-3 semanas).
Durante a floração, a variedade reage notavelmente à fertilização foliar. Para aumentar sua eficácia, a composição usada pode ser modificada pela adição de 1 grama de ácido bórico por balde de mistura de nutrientes. Quando os tomates verdes começam a amadurecer, as formulações de nitrogênio são excluídas dos fertilizantes. Eles optam por cinzas misturadas com uma pequena quantidade de superfosfato. Devido à folhagem forte, os frutos podem não amadurecer inteiramente, pois a folhagem bloqueia o caminho dos raios solares. A espessa massa verde é diluída.
Apesar do pequeno crescimento, os arbustos precisam ser amarrados por causa dos caules frágeis. Com o peso da colheita, principalmente com frutificação abundante, podem quebrar.Qualquer suporte confiável é adequado para amarrar brotos. A liga é realizada duas vezes por temporada. Para não danificar os brotos, use fio macio. Estacas com altura de no máximo 0,5 metros são ótimas. Eles são instalados no solo na hora do transplante dos arbustos.
Também é recomendado beliscar periodicamente. A eliminação do excesso de brotos laterais é realizada para obter o máximo rendimento. Os arbustos são formados em 2 hastes - assim as plantas se desenvolverão em um ambiente confortável.
Não é necessário tratar a variedade Liang de pragas e doenças. Graças à sua forte imunidade, os arbustos não têm medo das doenças mais comuns.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.