- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 80
- Cor de fruta madura: vermelho escuro
O híbrido de tomate La-la-fa conseguiu ganhar grande popularidade entre os fãs da agricultura natural de vegetais. Seus frutos se destacam pela excelente qualidade de conservação, versáteis no uso, adequados para decapagem e decapagem inteiros. A variedade é apreciada pela formação amigável de ovários, pelo amadurecimento simultâneo dos tomates nos ramos, por vezes encontra-se com o nome de La-la-fa F1.
Descrição da variedade
Os arbustos são compactos, subdimensionados, geralmente não mais que 80 cm de altura. O híbrido determinante forma 6-8 racemos na haste principal. A inflorescência é simples.
As principais qualidades da fruta
Os frutos desta variedade são grandes, com uma casca lisa de uma rica tonalidade vermelha. O peso médio chega a 120-140 G. O formato de cada fruta é achatado, próximo ao clássico. Os tomates são coletados em cachos de 4-6 pedaços. Praticamente não há vazios dentro da fruta.
Características do sabor
Os tomates não são muito doces, com notas pronunciadas de tomate. O aroma também é típico deste tipo de vegetais.
Amadurecimento e frutificação
Este híbrido é caracterizado pela frutificação prolongada, a colheita inicia-se em junho ou julho, dependendo da zona climática. De acordo com a taxa de amadurecimento, o tomate está no meio da estação, precisa ser cultivado por 100-110 dias a partir do momento da emergência.
Produção
O tomate La-la-fa fornece 3,5-4 kg de fruta por arbusto. Isso nos permite classificá-la como uma variedade de alto rendimento. Até 12 kg de tomates maduros podem ser colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura não é feita muito cedo. Para o terreno aberto, as datas ideais são do final de março à 1ª década de abril. As plantas são transferidas para os canteiros 35-40 dias após a germinação, mas não antes do término das geadas noturnas. As sementes secas são semeadas, sem imersão preliminar, a germinação é realizada a uma temperatura de + 28-29 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O tomate La-la-fa requer um esquema de plantio de 40 × 50 cm. Não podem ser colocadas mais de 3-4 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
O híbrido precisa de toda uma gama de medidas agrotécnicas. Precisa ser formado em 1-2 hastes (a segunda é conduzida do enteado), são necessárias ligas para o suporte. Certifique-se de remover enteados durante o período de cultivo. Nas regiões frias, será necessário abrigo, cultivado em estufas, no sul é adequado para terrenos abertos. Às vezes é pousado em túneis de filme.
A liga de tomate la-la-fa deve ser gradeada para fornecer suporte suficiente para as mãos durante a frutificação.Apaixonado deve ser regular. Quando aplicado em 2 hastes, 2-3 cachos de flores são formados em um arbusto, localizados a uma distância de 1-2 folhas entre si.
Os cuidados posteriores desde o momento do transplante para o solo consistem na rega periódica das plantas, na fertilização e na sacha. O solo deve estar bem umedecido e solto, caso contrário não funcionará para obter bons rendimentos. Após cada rega, é necessário arrancar as ervas daninhas, renovar a camada de cobertura morta. É possível conservar a umidade no solo por mais tempo com o auxílio de uma agrofibra especial, que é utilizada para cobrir a superfície do solo.
A primeira rega desde a transferência das plantas para um lugar permanente na estufa é realizada no máximo 7 dias. A água deve ser estabilizada, bem aquecida. No futuro, você deve manter a frequência de rega com um intervalo de 3-4 dias, adicionando pelo menos 5-7 litros de cada vez. É importante ventilar a estufa ou estufa após adicionar umidade para evitar condensação na superfície das paredes. Nos dias mais quentes, a exibição também é feita à noite.
O curativo mineral deve ser realizado pelo menos 3 vezes durante a temporada. Em um estágio inicial, os arbustos de tomate La-la-fa requerem nitrogênio. Na fase de floração, a formação dos ovários, a alimentação muda para potássio-fósforo. Entre eles, pode-se preparar infusões de ervas, guardando-as por uma semana, seguida da diluição do concentrado.
O curativo foliar à base de uréia, ácido bórico, que não permite a deficiência de minerais, também será útil. Eles são pulverizados sobre a superfície da folhagem. Eles são especialmente úteis durante o período de ganho de peso. A agitação periódica dos arbustos durante a floração em massa das escovas também ajuda a melhorar a amarração dos tomates. Assim, a polinização será mais frutífera.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido inicialmente tem uma imunidade muito alta para a maioria das doenças típicas. É resistente a quebra de frutas, danos por TMV, murcha de fusarium e podridão de topo de frutas. Por ser híbrido, o tomate não teme o principal inimigo da cultura da erva-moura - o cladosporium.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate é considerado relativamente resistente ao calor. Tolera bem períodos de intensas elevações de temperatura e secas.
Regiões em crescimento
O híbrido está bem adaptado a várias condições de cultivo. É cultivado com sucesso até na Sibéria, mas estritamente em um abrigo. Na região de Moscou, existem exemplos bem-sucedidos de amadurecimento de frutas em campo aberto. O melhor de tudo é que os tomates La-la-fa se sentem sob o sol quente do Território de Krasnodar, do Cáucaso do Norte, bem como da Região Central.
Visão geral da revisão
De acordo com os moradores do verão, o tomate La-la-fa tem muitas vantagens. O rendimento extremamente alto torna possível colher várias caixas de tomates selecionados, mesmo de um pequeno canteiro de jardim. A cor viva da casca da fruta, bem como a sua elasticidade, fazem as delícias dos amantes da conserva. Os tomates são perfeitos para venda posterior, eles transferem com sucesso o transporte e a embalagem. Os horticultores também estão satisfeitos com o tamanho das frutas, muitas vezes comparadas ao "meio dourado", lembrando que os tomates são facilmente colocados em potes.
Entre outras vantagens, destaca-se a excelente germinação das sementes deste híbrido. As mudas também crescem na mesma proporção, a mudança de período é fácil de controlar. A resistência da cultura às doenças está acima da média, praticamente não exige atenção a si mesma tanto em casa de vegetação quanto ao ar livre.
Das desvantagens descobertas pelos moradores do verão, pode-se destacar a fraca resistência das mudas à influência de fatores externos. Qualquer violação da tecnologia agrícola pode levar à morte de plantas. Menciona-se também que, com quantidade insuficiente de tempero, os frutos ficam aguados e pouco saborosos. A desvantagem é o fato de que não será possível propagar o híbrido por conta própria.