- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Altura do arbusto, cm: 250-270
- Cor de fruta madura: rosa framboesa, sem mancha verde
Uma variedade chamada Elk foi criada recentemente, mas em um curto período de tempo conseguiu ganhar a confiança de jardineiros experientes e iniciantes. Ao criá-lo, os especialistas levaram em consideração os desejos dos residentes de verão russos e tentaram combinar o número máximo de características positivas em uma safra de frutas.
Descrição da variedade
O híbrido é recomendado para ser cultivado em diferentes tipos de estufas, mas em algumas regiões da Rússia é cultivado em terreno aberto. O tipo de crescimento é indeterminado e a finalidade do fruto é universal. Os arbustos atingem uma altura de 250-270 centímetros quando cultivados em estufas. Ao ar livre, atingem cerca de 1,5 metros. As plantas são vigorosas, com densa massa verde e caules robustos. A folhagem é de um verde profundo. Um arbusto forma de 10 a 12 brotos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates totalmente maduros são rosados com um tom de framboesa, sem uma mancha verde no pedúnculo. Os tamanhos dos tomates são marcados como grandes. Em massa, eles ganham de 200 a 250 gramas, mas alguns exemplares podem crescer até 0,5 quilos. A forma é redonda, ligeiramente achatada. A polpa é firme com moderação, carnuda e açucarada, não aquosa. A pele é firme, mas não grossa. Alguns jardineiros removem os vegetais dos brotos meio maduros, pois eles amadurecem notavelmente por conta própria.
Quando cortados, os ninhos de sementes são observados em verde. Esta característica indica um sabor intenso. Devido à sua alta transportabilidade, os vegetais não têm medo do transporte em longas distâncias. E também os tomates podem ser armazenados com segurança por duas semanas. Nesse período, eles não perdem suas qualidades comerciais, como atratividade e altas propriedades gastronômicas. A variedade Elk é freqüentemente usada para cultivo comercial.
Características do sabor
Os jardineiros, que cultivam esta variedade há mais de um ano, notam suas maravilhosas características gustativas. Na maioria das vezes, as frutas são consumidas frescas, com tomates suculentos e saudáveis. Também são úteis na preparação de cortes de vegetais, salgadinhos ou saladas. Os vegetais maduros são preparações deliciosas para o inverno, incluindo sucos nutritivos em lata.
Os tomates totalmente maduros são doces, sem notas ácidas. O sabor é rico em tomate, que é realçado pelo aroma.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação é de 95-100 dias. Graças a essa característica, a variedade é considerada precoce. Devido à frutificação de longo prazo, a safra é colhida ao longo da temporada à medida que os frutos amadurecem.
Produção
Com o cuidado adequado dos arbustos, nota-se um alto rendimento. 7,5 quilos de vegetais são obtidos em um metro quadrado da plantação. Se você criar as condições mais confortáveis para a variedade, pode aumentar a frutificação em até 10 quilos.
Nota: problemas com ovários não são observados em baixas ou altas temperaturas.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Recomenda-se semear para mudas em março, em algumas regiões o trabalho é realizado em abril. Na época do transplante, a idade das mudas deve ser de pelo menos 60-65 dias. Isso deve ser levado em consideração no cálculo da data de transferência das plantas para um local de plantio permanente.
Não é difícil cultivar mudas por conta própria se você aderir ao seguinte esquema.
A semente é semeada em um recipiente com solo nutritivo e levemente compactado. As sementes, como o solo para vasos, são mais bem compradas em uma loja de jardinagem. Desta forma, os materiais não precisam ser processados e preparados antes do uso.
As sementes são polvilhadas com uma camada de turfa ou terra de 1 centímetro de espessura.
A irrigação é feita com água morna por meio de uma peneira para distribuir uniformemente a umidade.
Após o plantio, o recipiente é coberto com filme ou vidro e transferido para uma sala quente (a temperatura necessária é de +25 graus Celsius).
Imediatamente após a formação das mudas, o abrigo é retirado e os recipientes são transferidos para o sol. Com a falta de luz solar, as horas de luz do dia são compensadas com a ajuda de dispositivos de iluminação.
O regime de temperatura é reduzido para 15-16 graus Celsius. Depois disso, a temperatura é elevada para um máximo de +22 graus.
É obrigatório colher as mudas em recipientes separados. Os brotos são plantados não antes do aparecimento de duas folhas verdadeiras.
Como regra, as mudas são transplantadas entre maio e junho. A essa altura, as mudas já se desenvolveram o suficiente e o primeiro cacho de flores aparecerá.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É indesejável engrossar o plantio, a densidade máxima é de 2,5 arbustos por metro quadrado. O layout recomendado é de 40 x 40 centímetros.
Crescendo e cuidando
A frutificação é fortemente afetada pela escolha correta do local para o jardim. O local deve ser protegido de fortes rajadas de vento e correntes de ar. Os tomates adoram a luz do sol, então deve haver bastante. Ao cultivar vegetais em uma estufa, é aconselhável providenciar a irrigação por gotejamento. Isso torna mais fácil manter os níveis de umidade ideais.
Os canteiros devem ser afrouxados e sacados regularmente para saturar o solo com oxigênio. É necessário para o pleno desenvolvimento do sistema radicular.
No cultivo de frutas, não se pode prescindir do uso de curativos, principalmente se o solo estiver esgotado. Os tomates são fertilizados durante a floração com fertilizantes de potássio e fósforo. Fertilizantes também são usados durante o transplante. Os arbustos precisam de minerais no início da estação de crescimento e durante a formação da cultura.
Os caules devem ser amarrados à medida que os brotos crescem. Dado que a variedade tem um tipo de crescimento indeterminado, os arbustos não crescem. Também é importante fazer beliscões regularmente. A retirada dos brotos laterais desnecessários é realizada para que a planta gaste energia não na formação dos brotos, mas nos frutos.
O próximo pré-requisito é a formação de plantas em 1-2 hastes. Esta opção é recomendada por jardineiros experientes. De acordo com as avaliações, o maior rendimento pode ser alcançado quando os arbustos são formados em 1 haste. Ao escolher esta opção, até 35 tomates amadurecem em um arbusto.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Elk apresenta alta resistência a doenças. Devido ao sistema imunológico inato, o tomate não tem medo da maioria das doenças que costumam prejudicar as hortaliças. Essa característica não significa que você precise abandonar completamente as medidas preventivas. Eles devem ser realizados regularmente, especialmente em condições climáticas adversas.
É aconselhável examinar atentamente os arbustos quanto à presença de sintomas e, quando eles aparecerem, comece imediatamente a combater pragas ou infecções. Produtos comprados em lojas, como "Hom" ou "Fundazol", há muito são usados por jardineiros russos e provaram ser formulações eficazes. Remédios populares também são usados. Os arbustos podem ser tratados com uma solução de iodo ou um composto à base de alho-manganês.
Ao cultivar a variedade dentro de casa, as instalações devem ser higienizadas. As plantas são tratadas com uma mistura de cinza de madeira e pó de tabaco.