- Categoria: grau
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 100-200
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: redondo achatado, ligeiramente estriado
- Peso do fruto, g: 600-800
Para quem sonha em cultivar uma variedade de tomate no local, deliciando-se com colheitas generosas, que serão suficientes para saladas e sucos, e para a colheita, deve-se atentar para o tipo de tomate Lopatinskie de meia temporada, que cresce bem tanto no jardim e na estufa do filme.
História de criação
Os tomates Lopatinsky são um notável representante da seleção amadora. Apesar de a cultura ainda não ter entrado em Rosreestr, ela é muito procurada por fazendeiros e jardineiros. Recomendado para o cultivo de tomate em todas as zonas climáticas, visto que se desenvolve bem em campo aberto, em estufas temporariamente equipadas e em estufas.
Descrição da variedade
A planta Lopatinskie é um arbusto alto de tipo indeterminado, crescendo em altura de 100 a 200 cm. Os arbustos de tomate são caracterizados por um forte espessamento de grande folhagem de uma rica cor verde, caules poderosos, ramos longos e espalhados que lembram vinhas, um sistema radicular e um tipo simples de inflorescência. Em arbustos saudáveis, 6-7 cachos de frutas são formados com 4-5 ovários em cada um.
No cultivo de hortaliças, os agricultores recomendam formar um arbusto de 2-3 hastes, é imperativo amarrar a planta, caso contrário, as hastes e galhos se deformarão e ficarão no solo sob o peso dos tomates, e também removerão enteados desnecessários em um maneira oportuna.
As principais qualidades da fruta
O tomate Lopatinsky representa uma classe de safras de beladona de frutos grandes. Em média, o peso da baga é de 600-800 gramas. No estado de plena maturação, o tomate é uniformemente coberto por uma rica cor vermelha. Quando ainda não maduro, o tomate é de cor verde claro. A forma da baga é plana e arredondada, com nervuras ligeiramente perceptíveis. Devido à pele moderadamente densa e elástica, os tomates não racham, toleram bem o transporte sem perder a comercialização e são armazenados por muito tempo. A variedade tem uma finalidade universal, pois é consumida com prazer fresca, em branco, processada para temperos, bebidas, molhos.
Características do sabor
O excelente sabor é uma das vantagens da variedade. No paladar há uma doçura pronunciada, complementada por um aroma frutado. A polpa do tomate é carnuda, firme e muito suculenta. Não se observa grande número de sementes e veios brancos na polpa.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento da cultura é médio. De brotos inteiros a frutos maduros, 105-115 dias se passam no mato. A frutificação na variedade é muito esticada - você pode remover os tomates do meio do verão ao início do outono. A fase de maturação ativa ocorre em julho-agosto. Os tomates são cultivados gradualmente.
Produção
Os indicadores de rendimento desta espécie são impressionantes. Observando as regras elementares da tecnologia agrícola, a partir de 1 m2 por safra pode-se obter até 10 kg de frutos silvestres perfumados e suculentos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A planta é plantada em mudas. A semeadura das mudas é realizada 50-60 dias antes da transferência para um novo local. A época ideal é meados de março. A semente é pré-selecionada, desinfetada e tratada com um estimulante de crescimento. As sementes são enterradas no solo por 2 cm.O efeito estufa proporcionado pelo vidro ou polietileno que cobre a caixa ajudará a acelerar a germinação. A planta cresce bem com iluminação suficiente e temperatura ambiente de + 15 ... 18 graus. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas no mato, é realizado um mergulho. Uma semana antes do transplante, os arbustos devem ser um pouco endurecidos para que a adaptação às novas condições seja livre de estresse.
O plantio em campo aberto ou em estufa é realizado de meados de maio a início de junho, em condições climáticas adequadas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma safra, vale a pena seguir as regras de densidade de plantio. Até 4 arbustos de mudas podem ser colocados em 1 m2. O esquema correto de pouso é considerado um esquema de 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
Essa variedade é totalmente despretensiosa para o solo, mas requer a implantação de normas agrotécnicas básicas. O melhor solo será aquele sem grama e detritos, solto e fértil.
Quanto aos cuidados, consistem em: regar, aplicar cobertura, soltar e aplicar cobertura morta, formar e amarrar arbustos, beliscar regularmente, bem como prevenir vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura das hortaliças desenvolveu imunidade à requeima, apesar da frutificação prolongada, bem como a muitas doenças do tomate - mosaico do tabaco, murcha de fusarium. Fraca proteção da planta contra a invasão de pragas, portanto, é necessário pulverizar com preparações especiais.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate Lopatinskie é resistente às intempéries, por isso tolera perfeitamente os saltos de temperatura e o calor prolongado. Além disso, não tem medo de curtos períodos de seca. Apenas uma corrente de ar e uma rajada de vento são indesejáveis para a planta.