- Autores: Frits Herlaar (Enza Zaden)
- Ano de aprovação: 2011
- Sinônimos de nomes: Lojain
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Jardineiros e agricultores experientes sempre procuram escolher tomates de boa safra e técnicas agrícolas simples de cultivo, que crescem em qualquer mau tempo. Isso inclui um tipo híbrido de tomate com o nome incomum de Lodge.
História de criação
A variedade de tomate híbrido Lodgein é uma criação de cientistas holandeses. A erva-moura foi cultivada por muito tempo (em 1938) pela propriedade agrícola Enza Zaden (Holanda), mas seu uso só foi permitido em 2011. No mesmo ano, a planta foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa para a Região Central da Terra Negra. Com o passar dos anos, a variedade melhorou, tornando-a ideal para o cultivo nas regiões mais quentes e secas da Rússia.
Descrição da variedade
O tomate Logjane é uma planta determinante de baixo crescimento, até 80 cm de altura. Os arbustos de tomate são dotados de um forte espessamento de folhagem verde escuro, caules e ramos fortes, um sistema radicular desenvolvido que alimenta a planta de vitalidade, bem como um tipo simples de inflorescência. Cada cacho de frutas tem 5-6 ovários (bagas).
Durante o cultivo, os arbustos requerem a formação de 1-2 talos, uma liga obrigatória, já que os ramos e o talo nem sempre suportam o peso de tomates pesados, a retirada de enteados desnecessários.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Logane representam uma classe de vegetais de fruta média. Em média, a baga ganha peso até 94-110 gramas. A forma da baga é clássica - arredondada com irregularidades ligeiramente pronunciadas. No estado de plena maturação, os frutos apresentam-se uniformemente avermelhados, no estado imaturo apresentam-se verdes. A casca dos bagos é bastante densa, brilhante e com uma superfície perfeitamente lisa. É a casca densa que protege o tomate de rachar, além de torná-lo transportável e conservar por muito tempo as qualidades comercializáveis.
O tomate pertence à categoria de salada, por isso é consumido in natura, cortado em saladas e também processado em ketchup e sucos. Os especialistas não recomendam a preservação em casa.
Características do sabor
Dada a hibridez da espécie, o sabor dos vegetais é excelente. Sua polpa é densa, carnuda, muito suculenta, sem sementes e com veias brancas. O sabor é doce, sem indícios de acidez ou amargor, complementado por um leve aroma picante.
Amadurecimento e frutificação
O tomate holandês está no meio da temporada. Do momento dos primeiros rebentos até aos frutos maduros nos ramos, decorrem apenas 3 meses (75-95 dias). O período de frutificação é um tanto prolongado, o que permite saborear deliciosos tomates por muito tempo. As bagas amadurecem gradualmente. A fase ativa de produtividade cai em julho-agosto.
Produção
Os tomates são caracterizados por altos rendimentos. Observando todas as regras de cuidado com a safra, você consegue uma excelente colheita. Se avaliarmos o indicador em escala industrial, então de 1 hectare é coletado de 201 a 361 centners de frutas. Se coletado de um canteiro de jardim, então 1 arbusto por temporada dá até 3,5 kg de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada no final de março - início de abril. Os primeiros rebentos aparecem 7 a 10 dias após a semeadura. É necessário cultivar arbustos com boa iluminação e temperatura ambiente de + 15 ... 18 graus. Na fase de aparecimento de 3 folhas, as mudas são assentadas em copos separados (mergulho).
Antes de plantar em local permanente, pode-se endurecer as plantas, o que facilita a adaptação dos arbustos ao novo ambiente de cultivo. O desembarque em estufa é feito no final de maio e em campo aberto no início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se que a densidade e o esquema de plantio sejam levados em consideração ao plantar arbustos em um jardim ou jardim com efeito de estufa. Até 3-4 arbustos podem ser colocados em 1 m2. Corretamente para o pouso, é considerado um esquema de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates devem ser cultivados em solo solto, respirável e fértil, livre de ervas daninhas. O melhor seria um local onde houvesse vegetais cultivados anteriormente, como cebola, repolho, beterraba ou cenoura.
Uma cultura especial não requer cuidados, mas medidas padronizadas precisam ser tomadas: regar, fertilizar, soltar o solo, formar e amarrar um arbusto, retirar enteados desnecessários, ventilar (se for uma estufa) e prevenir doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem alta resistência a muitas doenças do tomate - verticillium, vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium, podridão apical. É extremamente raro que a planta seja afetada por cachos amarelos. A variedade atrai mais pragas, especialmente pulgões, moscas-brancas e ácaros-aranha. O tratamento com preparações especiais - inseticidas - ajudará a proteger a cultura de pragas.
Resistente a condições adversas
A resistência ao estresse em hortaliças está em um nível alto. Ela não tem medo de quedas de temperatura, secas prolongadas e calor sufocante. Devido à folhagem densa, os frutos não são assados ao sol escaldante. A única coisa que a planta não suporta são as correntes de ar e as rajadas de vento.