- Autores: Kiramov O. D
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 65-75
Para muitos jardineiros, as características das safras cultivadas são muito importantes. Um dos mais exigidos é o vencimento antecipado. O tomate Lyrica pertence a essas variedades.
História de criação
Em 2017, a empresa parceira começou a desenvolver uma nova variedade de tomates. O objetivo principal era obter uma safra com curto período de maturação e frutificação rápida. O autor foi o criador O.D. Kiramov, e em 2018 o híbrido foi aprovado para uso. A cultura também é encontrada sob o nome de Lyrica F1.
Descrição da variedade
O híbrido é considerado subdimensionado, determinante. A altura do arbusto não ultrapassa 65-75 cm.Os caules são poderosos, bem desenvolvidos, de cor verde escuro. A copa é compacta, os ramos não se espalham. Devido ao seu pequeno crescimento, os arbustos não podem ser amarrados a um suporte apenas se um pequeno número de frutos se formar nos ramos.
As folhas são de tamanho médio, de cor verde profundo, mate. Na superfície da folha de platina, existem: uma seção média, veias e pubescência. Por causa da seca severa ou do sol, as folhas podem começar a enrolar ou dobrar em diferentes direções.
As primeiras inflorescências são formadas sob o quarto par de folhas por baixo, as subsequentes - após uma. De 6 a 8 frutos são formados em um galho. Os botões podem ser desbastados para se obter uma colheita maior. O caule fica firmemente preso ao vegetal, para que a fruta não caia no chão.
O número recomendado de hastes durante a formação é de 4-5 peças.
As vantagens das letras incluem:
imunidade a várias doenças fúngicas;
crescendo em terreno aberto ou fechado;
período de maturação;
produção;
qualidades de sabor;
aplicação universal;
validade;
transportabilidade.
Das deficiências, nota-se uma pequena massa de frutas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de tamanho médio, arredondados ou achatados, com ligeiras nervuras na base do pedúnculo. A cor dos vegetais é vermelha, nos vegetais verdes é verde claro. A pele é densa, forte, não racha. O peso de um fruto é de 135-140 g, os maiores estão localizados nos ramos inferiores, amadurecem apenas no início e o peso pode chegar a 180 g.
A polpa é branco-avermelhada, sumarenta, densa, carnuda com ligeira aguada. No interior existem 2 câmaras com um pequeno conteúdo de pequenas sementes.
O tomate é versátil, de modo que os frutos podem ser consumidos in natura, usados em saladas e salgadinhos, enlatados e decapados, e também usados para fazer sucos com polpa.
Características do sabor
Muitos jardineiros notam o sabor doce dos tomates com um leve azedume.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Lyrica é uma cultura de amadurecimento precoce. Período de amadurecimento 95 dias para campo aberto e 75-80 dias para interior. Os frutos são formados amigavelmente, mas a frutificação é prolongada. A safra é colhida em várias etapas de julho a setembro.
Produção
A quantidade de safra depende diretamente do local onde a safra foi cultivada, em média, os valores de 1 m2 são 15,3-16,5 kg. Com os devidos cuidados, você pode coletar até 20 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Nas regiões do sul, as sementes podem ser semeadas imediatamente em campo aberto e, graças às suas qualidades, as sementes brotarão por si mesmas. É importante ressaltar que antes do plantio, o terreno deve ser fertilizado e amolecido. Deve estar quente o suficiente.
Para regiões mais frias, as sementes devem primeiro germinar em pequenos recipientes. Para isso, em março, as sementes são embebidas em água e, em seguida, em solução de permanganato de potássio. Solo fresco e fertilizado é despejado nas caixas de mudas. Furos rasos são feitos no solo - 2 cm.
Após a semeadura, o solo é derramado, coberto com uma película. As caixas de mudas são arrumadas no peitoril da janela. Após a germinação das sementes, o filme é removido.
A temperatura ambiente deve ser de +22 graus. A rega das mudas não deve ser superior a 1-2 vezes por semana. O curativo de cobertura deve ser aplicado após cada rega.
O mergulho é realizado após a planta formar 2 a 3 folhas fortes. As mudas ficam novamente expostas ao peitoril da janela, só que agora ele deve ser protegido da luz solar direta. Como as folhas ainda estão fracas, podem se queimar.
10 dias antes do plantio no solo, as mudas gradualmente se aclimatam. O transplante é realizado em maio ou junho, dependendo da região de cultivo.
Antes da colheita, a área selecionada é desenterrada e derramada abundantemente com água, então poços são formados e uma pequena quantidade de nitrato de amônio pode ser despejada no fundo para estimular o crescimento e o bom desenvolvimento da vegetação.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A profundidade do buraco é de 15 cm, e a distância entre os arbustos deve ser de 50x60 cm. Em média, deve haver 4-5 plantas por 1 m2. Isso é necessário para posteriormente facilitar o cuidado com a colheita, a colheita e também para criar condições normais de circulação do ar.
Crescendo e cuidando
Para aumentar a produtividade e a sanidade das mudas, é necessário observar alguns pontos agrotécnicos.
De acordo com muitos jardineiros, o tomate Lyrica adora umidade. Portanto, vale a pena seguir o esquema de rega, pelo menos duas vezes ao dia. Se for um verão seco, a irrigação ocorre em dias alternados. Se a cultura cresce nos canteiros, muito vai depender das condições climáticas e da quantidade de chuvas.
A revisão é feita em tempo hábil. O número de hastes no arbusto não deve ser superior a 4-5, todos os outros enteados são removidos com uma lâmina afiada. Você não deve quebrar o excesso de folhas ou galhos, pois pode danificar o caule. Isso pode fazer com que a seiva se acumule na ferida aberta, o que atrairá pragas. Se o espessamento for permitido, o rendimento diminuirá.
A capina é realizada 1-2 vezes por semana, todas as ervas daninhas são removidas e, neste momento, a terra ao redor do arbusto é solta. O afrouxamento ajuda a quebrar o solo seco e oxigená-lo.
Devido à baixa estatura, os caules não podem ser amarrados nas primeiras etapas. Mas durante o período de formação e amadurecimento dos frutos, esse momento precisa ser atento. Se o tronco estiver inclinado com o peso da colheita, deve ser amarrado.
Em verões secos, o solo pode ser coberto com serragem ou feno seco. A cobertura morta impedirá o crescimento de ervas daninhas e também reterá a umidade.
A cobertura é aplicada várias vezes por temporada. Uma semana após o plantio no solo, os arbustos podem ser tratados com minerais contendo nitrogênio. No momento da formação do ovário e do fruto, o potássio e o fósforo são os mais usados. Entre os fertilizantes naturais, as mudas são irrigadas com uma solução líquida de esterco de frango, esterco, turfa e cinza de madeira.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido Lyrica tem uma boa imunidade a doenças como:
requeima;
mosaico de tabaco;
podridão superior;
alternaria.
Mas ainda vale a pena fazer a pulverização preventiva pelo menos duas vezes por safra.
Entre as pragas, destacam-se:
Besouro da batata do Colorado;
Urso;
mosca branca;
caramujos;
lesmas.
Para evitar o aparecimento de insetos, o tomate Lyrica pode ser irrigado com uma solução de calda bordalesa ou sulfato de cobre. Entre os remédios populares, as soluções de sabão e alho são consideradas populares.