- Autores: SAKATA VEGETABLES EUROPE S.A.S., França
- Ano de aprovação: 2008
- Sinônimos de nomes: Linda
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Sim
Uma das variedades hoje procuradas para a mesa festiva é a Linda - um tomate cujos frutos têm uma aparência atraente.
Descrição da variedade
Linda é um híbrido determinante, seus frutos são consumidos in natura. É cultivado não apenas em estufas de filme, mas também em campo aberto.
Na fase de crescimento ativo, os arbustos de Linda são de tamanho médio. Eles podem atingir a altura de um metro. Os arbustos são vigorosos, com caule forte e folhagem verde de tamanho médio.
A inflorescência da variedade é intermediária, o pedúnculo é articulado.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são caracterizados por alta comercialização e transportabilidade. A produção de tomates com excelente apresentação é de 83 a 95%.
A cor verde clara dos tomates desta espécie, quando ainda verdes, muda para vermelho. O peso de um tomate pode variar de 83 a 125 gramas. A polpa também é vermelha, densa. Os frutos apresentam boa qualidade de conservação.
Características do sabor
Os tomates de Linda têm um sabor e aroma pronunciados de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meia temporada, os frutos amadurecem em 115 dias. A colheita vai de junho a setembro.
Produção
Este indicador está no nível 215-319 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
De março a abril, você já pode começar a plantar sementes para mudas. Em maio, ele é transferido para o solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio é usado como padrão para muitos tomates - 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Se durante a escavação do jardim você não cuidou da fertilização, o solo pode não ter nitrogênio e outros nutrientes suficientes. Portanto, alguns jardineiros, ao plantar as mudas de Linda, colocam uma caixa de fósforos com nitrato de amônio em cada buraco e despejam um litro de água. Este fertilizante não apenas ativa o crescimento do tomate, mas também retém efetivamente a umidade nas raízes - ideal para residentes de verão ou agricultores que não têm a oportunidade de visitar os canteiros com frequência. Com esse tipo de plantio, basta regar as plantas uma vez por semana com um ou dois litros de água na raiz.
Você dará a Linda ainda mais nutrientes se, em vez de salitre, mergulhar o sistema radicular das mudas na solução de estimulador de crescimento Kornevin por 3-4 horas para que absorva todos os nutrientes: humato de potássio, ácidos benéficos e elementos biologicamente ativos. Graças a este fertilizante, a formação de raízes é melhorada, a biossíntese de substâncias é ativada e o rendimento aumenta. A propósito, este fertilizante pode ser usado em conjunto com a preparação "AC-Selective" para proteger contra pragas e doenças comuns do tomate.
A alimentação de Linda após o plantio em campo aberto deve ser feita a cada duas semanas.Minerais - potássio e fósforo são responsáveis pela formação de abundantes florações e frutos. Portanto, durante a formação das inflorescências, é necessário diluir 50 g de superfosfato, 30 g de fertilizante potássico e 10-15 g de nitrato de amônio para 10 litros de água, e água 1 litro sob cada arbusto ou spray. Os fertilizantes minerais são aplicados no máximo 3 vezes por temporada.
No plantio do tomate em estufa, a desinfecção das estruturas metálicas é realizada com uma solução de cal clorada (4 kg por 10 litros de água). Cada parte da estufa é cultivada, incluindo o solo. Após o processamento, as instalações permanecem fechadas por cinco dias.
Escolher um solo adequado para tomates em uma loja de jardinagem não é difícil. A escolha é enorme e capaz de satisfazer as necessidades de qualquer agricultor. Para fazer solo com suas próprias mãos, você só precisa de alguns componentes:
composto;
turfa;
terreno do jardim do seu site;
húmus;
areia limpa;
40 g de farinha de dolomita por balde de mistura.
A farinha de dolomita pode ser substituída por cinzas. Todos os outros ingredientes são tomados em proporções iguais. O solo deve estar solto. Para aumentar a permeabilidade do ar, você precisa adicionar musgo esfagno a ele.
A melhor escolha de recipiente para o plantio das sementes de Linda seriam recipientes especiais, divididos em vários compartimentos. Se não houver tal em sua casa, você pode sobreviver com copos descartáveis. Certifique-se de que haja orifícios de drenagem nos recipientes ou copos. Ponha um pouco de drenagem no fundo, cubra o recipiente com terra, coloque as sementes germinadas e polvilhe por cima. Não é necessário regar em abundância, basta borrifar água de um borrifador para que as sementes não se percam no solo. Após o plantio, o recipiente deve ser coberto com papel alumínio e colocado em local aquecido.
Como regra, os primeiros brotos eclodirão após cinco dias. Nesse momento, o filme pode ser removido e a haste fina pode ser cuidada com cuidado e atenção. Não inundar o solo, mas mantê-lo constantemente úmido. As mudas devem ser mantidas em local aquecido e sem correntes de ar. A iluminação também desempenha um papel importante no sucesso do evento.
Em algum momento, as mudas jovens crescem e a capacidade inicial não será suficiente. Durante este período, você precisa colher (transplantar) Linda para o solo da estufa ou em recipientes mais espaçosos. Se o solo se aqueceu bem antes do transplante, você pode mergulhar diretamente no terreno aberto. Se acontecer que as mudas jovens não consigam mais tirar do solo os nutrientes de que precisam em um pequeno recipiente, e houver geadas na rua, e até o abrigo da estufa não economiza, então é melhor transplante-os para um vaso maior.
Linda deve ser mergulhada com cuidado com uma pequena espátula ou colher de sopa para não danificar as raízes da planta. Retire a raiz junto com a terra e transplante-a em um recipiente ou local previamente preparado. O solo para a colheita é adequado da mesma forma que para o plantio de sementes. Após o transplante, é aconselhável alimentar as mudas com fertilizantes.
Quando chegar a hora de plantar Linda na estufa, certifique-se de que o solo esteja suficientemente fertilizado, quente e livre de quaisquer sinais de fungos ou infestação. Cave buracos com 15 centímetros de profundidade. Coloque apenas uma planta em cada. Antes disso, é aconselhável colocar uma pequena quantidade de adubo orgânico no fundo do buraco.
A raiz deve estar completamente subterrânea, mas deixe o local do crescimento ficar um pouco fora. Regue cada arbusto de Linda imediatamente após o plantio. Não é necessário regar durante a próxima semana.
Duas semanas após o transplante, os tomates de Linda precisam ser fertilizados novamente. É melhor regar de manhã, procure não bater nas folhas do tomate com um jato de água. A rega é melhor feita diretamente sob a raiz. Tente regar abundantemente, mas raramente, uma ou duas vezes por semana.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
As principais regiões onde esta variedade é cultivada é o Cáucaso do Norte, TsChO.