- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-60
Cada variedade de hortaliças possui um certo número de características, graças às quais os jardineiros optam por uma ou outra variedade. Os tomates, que apresentam inúmeras vantagens, são eliminados como líderes, e um deles é o Limerens. Para obter altos rendimentos, você precisa conhecer as peculiaridades de seu cultivo.
Descrição da variedade
O tomate híbrido tem um tipo de crescimento determinante. O propósito da fruta é universal. Os arbustos são plantados em estufas de plástico ou em terreno aberto. As plantas de baixo crescimento crescem até um máximo de 50-60 centímetros. Eles são compactos e não ocupam muito espaço no site. Durante a estação de crescimento, forma-se um pequeno número de caules, que cobrem pequenas folhas de cor verde escura. Por conta dessa característica, o tomate amadurece bem, já que a folhagem não bloqueia a passagem dos raios solares.
O tipo de inflorescência é simples. O primeiro pode ser encontrado após 6-7 folhas, depois a cada 2-3. Até oito ovários crescem em um cacho de frutas.
As principais qualidades da fruta
Tal como acontece com outras variedades de tomate, as frutas verdes permanecem verdes. Os vegetais maduros adquirem uma rica cor rosa (framboesa). Não há ponto no local de fixação do pedúnculo. Em massa, eles ganham cerca de 120 gramas. A forma é redonda, ligeiramente nervurada com um "bico" no final. Sob a casca lustrosa, há uma polpa densa e brilhante de cor vermelha ou rosa. Todas as frutas são do mesmo tamanho, até. A pele é fina e firme.
Nenhuma listra branca é vista quando cortada. No interior, de 4 a 5 câmaras são formadas, preenchidas com pequenas sementes.
Características do sabor
A variedade Limerens possui elevadas qualidades gastronômicas, graças às quais encontrou ampla aplicação e distribuição. Os provadores profissionais atribuíram 4,8 pontos em 5 pontos possíveis.
Amadurecimento e frutificação
O tempo de envelhecimento é de 90 a 95 dias. Durante este tempo, os rebentos jovens têm tempo para se transformar em arbustos crescidos e formar uma colheita madura. O tomate pertence às primeiras variedades. Os vegetais são colhidos de julho a agosto.
Produção
O rendimento é indicado como alto. 15,8 kg de vegetais são colhidos de um quadrado da plantação. Um arbusto forma mais de 3 quilos de fruta. O indicador de rendimento depende da densidade do plantio.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em março, as sementes são plantadas para as mudas e os arbustos jovens são plantados no solo de maio a junho. Para que as sementes germinem e não sofram doenças e infecções durante o período de cultivo, é necessário realizar um certo número de ações. Uma colher de sal é diluída em um litro de água e as sementes são colocadas na solução resultante por 15 minutos. Para a germinação, apenas aqueles que afundaram são usados.
O segundo método de processamento é o uso de uma composição de permanganato de potássio. Uma pequena substância é dissolvida em um litro para que a água adquira uma coloração rosa claro. As sementes são embebidas nele por 20 minutos. Este procedimento protegerá os arbustos de possíveis doenças.
Para o cultivo de mudas, recipientes compactos e solo adequado são preparados com antecedência, o que inclui turfa, grama e uma pequena quantidade de areia de rio. A semente é aprofundada em 0,5 centímetros. Depois é borrifado com uma pequena quantidade de terra e irrigado. O recipiente com as sementes é coberto com uma película forte e transferido para um local escuro mas quente para melhor germinação.Os abrigos são retirados imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos e os recipientes são transferidos para o sol.
A colheita é realizada após a formação de 3-4 folhas verdadeiras. Cada broto é transferido para um vaso separado. Nessas condições, as mudas crescerão até serem transferidas para um local de plantio permanente. As plantas jovens são regadas e, algumas semanas após a colheita, são fertilizadas com compostos minerais.
Cerca de 14 dias antes do transplante dos arbustos para o local, eles são endurecidos. Para isso, basta levar o recipiente com os brotos para a rua ou varanda. Pela primeira vez, são levados ao ar fresco durante o dia e deixados por um curto período de tempo (cerca de 30 minutos). As mudas podem ser deixadas 7 dias antes do transplante por um dia.
A transferência dos arbustos para o solo é realizada imediatamente após o aparecimento de 6-8 folhas maduras. O trabalho é realizado apenas em condições climáticas favoráveis. O solo deve aquecer até 10 graus e a temperatura do ar deve estar entre 15 e 20 graus Celsius. A principal condição é que as geadas do início da primavera sejam irrevogáveis.
O terreno é preparado com antecedência. É limpo de ervas daninhas e alimentado com compostos orgânicos. Após a fertilização, o solo é desenterrado. Em seguida, o patamar é marcado e os orifícios são feitos. Sua espessura deve ser tal que, ao pousar, as folhas inferiores fiquem acima do solo.
A irrigação é obrigatória após o transplante. As camas são cobertas com papel alumínio para criar um efeito estufa. O abrigo é deixado até meados de julho. O filme é removido apenas durante o dia e em tempo seco. Durante a precipitação, os tomates devem estar sempre sob a película.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os jardineiros recomendam o plantio de no máximo 5 arbustos em um metro quadrado de território, respeitando o esquema de 50x50 centímetros.
Crescendo e cuidando
A variedade Limerens não possui requisitos especiais de cuidados, mas certas medidas agrotécnicas devem ser observadas. Devido à resistência dessa cultura ao ar quente e seco, basta regar os canteiros uma vez por semana. É importante criar condições favoráveis para as plantas, evitando alta umidade. A umidade é a principal razão para o desenvolvimento de fungos e apodrecimento do sistema radicular. Para irrigação, apenas água sedimentada e quente é usada. O líquido é derramado por baixo da raiz para que não entre nos rebentos e nas folhas. Umedeça o solo apenas à noite.
As colheitas de frutas precisam de fertilização regular. Se os nutrientes não foram adicionados ao solo antes do plantio das mudas, a primeira porção do fertilizante é usada duas semanas após o transplante das mudas. Os residentes de verão experientes são aconselhados a optar pelo orgânico. Turfa, húmus ou esterco são ótimos. Você também pode umedecer os tomates com uma solução de cinzas. Para prepará-lo, 1 quilo de cinza é dissolvido em um balde de água. A composição é derramada na raiz. Até um litro de solução é usado por planta.
Na segunda vez, os fertilizantes são usados durante a formação dos botões. Suplementos de nitrogênio ou superfosfato são adequados. A terceira parte é introduzida durante a frutificação. As composições de potássio apresentam bons resultados.Têm um efeito positivo na produção e conferem à fruta um aroma apetitoso.
Outro componente da tecnologia agrícola é o beliscão regular. Durante a floração, você precisa se livrar da camada de folhas inferiores. E também remova os processos laterais que se formam nas axilas da planta. Na frutificação, cortam-se pequenos ramos, nos quais não há ovários e frutos.
Os arbustos se formam em 2 ou 3 hastes. Esta estrutura da planta tem um efeito benéfico na frutificação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Limerens tem uma resistência inata a infecções e doenças, das quais as frutas costumam ser prejudicadas. A variedade não tem medo de podridão, requeima, TMV e outras doenças.