- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A.
- Ano de aprovação: 2002
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 107-111
- Condições de cultivo: para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
As variedades de tomate de amadurecimento precoce são as plantações favoritas, que os jardineiros e agricultores ficam felizes em cultivar em seus terrenos. Os mais atraentes não são apenas as primeiras espécies, mas também aquelas que não requerem técnicas agrícolas complexas e proporcionam rendimentos abundantes e estáveis. Isso inclui a variedade híbrida Lezhebok.
História de criação
Este tipo de tomate híbrido é o resultado de muitos anos de trabalho de um grupo de criadores domésticos (Volok, Amcheslavskaya, Gavrish e Morev), que representam a empresa agrícola Gavrish. O objetivo principal dos cientistas era criar uma cultura de beladona de maturação precoce caracterizada por uma longa durabilidade. A variedade foi cultivada há mais de 20 anos. Em 2002, a cultura foi incorporada ao Cadastro Estadual de Conquistas do País, e também teve seu uso liberado. É recomendado para o cultivo de tomate Lezhebok na faixa sul - nos canteiros, nas regiões centrais e na faixa do meio - em estufas de filme, e na parte nordeste da Federação Russa - em estruturas de estufa aquecidas.
Descrição da variedade
A planta Lezhebok é um arbusto de tamanho médio de um tipo determinante, atingindo uma altura de 130-150 cm. Os arbustos têm um espessamento médio de folhas verdes escuras, ramificação pouco desenvolvida, um poderoso caule central com uma borda perceptível, a partir do qual ramos flexíveis estender, um sistema radicular forte, bem como tipo intermediário de inflorescências. O primeiro cacho de frutos é formado acima de 8-9 folhas, onde 5-7 bagas são amarradas. Ao crescer, é necessária a formação de um arbusto em 1 ou 2 hastes, a obrigatoriedade de amarração a um suporte ou latada, bem como a retirada periódica de novos enteados.
As principais qualidades da fruta
O tomate Lezhebok é um vegetal de frutos grandes, atingindo uma massa de 152-166 gramas. O formato do tomate é achatado e redondo, sem nervuras perceptíveis. Na fase de plena maturação, o tomate apresenta-se uniformemente colorido de vermelho vivo e, na forma não madura, os frutos são verdes claros. A casca da baga é densa, perfeitamente lisa e brilhante, protegendo de forma confiável contra rachaduras. Além disso, graças à casca, os frutos apresentam excelente transportabilidade e preservação por longo prazo, sem perder a apresentação. As colheres de tomate são versáteis, portanto, são ideais para comer frescos, para conservar e picles. Os tomates são ideais para enlatar frutas inteiras. Os tomates mais recentes retirados dos arbustos podem ser dobrados em caixotes em um local escuro e fresco e desfrutar de tomates de verdade durante o resto do ano.
Características do sabor
É com excelente sabor que estes tomates cativam. São agridoces, moderadamente aromáticos (leve especiaria), praticamente não contêm sementes. A polpa das bagas é carnuda e de estrutura densa. A suculência do tomate é moderada, não há aguado. Os tomates verdes podem conter hastes brancas e ásperas dentro da polpa.
Amadurecimento e frutificação
O Scooper é uma variedade de tomate da metade da fase inicial. Menos de 4 meses (107-111 dias) se passam desde o aparecimento de brotos inteiros até os tomates maduros nos arbustos. Os cachos de frutas inferiores e superiores amadurecem ao mesmo tempo. A fase de frutificação não é estendida. O período ativo, quando os frutos amadurecem, cai em julho. É característico que todos os bagos cresçam aproximadamente do mesmo tamanho e formato, o que os torna atraentes.
Se houver muitos tomates verdes no arbusto, basta descarregar um pouco a planta retirando os frutos maduros para que o resto amadureça.Isso levará de 7 a 10 dias.
Produção
Com os devidos cuidados, a cultura dá frutos abundantes. Em média, até 8-9 kg de tomates podem ser colhidos em 1 m2. Até 4 kg de tomates são coletados de um arbusto no jardim. Os indicadores de rendimento não dependem do número de hastes no mato. Segundo os especialistas, quanto mais talos, menor fica o tomate.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada no final de março, início de abril. A semente não deve ser desinfetada previamente, pois é um híbrido que passou por todas as etapas do processamento antes do empacotamento. É melhor usar um primer comercial. Para germinar mais rápido, os recipientes com sementes são cobertos com vidro ou polietileno. Depois que os brotos aparecem, os vasos ou caixas são colocados em uma sala com temperatura de + 23 ... 25 graus, onde a iluminação é mantida por 15-18 horas por dia.
Após o aparecimento de 3 folhas no arbusto, as plantas são assentadas em vasos separados (é realizado um mergulho). Em campo aberto, as mudas são plantadas na primeira quinzena de maio, e em estufas um pouco antes - no final de abril. Via de regra, o transplante ocorre quando os arbustos atingem 60 dias de idade.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma cultura, é necessário respeitar a densidade e o padrão de plantio dos arbustos. Como a planta de Lezhebok não é muito compacta, até 3 arbustos podem ser plantados por 1 m2. O esquema correto de plantio é 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo da cultura ocorre na forma de mudas. As mudas são compradas nas lojas, já que o híbrido não produz semente. O solo para o plantio da planta deve ser bem cuidado e preparado - limpando de ervas daninhas, aplicando fertilizantes, afrouxando, proporcionando permeabilidade ao ar, umidade, arranjando suportes altos ou grades.
O cuidado integral do tomate consiste em uma cadeia de medidas: regar com água parada, afrouxar a zona próxima ao caule, aplicar fertilizantes, formar e amarrar arbustos, retirar enteados e folhas baixas, bem como prevenir doenças. Em estufas, não se esqueça de arejar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O arado, como a maioria das colheitas híbridas, é resistente a muitos vírus e doenças do tomate. A imunidade da planta é resistente à requeima, bolor foliar, fomoses, mancha marrom, murcha de fusarium e podridão apical / radicular. Além disso, o híbrido não teme a invasão de pulgões, o besouro da batata do Colorado e a mosca-branca. A única coisa a que a variedade é vulnerável se o regime de irrigação for violado é uma perna preta. Nas estufas que são aquecidas, se não for observado o regime de umidade, bem como o espessamento excessivo dos arbustos, pode aparecer o ácaro-aranha.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade possui boa resistência ao estresse, por isso não reage às oscilações de temperatura, calor ou seca. As únicas coisas a controlar durante o cultivo de uma planta são luz / sol e umidade suficientes. Água estagnada no solo pode causar doenças nas plantações (decomposição das raízes).
Regiões em crescimento
A variedade de tomate intermediário Lezhebok é amplamente cultivada em diferentes zonas climáticas da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. O principal é escolher a forma correta de criar uma cultura - campo aberto ou estufa.
Visão geral da revisão
Esta variedade é cultivada alegremente por residentes de verão em pequenos lotes e fazendeiros em escala industrial. Essa popularidade se deve ao alto rendimento da variedade, qualidade de conservação a longo prazo e transportabilidade dos tomates. A desvantagem que muitos residentes de verão e agricultores apontam é o aparecimento de brotos dentro das bagas durante o armazenamento de longo prazo.