- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T.A., Kibanova N.A.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 120-130
Existem variedades de tomate que são cultivadas exclusivamente em estufas. Uma boa opção é a variedade Leão Tolstoi, que já se consolidou na maioria das regiões do nosso país.
Descrição da variedade
O tomate híbrido pertence ao tipo determinante de crescimento. Ele se comporta idealmente em estufas de filme, dá um rendimento estável com cuidados de alta qualidade. Os arbustos são de tamanho médio, até 130 cm de altura, a folhagem é de tamanho médio e a cor é verde claro.
As frutas de Leo Tolstoy são servidas frescas.
As principais qualidades da fruta
A maioria das variedades de tomate tem frutos verdes verdes, e esta não é exceção. Quando maduros, são vermelhos.
Os tomates são grandes, podem pesar até 250 gramas. Eles são achatados e redondos. Uma polpa densa está escondida dentro.
Características do sabor
Leo Tolstoy tem um aroma agradável de tomate.
Amadurecimento e frutificação
A variedade descrita está no meio da temporada. Demora até 120 dias desde o momento em que as sementes foram plantadas até a colheita dos frutos.
Produção
O rendimento da variedade é de 10-12 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para mudas, o tomate deve ser semeado de março a abril. Quando as plantas têm idade suficiente, são transferidas para uma estufa em abril-maio. No sul, o plantio em campo é permitido no mês de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio utilizado é de 40 x 60 cm.
Crescendo e cuidando
Quanto aos requisitos de solo, Leo Tolstoy é mais adequado para o cultivo de tomates, é claro, férteis, mas ao mesmo tempo com um teor moderado de húmus, com uma reação de pH levemente ácida, bem como um nível de umidade médio e boa drenagem.
Quando as sementes eclodem, as mudas são bem regadas 1-2 vezes por mês com leite diluído em água na proporção de 1: 5. O tomate de Lev Tolstoy é plantado em solo fértil leve. Além disso, a rega é realizada de forma a que o solo permaneça húmido, mas não pantanoso.
Para reter a umidade, pode-se usar cobertura de palha, que também evita o aparecimento de ervas daninhas, que, por sua vez, são as principais competidoras por nutrientes no solo. Serragem ou folhas são adequadas como cobertura morta, que deve ser espalhada entre as fileiras de tomates Leo Tolstoy.
Após o plantio na estufa, as folhas inferiores são removidas. Em seguida, você precisa apertar regularmente o tomate e remover as verduras infectadas. O procedimento visa melhorar a qualidade dos frutos, principalmente no tamanho.
Fertilizantes de longa ação devem ser usados com esta variedade, os quais são aplicados uma ou duas vezes durante a estação de crescimento. É mais fácil escolher o tempero especial de tipo comercial para tomates com uma composição balanceada, contendo principalmente oligoelementos - magnésio, cálcio, boro, cobre, molibdênio e manganês, cuja ausência se faz sentir na maioria das vezes durante o cultivo de tomates.
Os tomates Leo Tolstoy também podem ser alimentados com infusões, como a urtiga, que é usada para fazer composto para a nutrição das plantas. O dente-de-leão ou o rabo de cavalo são usados da mesma maneira. Hoje em dia, os chamados fertilizantes orgânicos também podem ser encontrados à venda.
Doses recomendadas de componentes minerais:
- nitrogênio - de 120 a 150 kg / ha;
- fósforo - de 80 a 100 kg / ha;
- potássio - de 150 a 200 kg / ha.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tratamento com sulfato de cobre, fungicidas e inseticidas é feito regularmente, repetindo o procedimento semanalmente. Assim, a plantação de tomate Leão Tolstoi ficará livre de pragas e microorganismos patogênicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Leo Tolstoy é um híbrido resistente ao frio.
Regiões em crescimento
Como esta variedade só cresce em estufas, pode ser cultivada em qualquer região.