- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Degovtsova T.V., Volok O.A. (LLC "Empresa de seleção Gavrish")
- Ano de aprovação: 1998
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 89
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 97
Todo verão, o residente ou agricultor sonha em cultivar variedades precoces de tomates em seu local, que têm sabor excelente, dão frutos de forma consistente e não exigem grandes esforços durante o cuidado. Isso inclui a variedade de tomate Leopold, que cresce bem em uma estufa / estufa e em um canteiro de jardim. História de criação
O híbrido Leopold é um desenvolvimento de criadores russos da empresa agrícola Gavrish (Volok, Amcheslavskaya, Morev, Degovtseva e Gavrish). Um híbrido foi criado em 1995. A tarefa estava definida - o cultivo de uma variedade ultraprimeira e produtiva com tecnologia agrícola simples. A variedade foi adicionada ao Rosreestr em 1998. Durante o mesmo período, o uso do tomate foi permitido. A variedade é zoneada na região Central. Nas regiões da 3ª zona clara, os tomates são cultivados em estufas, e na faixa sul - em terreno aberto.
Descrição da variedade
Leopold é uma planta determinante, podendo atingir 100 cm de altura em estufas e 70-80 cm em canteiros. Os arbustos eretos são moderadamente densos, folhagem verde escura, ramificação média, caule central forte, sistema radicular desenvolvido e tipo intermediário de inflorescência. A formação do primeiro cacho do fruto ocorre após 8-9 folhas, enquanto 6-8 frutos são amarrados. Em um arbusto saudável, até 5-6 cachos de frutas podem ser formados.
Ao cultivar uma cultura, é imperativo formar um arbusto de 1-2 hastes, e a planta não precisa ser pinçada, porém, de acordo com alguns agricultores, mesmo a remoção parcial dos enteados aumenta o rendimento. Apesar da baixa estatura, os arbustos precisam ser amarrados a um suporte, que garanta ventilação suficiente da planta e acesso à luz na quantidade certa.
As principais qualidades da fruta
Leopold é uma espécie de tomate de tamanho médio, pesa 81-102 g Os bagos têm forma redonda e regular e cor vermelha rica, diluída com uma mancha escura na base. Quando ainda não maduros, os tomates são verdes claros. A casca da fruta é lisa e com brilho pronunciado. Devido à densidade e elasticidade da casca, o tomate tolera bem o transporte e pode ser armazenado por muito tempo. A característica da casta é que os bagos crescem com a mesma forma e tamanho.
O tomate pertence ao universal, por isso os vegetais são maravilhosos e saudáveis, frescos, na forma de comida enlatada e alimentos processados, são ideais para enlatados de frutas inteiras.
Características do sabor
Os tomates Leopold são deliciosos e aromáticos. Sua polpa é carnuda, moderadamente densa, contém poucas sementes e não é oca por dentro. Além disso, o teor de açúcar está presente na polpa. O sabor do tomate é próximo ao clássico - doce e azedo, e o aroma é picante. As veias e hastes brancas não são formadas na polpa.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido Leopold pertence ao ultraprimeiro. Menos de 3 meses (89 dias) se passam desde o momento da germinação até as primeiras bagas.A frutificação ocorre em junho-julho. Os frutos amadurecem de forma amigável e rápida.
Produção
A variedade dá rendimentos estáveis e elevados. Sujeita às regras básicas de cuidado, a cultura certamente agradecerá com uma abundante colheita. Em média, 3-3,5 kg de frutos maduros são colhidos do mato.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas é em abril. As mudas são pré-desinfetadas e tratadas com um estimulante de crescimento. Para uma melhor germinação de brotos, você pode fornecer um efeito estufa usando vidro ou filme. No estágio em que aparecem 2-3 folhas no arbusto, o plantio (mergulho) das plantas deve ser feito em vasos separados. Para o crescimento saudável dos arbustos, vale a pena manter a temperatura interna de + 20 ... 23 graus, além de uma quantidade de luz suficiente. Uma semana antes do transplante, as mudas precisam ser endurecidas, expondo-as diariamente à rua para adaptá-las às novas condições climáticas.
O plantio de mudas no canteiro do jardim é realizado no final de maio - início de junho, e na estufa um pouco antes - de 1º a 15 de maio. As mudas são plantadas com 30-35 dias de idade. Ao mesmo tempo, a temperatura média diária deve atingir + 15 ... 18 graus, e as geadas noturnas devem ser deixadas para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O cumprimento da densidade de plantio da cultura é uma das regras importantes da tecnologia agrícola que deve ser observada. Recomenda-se ter 3-3,5 plantas por 1 m2. Layout ideal: 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo de tomates, solo solto, respirável, fértil e úmido é adequado, bem como uma quantidade suficiente de calor e luz. A agrotécnica é padrão - regar (a água deve ser assentada), afrouxar e sachar o solo, aplicar fertilizantes de tipo orgânico e mineral, formar arbusto e liga obrigatória, retirar enteados e folhas extras se necessário, além de prevenir infestações de insetos e infecção com doenças.
As estufas caracterizam-se pela ventilação regular, que controla o nível de umidade do ar, o que afeta diretamente o crescimento e o desenvolvimento da cultura. Além disso, vale a pena considerar que, ao cultivar tomates em uma estufa, os arbustos se formam em um caule.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade híbrida é caracterizada por alta imunidade a muitas doenças do tomate - murcha de fusarium, cladosporiose, VTB. Devido ao amadurecimento precoce, a cultura ignora a phytophthora. A proteção contra infecções fúngicas será fornecida por pulverização preventiva com preparações especiais - fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade apresenta boa resistência ao estresse. O tomate é resistente ao frio, tolera facilmente o calor prolongado e a seca, e não reage a picos repentinos de temperatura. O único fator natural negativo para o híbrido Leopold é a umidade excessiva.
Regiões em crescimento
Você pode cultivar esta espécie de tomate em toda a Rússia, Ucrânia, escolhendo o lugar certo - um jardim aberto ou uma estufa fechada.
Visão geral da revisão
Jardineiros e agricultores inexperientes adoram cultivar tomates Leopold, uma vez que a safra de beladona é caracterizada por rendimentos estáveis e altos, sabor excelente, apresentação atraente e qualidade de longa conservação. Entre as deficiências, apenas uma certa deficiência de semente e a presença de excessivo azedume no sabor são indicadas.