- Autores: Ugarova S.V., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
No início da primavera, muitos jardineiros e agricultores enfrentam o problema de escolher uma variedade de tomate frutífero, resistente ao estresse e não caprichosa para ser cultivada em campo aberto ou em estufa. Uma das variedades que cresce sob todos os caprichos do clima e dá bons rendimentos é o tomate de meia temporada Preguiçoso.
História de criação
Esta variedade de tomate foi criada em 2010 por um grupo de criadores siberianos liderados por Postnikova e Ugarova. Introduzido na Rosreestr em 2017. No mesmo ano, a cultura foi liberada para uso. A variedade de meia temporada foi dividida em todas as regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
Tomates Lazytayka é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante, atingindo uma altura de 50-60 cm. O arbusto é caracterizado por compactação, espessamento moderado de folhagem verde escura, caule central forte, ramos não muito fortes, flacidez sob tomates pesados , um sistema radicular desenvolvido, bem como uma inflorescência de um tipo complexo ... Cada cacho de frutas tem 5-6 ovários (tomates).
Ao cultivar uma cultura, é recomendável não se esquecer da remoção oportuna de enteados extras, bem como das folhas inferiores. Além disso, os ramos laterais devem ser amarrados a um suporte, caso contrário, eles tombarão e se quebrarão sob o peso de frutos grandes.
As principais qualidades da fruta
A variedade de tomate atrai até pela aparência. Eles pertencem à classe das espécies de frutos grandes. Os tomates têm um belo formato em forma de coração com leve nervuras e uma cor vermelha brilhante uniforme na fase de maturação absoluta. Os tomates verdes são de cor verde claro com uma mancha escura na base. Também há tomates vermelho-framboesa. O peso médio de uma baga é de 162 g, mas as bagas geralmente pesam de 200 a 400 gramas. A casca da fruta é lisa e densa, portanto a transportabilidade e a segurança do tomate estão garantidas por muito tempo.
Além disso, os tomates são dotados de uma qualidade de conservação considerável e também não são propensos a rachar. A variedade de tomate pertence ao universal, por isso são consumidos in natura, em saladas, enlatados e, claro, processados - molhos, pastas, purê de batatas, sucos.
Características do sabor
O excelente sabor do tomate Lazy é a sua vantagem. O tomate tem um gosto doce, azedo e aromático. A polpa de cor escarlate é caracterizada como carnuda e suculenta, com poucas sementes. Às vezes, faixas brancas podem ser rastreadas na polpa. Apesar da alta suculência, não há aguado no vegetal.
Amadurecimento e frutificação
Esta espécie de tomate é um brilhante representante das variedades de meia temporada. Leva apenas 95-100 dias desde a germinação até o amadurecimento dos primeiros tomates nos galhos. As frutas amadurecem cedo e amigavelmente. O período ativo, quando os tomates amadurecem em grandes quantidades, cai em julho-agosto, mas em geral a frutificação é um tanto prolongada. É característico que os frutos verdes possam ser removidos dos arbustos, que amadurecem perfeitamente no parapeito da janela de uma casa ou apartamento.
Produção
A produtividade da espécie está em um nível elevado. Respeitando as normas agrotécnicas básicas, são colhidos cerca de 5,4 kg de frutos em 1 m2 por safra. Dada a baixa estatura dos arbustos, este é um excelente indicador de produtividade.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O cultivo da cultura ocorre por meio de mudas. A semeadura é realizada 45-55 dias antes do transplante para um local permanente. É melhor semear na segunda quinzena de março. A semente é pré-selecionada e desinfetada. Os arbustos crescem em temperatura ambiente + 15 ... 20 e iluminação suficiente (mais de 14 horas / dia).
O mergulho (plantio de arbustos em vasos individuais) de mudas é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas. 10-12 dias antes do transplante, é necessário endurecer a planta, o que simplificará o processo de adaptação às novas condições de cultivo.
Recomenda-se plantar arbustos em um jardim ou estufa em maio-junho. O ar e o solo já devem estar suficientemente aquecidos e a ameaça de temperatura noturna cair para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio e a densidade de plantio dos arbustos devem ser levados em consideração durante o cultivo de erva-moura. Devido à sua compactação, podem ser plantados 4-6 pés de tomate por 1 m2. O esquema ideal de plantio é considerado 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
A área onde os tomates serão cultivados deve ser bem preparada - livre de ervas daninhas, umedecida, escavada para melhorar a permeabilidade ao ar e fertilizada. O melhor lugar é considerado onde o alho, cenoura, repolho ou leguminosas cresceram anteriormente. Esta variedade é um pouco exigente quanto à qualidade do solo, por isso é melhor plantar em um solo fértil e solto com baixa acidez. É estritamente proibido plantar tomate na área onde a batata foi cultivada nos últimos anos.
A agrotécnica vegetal consiste em procedimentos padrão: regar, fertilizar, remover enteados e folhas desnecessários, beliscar o topo, liga obrigatória a treliças baixas ou estacas, bem como proteção contra invasões de pragas e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates têm uma imunidade poderosa a muitas doenças - alternária, murcha de fusarium, verticilose, requeima e macrosporiose. Entre os insetos que prejudicam uma planta adulta, pode-se distinguir um urso e lesmas. O fungo às vezes afeta apenas os tomates que crescem em casa de vegetação.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates preguiçosos são dotados de boa resistência ao estresse e ao frio. Além disso, eles podem suportar flutuações extremas de temperatura. O calor excessivo e a seca prolongada têm um efeito negativo no desenvolvimento da planta. Também vale a pena controlar o nível de umidade, pois seu excesso pode causar uma série de doenças em arbustos e bagas.
Regiões em crescimento
Você pode cultivar esta espécie de tomate em qualquer área. Em regiões com verões curtos e agricultura arriscada, é melhor plantar em estufas, e no sul - em terreno aberto. Além da Rússia, os tomates são cultivados na Ucrânia e na Bielo-Rússia.
Visão geral da revisão
Apesar da "juventude" da variedade, ele conseguiu atrair a atenção tanto dos veranistas quanto dos fazendeiros. Isto deve-se ao cuidado despretensioso da variedade, à sua estabilidade e bons rendimentos, ao excelente sabor dos tomates, à sua transportabilidade e longa conservação.
Junto com inúmeras vantagens, a espécie apresenta algumas desvantagens, entre elas: baixa produtividade das lavouras em regiões onde a temperatura está acima de +30, além de caprichos com a qualidade do solo.