- Autores: Guseva L. I., Nikulaesh M. D., Kachainik V. G. (Agrofirma Aelita LLC, Transnistrian Research Institute of Agriculture)
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para sucos, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-122
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Altura do arbusto, cm: 45-50
- Característica de Bush: extenso
O tomate é um dos vegetais mais procurados, cultivado em quase todos os jardins por jardineiros e agricultores. Das muitas variedades cultivadas oferecidas para o plantio, o tomate de meia temporada Lel, que cresce bem em campo aberto, merece destaque.
História de criação
A variedade intermediária de tomate Lel foi criada por um grupo de criadores que representam a agrofirma Aelita (Kachainik, Nikulaesh, Guseva) há mais de 20 anos. Em 2000, a safra de beladona juntou-se ao Registro do Estado da Federação Russa e foi autorizada para uso. Os tomates são divididos em zonas nas regiões Central e Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
O tomate Lel é uma planta determinante de baixo crescimento, podendo atingir 45-50 cm de altura. O arbusto apresenta forte espessamento com folhagem pequena e verde, maior distribuição de ramos, haste central forte, sistema radicular desenvolvido e simples inflorescências. O primeiro cacho de flores é formado acima de 6-7 folhas, onde 7-9 bagas são amarradas.
Durante o cultivo, recomenda-se amarrar o arbusto, apesar de sua pequena estatura, pois sob o peso de um grande número de frutos, os ramos se dobram e se partem. A planta não precisa ser pinçada, o que facilita um pouco a tecnologia agrícola.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Lel atraem pela sua aparência e apresentação. Os bagos caracterizam-se por um peso médio de 44-60 gramas, bem como uma forma cilíndrica (tipo ameixa). A superfície dos bagos é perfeitamente lisa e uniforme, sem a mais leve nervura. Na fase de plena maturação, o tomate apresenta-se de cor vermelha intensa e, na forma verde, de cor verde claro.
A casca da baga é densa, lisa e brilhante. Devido à força da casca, os tomates não racham, são bem transportados e armazenados por muito tempo (até 30 dias) se forem cumpridas certas condições. Os tomates têm um propósito universal, por isso são incrivelmente saborosos, tanto frescos, salgados e enlatados. Os mais deliciosos tomates de frutas inteiras em lata.
Características do sabor
O sabor do tomate é excelente. A polpa dos bagos é carnuda, densa, moderadamente suculenta, praticamente sem sementes. No paladar, a doçura domina o azedo. O teor de açúcar na polpa está presente, mas de forma insignificante. A fruta tem um aroma clássico - com notas de especiarias, que estão presentes em todos os tomates devidamente cultivados.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates Lel pertencem à classe das colheitas precoces médias. Demora cerca de 4 meses (100-122 dias) desde o momento da plena germinação até ao amadurecimento dos frutos nos arbustos. O amadurecimento da fruta é amigável. Portanto, eles podem ser removidos em clusters. O período mais ativo de amadurecimento do tomate é em julho-agosto.
Produção
A observância de todas as recomendações de tecnologia agrícola ajudará a obter uma boa colheita. Em média, cerca de 2 kg de frutos maduros são colhidos em 1 m2 por temporada. Os tomates crescem na mesma forma e tamanho.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura do material de semente para mudas é realizada em março-abril (55-60 dias antes do transplante para o jardim). Antes da semeadura, as sementes são classificadas e desinfetadas. A semeadura é realizada em solo comprado. Não é recomendado aprofundar as sementes em mais de 0,5 cm.
Ao cultivar arbustos, você precisa observar as condições de luz e calor. Na fase de aparecimento de várias folhas reais em um arbusto, as mudas podem ser mergulhadas (colocação em vasos separados). Antes de serem transferidos para o solo, os arbustos devem ser endurecidos, expondo as mudas ao ar fresco todos os dias.
A transferência para um canteiro é feita na segunda quinzena de maio, quando o ar e o solo estão bem aquecidos e as quedas noturnas de temperatura ficam para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar tomates, você deve levar em consideração a densidade de colocação e o padrão de plantio dos arbustos. Devido à sua compactação, podem ser plantados 4-5 arbustos por 1 m2. O esquema recomendado para pouso é 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura da beladona Lel não é caprichosa no cuidado, mas é exigente com o solo em que cresce, por isso o local deve ser preparado com antecedência - limpeza de detritos, afrouxamento, aumento da permeabilidade ao ar, umidade.
O melhor lugar para crescer é o solo onde cresceram os pepinos. Após o plantio, as mudas precisam de cuidados abrangentes: regar, fertilizar, soltar e cobrir o solo com cobertura morta, amarrar arbustos durante o período de amadurecimento dos tomates, ventilação (se o tomate crescer em estufa), bem como proteção contra insetos e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a uma série de doenças, incluindo o vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium e alternária. Além disso, a cultura não é suscetível à requeima, pois consegue abrir mão da maior parte da colheita antes da estação de início da doença.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates são resistentes ao estresse, portanto, não temem as oscilações repentinas de temperatura, o calor prolongado e a seca, e também não reagem de forma alguma à falta de luz / sol. Os únicos inimigos da planta são as correntes de ar e o vento.
Regiões em crescimento
A rápida adaptação e durabilidade da cultura permitem o seu cultivo em qualquer zona climática. Em regiões com agricultura de risco, a variedade é cultivada em estufas aquecidas e, no restante - em campo aberto.