- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 65-90
- Cor de fruta verde: luz verde
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: em forma de pêra, ligeiramente estriado
Uma lâmpada - um tomate com um nome tão incomum ainda pode se tornar um companheiro fiel para jardineiros em várias áreas. Mas apenas com um estudo cuidadoso de suas características e nuances. Precisamos descobrir exatamente como fazer essa cultura crescer, o que se pode esperar dela.
Descrição da variedade
A lâmpada é classificada como um tomate determinante simples. Você pode ver seu plantio tanto em campo aberto quanto em filme plástico. Os arbustos podem ter diferentes alturas, de 0,65 a 0,9 m.
As principais qualidades da fruta
Os bagos que acabam de sair dos ovários adquirem imediatamente uma cor verde claro. Após o final da maturação, adquirem uma coloração avermelhada. O peso normal do fruto é de 90-110 g, de formato semelhante ao de uma pêra (que deu origem à denominação varietal).
Características do sabor
A polpa do Bulbo é carnuda. A suculência moderada é típica dela. A doçura é característica - já que o teor de açúcar chega a 5,6%. Mas a doçura é compensada por uma adição agridoce agradável. Existem poucas sementes em cada fruta, por isso não têm um efeito negativo na percepção das bagas.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence ao grupo intermediário inicial. Normalmente, passam 110-115 dias entre o aparecimento dos brotos verdes do Bulbo e a colheita dele. No entanto, às vezes esse período pode variar dependendo das condições climáticas e da tecnologia agrícola. Além disso, a coleta de frutas continua durante todo o período de cultivo. Você só precisa esperar que eles amadureçam totalmente.
Produção
Em termos de produtividade, o Bulb pode se tornar um enchimento confiável para caixas. A capacidade declarada de produzir até 8 kg de bagas por 1 m2. Deve-se ter em mente que tal eficiência só é alcançada com tecnologia agrícola impecavelmente competente.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
É necessário semear em recipientes durante o março. Normalmente, leva 60-65 dias para os arbustos de mudas se desenvolverem. Mas, em um caso específico, a formação e o fortalecimento das mudas podem ocorrer de forma mais rápida e mais lenta. Nas regiões do sul da Rússia, em clima favorável, as mudas podem ser iniciadas já na última década de fevereiro. No norte da parte europeia, não faz sentido fazer antes de 1º de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se organizar os arbustos de tal tomate de acordo com a regra de 400x400 mm. Não adianta procurar outras opções de plantio - com certeza serão menos produtivas do que as recomendadas pelos fornecedores de material de plantio. É importante notar que em algumas fontes é aconselhável escolher um sistema de 400x600 mm. Mas os jardineiros terão de segui-lo por sua própria conta e risco.
Crescendo e cuidando
Amarrando um tomate Uma lâmpada será necessária. A modelagem do arbusto também terá que ser feita. Em campo aberto, é necessário formar plantas em 1-2 hastes. Se forem plantadas em estufas, é preferível manter 3 ou até 4 hastes. A resistência ao craqueamento dos frutos é alta - mas é extremamente importante excluir todos mesmo o excesso de irrigação, contribuindo para essa patologia.
Para o cultivo de mudas, uma mistura de solo contendo grama de jardim é usada. A desinfecção do solo auto-preparado é realizada com uma solução saturada de permanganato de potássio. As mudas geralmente eclodem 5 dias após o plantio. Faz sentido fazer a primeira alimentação das mudas após a colheita; Recomenda-se a mistura inicial do substrato com fertilizante mineral.
Nos últimos 7 dias antes do transplante, as mudas devem ser endurecidas. Para que as plantas resistam melhor a esse efeito, elas são regadas com menos frequência do que antes. A terra no local de cultivo final é preparada no outono. Antes de plantar um tomate, ele deve ser desinfetado com o mesmo permanganato de potássio. Quando o plantio é concluído e os buracos são cobertos com terra, eles são regados e cobertos com cobertura morta.
Recomenda-se inclinar os caules dos tomates crescidos para o norte. No futuro, eles próprios assumirão a posição mais correta. Os pontos de crescimento devem ser comprimidos no final da estação de crescimento. Kemira e Agricola são os melhores fertilizantes minerais. Obtém-se um resultado muito bom com infusões de urtiga e cálice.
É muito benéfico complementar essas formulações com fermento fermentado. A remoção de enteados ocorre 1 vez em 10-12 dias. Palha ou estrume verde ceifado é usado como cobertura morta. A escolha é feita na fase de 2 ou 3 folhas verdadeiras. Não há mais sutilezas ao crescer.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Nas descrições da cultura pelos agricultores, chama-se a atenção a menção do sabor agradável. Além disso, cultivá-lo é muito simples e fácil. Partir não é nada incomum para os amantes de tomate. Esta cultura também não apresenta nenhuma outra surpresa especial.