- Autores: Kondratyeva I.Yu.
- Ano de aprovação: 2003
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 55-60
Para fazendeiros e moradores de verão, o tipo de tomate mais aceitável para o cultivo é a variedade que não é caprichosa de cuidar, altamente produtiva, versátil no uso e também não ocupa muito espaço no local. Um representante marcante dessas variedades é o tomate Lakomka.
História de criação
A primeira variedade Lakomka é fruto do trabalho bem-sucedido de criadores russos sob a liderança de I. Yu. Kondratyeva. Criada há mais de 20 anos e inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia e aprovada para uso em 2003. Recomendado para cultivo em todas as regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
O tomate gourmand é um arbusto de baixo crescimento, de tipo determinante, cuja altura não ultrapassa 55-60 cm, planta semi-extensa, com espessamento moderado de folhas verdes, sistema radicular desenvolvido e inflorescência de tipo simples. O primeiro cacho de fruto é formado acima de 8-9 folhas, onde 4-6 ovários são formados.
No cultivo de uma cultura, recomenda-se formar um arbusto em 1 caule, uma liga, pois o caule e os galhos sob o peso do tomate podem ceder e quebrar, bem como a observância obrigatória da densidade. Alguns jardineiros experientes acreditam que é possível formar 2-3 hastes, o que irá melhorar os indicadores de rendimento. Também não deve colher o excesso de folhas, uma vez que a folhagem da planta é bastante fraca. O arbusto não precisa ser pregado, pois os novos enteados crescem muito lentamente. O tomate Lakomka é uma variedade versátil, deliciosa, fresca, processada e enlatada.
As principais qualidades da fruta
O tomate Gourmet é um vívido representante dos tomates de tamanho médio, cujo peso varia de 100 a 120 gramas. No estado de plena maturação, o fruto é uniformemente colorido em uma cor carmesim brilhante e, na forma não madura, os frutos são verdes claros com uma mancha na base, que passa à medida que amadurecem. O formato do tomate é clássico, redondo, conhecido pela maioria dos tomates. Bagas com aproximadamente a mesma forma e tamanho crescem. A casca dos bagos é perfeitamente lisa e brilhante, sem estrias. Apesar de a casca dos frutos ser fina, protege-os perfeitamente do aparecimento de fissuras na superfície. Além disso, a variedade é caracterizada por uma boa transportabilidade.
Características do sabor
Os tomates Lakomka cativam com o seu sabor. São muito saborosos, adocicados, com leve acidez. A polpa dos bagos é carnuda, densa, açucarada, com pequena quantidade de sementes, mas também sem miolo branco. O aroma do tomate é picante, pronunciado. Quanto à suculência, é alta, totalmente sem aguadas.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates desta espécie pertencem à classe dos vegetais de amadurecimento precoce. Passam menos de 4 meses (105-110 dias) desde o momento da plena germinação dos rebentos até ao aparecimento dos frutos maduros nas mãos. A fase de amadurecimento dos frutos não se prolonga, ou seja, os tomates amadurecem ao mesmo tempo. Julho é um período ativo para a colheita de tomates deliciosos e maduros. Alguns agricultores e agrários afirmam que este tipo de tomate pode ser colhido várias vezes por temporada.
Produção
Como mostra a prática, o rendimento da variedade é impressionante, apesar de os arbustos serem bastante compactos e o período de frutificação não tardar. Respeitando todas as regras agrotécnicas, até 6-7 kg de tomate podem ser retirados de 1 m2. O cultivo em uma estufa rende ainda mais - até 15-18 kg de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Semear as mudas é melhor no final de março - 55-60 dias antes do transplante para o jardim. É melhor cobrir imediatamente as mudas com vidro ou polietileno, o que irá acelerar significativamente o processo de germinação das sementes. As mudas crescem bem em uma sala com temperatura de + 22 ... 25 graus, que é bem iluminada 14-16 horas por dia. Na fase de aparecimento de 3 folhas, pode-se fazer uma escolha. De 10 a 14 dias antes do transplante, os arbustos devem ser endurecidos, expondo-os ao ar puro, o que ajudará as plantas a se adaptarem de forma rápida e sem estresse às novas condições de crescimento.
Você pode transplantar mudas para o solo no estágio em que o arbusto tem de 6 a 7 folhas verdadeiras. Neste caso, a temperatura média diária do ar deve ser + 12 ... 15 graus. Se estiver planejado plantar arbustos sob um abrigo de filme, isso pode ser feito em meados de maio, e nas canteiras - no início de junho. Após o plantio no solo, abrigar com spunbond ou fibra agrícola ajudará a proteger os arbustos das mudas da geada.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma hortaliça, é fundamental observar a densidade e o padrão de plantio dos arbustos. Recomenda-se o plantio de até 6 a 7 arbustos de mudas por 1 m2, o que permitirá que a planta cresça e se desenvolva. O layout ideal para pouso é 50x40 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade é cultivada de forma simples como muda. Os tomates adoram solos soltos, respiráveis, férteis e moderadamente úmidos. O gourmet, como todas as outras variedades de tomate, precisa de cuidados. São elas: regar regularmente, fertilizar, afrouxar, cobrir com cobertura morta e capinar o solo, a formação e amarração de arbustos, a remoção de folhas que sombreiam tomates e enteados crescidos (com mais de 4 cm de comprimento), a prevenção de vírus. Ao cultivar uma safra em condições de estufa, não se esqueça da ventilação regular.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem alta imunidade a infecções e vírus comuns de tomate. Os tomates evitam a requeima devido ao fato de que amadurecem rapidamente. A pulverização oportuna com preparações especiais ajudará a proteger a cultura da invasão de insetos. Além disso, essa espécie apresenta resistência genética à podridão apical. O lado fraco da variedade é considerado imunidade insuficiente a doenças fúngicas.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates são pouco exigentes para as condições de cultivo. Eles podem facilmente suportar o calor prolongado e a seca no verão, bem como resistentes às chuvas prolongadas. Além disso, a cultura tolera variações bruscas de temperatura. A única coisa que deve ser controlada é o nível de umidade, cuja falta ou excesso pode causar algumas doenças nas plantas.
Regiões em crescimento
A cultura cresce em todas as zonas climáticas, não apenas na Rússia, mas também na Ucrânia e na Moldávia. Para uma colheita abundante, é necessário selecionar as condições ideais de cultivo - estufas de filme ou aquecidas, ou um canteiro em um terreno particular.
Visão geral da revisão
Os tomates Gourmand são os favoritos de muitos residentes e agricultores de verão. Isto deve-se às inúmeras vantagens desta espécie - rendimentos abundantes e estáveis, cuidado despretensioso, compactação dos arbustos, maturação rápida e precoce, bem como excelente sabor.
As desvantagens da variedade, segundo as avaliações dos jardineiros, incluem o aparecimento de fissuras na casca durante o tratamento térmico dos tomates e uma imunidade pouco forte a doenças fúngicas.