- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 98-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-70
- Característica de Bush: forte, compacto
- Cor de fruta madura: Vermelho
Ao plantar tomates em um terreno particular, o residente de verão escolherá definitivamente uma variedade de tomate maduro cedo que não requer tecnologia agrícola complexa, dá colheitas abundantes e praticamente não adoece. Isso inclui a variedade primitiva Labrador, que cresce bem tanto em canteiros quanto em estufas.
História de criação
Este tipo de tomate foi cultivado há relativamente pouco tempo - menos de 10 anos atrás, mas imediatamente chamou a atenção de jardineiros e fazendeiros. Criadores amadores domésticos trabalharam na criação da variedade. Hoje, este tipo de tomate não está incluído no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa, no entanto, é muito procurado pelos produtores de vegetais devido ao seu amadurecimento precoce e cuidado despretensioso. A variedade é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
A variedade de tomate Labrador pertence à categoria de tomates padrão. É uma planta determinante de baixo crescimento, atingindo uma altura de 50-70 cm. Os arbustos caracterizam-se por espalhar, pouco espessamento da folhagem de cor verde escura, um caule poderoso com um grande número de rebentos, um sistema radicular desenvolvido que dá vitalidade à planta, além de um tipo simples de inflorescência. O primeiro cacho do fruto é formado acima da 7ª folha, onde existem até 5-7 ovários (frutos). Ao cultivar um tomate, é recomendável formar arbustos em um caule - há 5 escovas de frutas suficientes na planta. Segundo os jardineiros, é necessária uma liga, apesar da força do caule e da flexibilidade dos ramos, e não há necessidade de beliscar.
As principais qualidades da fruta
O tomate Labrador é um tomate de tamanho médio que ganha peso de 80-150 gramas. A baga tem uma forma incomum em forma de maçã com uma superfície perfeitamente lisa, sem o menor traço de nervuras. Quando totalmente maduro, o tomate apresenta uma cor vermelha profunda e, quando verde, é verde claro. A casca dos bagos é fina e brilhante. A transportabilidade da variedade é fraca e a qualidade de conservação é curta, portanto, após a colheita, a safra deve ser processada.
Características do sabor
O tomate Labrador é dotado do sabor clássico de muitas variedades de tomate. As bagas têm um sabor doce e azedo, e o aroma é picante e rico. A polpa do fruto é densa, carnuda, bastante suculenta, com pequeno número de sementes. A variedade é universal, portanto é consumida in natura, enlatada, salgada, processada em molhos, purê de batata, macarrão.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates Labrador representam a classe ultraprimeira. Do aparecimento de brotos inteiros aos frutos maduros em um arbusto, passam-se 98-105 dias. A cultura frutifica por muito tempo, o que permite desfrutar de tomates frescos por um longo período. O amadurecimento ocorre de forma amigável, você pode colher com pincéis. A fase ativa de frutificação ocorre em junho-julho. É característico que na fase de plena maturação os bagos não se esfarelem nem se partam.
Produção
Os excelentes indicadores de rendimento desta variedade são uma das vantagens da cultura. Cumprindo todas as regras da tecnologia agrícola, até 2,5 kg de fruta podem ser retirados de um arbusto por safra. Ao cultivar tomates em uma estufa, os rendimentos podem ser ligeiramente maiores.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura de mudas é realizada no início da primavera: final de março - início de abril.As sementes são classificadas e desinfetadas preliminarmente. Os primeiros brotos aparecem em 5-8 dias. As mudas crescem bem em uma sala moderadamente quente (+ 16 ... 18 graus) e suficientemente iluminada. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas, deve-se realizar um mergulho. Recomenda-se endurecer os arbustos ao ar livre 8-12 dias antes de transplantá-los para o solo.
A transferência para um canteiro de jardim é realizada quando o ar está aquecido até +17 graus e não há risco de geadas noturnas. Na maioria das vezes, a fase de plantio de plantas em local permanente ocorre em maio-junho. Se houver previsão de geadas noturnas, os arbustos devem ser protegidos com agrofibra durante a noite.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para que a planta cresça e frutifique, é necessário observar a densidade e o padrão de plantio. Como a planta é compacta, 5-6 arbustos de mudas podem ser plantados por 1 m2. O layout ideal para pouso é de 40x40 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura da beladona é cultivada pelo método de mudas. O local é pré-limpo de ervas daninhas, fertilizantes são aplicados, umedecidos e totalmente escavados para melhorar a troca de ar. O melhor local para o cultivo de tomate Labrador é considerado a área onde anteriormente eram cultivados cenoura, repolho, pimentão e alho.
O tomate Labrador precisa de cuidados de rotina, que incluem regar com água parada, soltar o solo, aplicar fertilizantes minerais e orgânicos, amarrar arbustos e medidas preventivas de proteção contra vírus e insetos. A ventilação obrigatória é realizada em estufas. Se você não quiser amarrar arbustos com bagas maduras, é recomendável colocar uma camada densa de palha sob as plantas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da cultura é suficiente para resistir a muitas doenças do tomate, mas é necessário proteger a planta da invasão de pragas em tempo hábil. A mosca-branca, o urso, o pulgão e o verme são especialmente perigosos para os pés de tomate, dos quais a proteção será fornecida pulverizando-se com preparações especiais (inseticidas). De acordo com os cientistas, a variedade da requeima não sofre, mas se infectada, a planta doente deve ser imediatamente removida e queimada.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é bastante resistente ao estresse. Ele não tem medo de oscilações bruscas de temperatura, calor prolongado e seca. O único fator do qual a cultura deve ser protegida são as correntes de ar e os ventos fortes. Além disso, ao cultivar tomates, vale a pena controlar o nível de umidade do solo.
Regiões em crescimento
A variedade cresce bem e dá frutos em todas as regiões da Rússia. Nas zonas climáticas do norte, é melhor cultivar tomates em estufas de qualquer tipo, e em regiões mais quentes - em canteiros. Recentemente, a cultura é cultivada de boa vontade no território da Ucrânia e da Moldávia.
Visão geral da revisão
Apesar do fato de que esta variedade de tomate é relativamente nova, é amplamente cultivada por agricultores experientes e jardineiros novatos. Ela cativa com cuidado despretensioso, alta imunidade a muitas doenças, safras abundantes e estáveis, bem como qualidades de sabor incrivelmente altas do tomate.
Junto com suas muitas vantagens, também existem desvantagens para a cultura. As principais desvantagens incluem o curto tempo de armazenamento do tomate e a falta de sementes.