- Autores: DENTRO E. Blokin-Mechtalin
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: superdeterminante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-60
- Característica de Bush: compacto
- Folhagem: fraco
Plantar e cuidar do tomate é fácil, como resultado, frutas saborosas e saudáveis podem ser cultivadas mesmo em uma área pequena. A cortesã pertence às variedades exigentes, apesar disso, ainda é obrigada a seguir as regras da tecnologia agrícola.
Descrição da variedade
A variedade híbrida Courtesan pertence ao tipo de crescimento superdeterminado. Estufas de filme e campo aberto são ideais para o cultivo.
Os arbustos são subdimensionados, com altura máxima de 60 cm. Muito compactos, não ocupam muito espaço. A folhagem é fraca. Na formação, você pode deixar de 2 a 3 hastes.
Frutas de cortesia são um ótimo complemento para a mesa fresca. Eles não são usados para enlatados.
As principais qualidades da fruta
Quando os tomates estão maduros, eles apresentam uma atraente cor vermelha. As frutas podem ganhar peso em até 60 gramas. Eles são em forma de coração. Até 12 tomates crescem em um pincel.
Os tomates de pele grossa escondem a carne suculenta por dentro.
Características do sabor
Frutas de cortesia apresentam leve acidez, mesmo quando maduras.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao ultra-precoce.
Produção
Com os devidos cuidados, a Courtesan demonstra alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Após o plantio das sementes em vasilhames, após 55-60 dias, as mudas podem ser plantadas em local permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Com este tipo de tomate, é utilizado um esquema de plantio, no qual podem ser colocados no solo até 4 arbustos por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Apesar da compactação dos arbustos de Cortesã, o tomate requer tanto alfinetes como uma liga. O excesso de brotos começa a ser removido uma ou duas semanas após o plantio das mudas no solo. Não há necessidade, o tomate só fica sobrecarregado e dá frutos menores.
A cortesã está amarrada a treliças ou estacas. Podem ser usados cordéis simples ou laços de plástico. Sem a liga, a planta vai cair ao chão, pois muitos frutos se depositam nas escovas, que se derramam e ficam muito pesadas.
Antes de plantar tomates Cortesã no solo, é necessário prepará-lo bem. É necessário cavar o solo no início da primavera a uma profundidade de 30-50 cm, adicionar composto. O pH deve estar entre 5,5 e 6,5.
A melhor época para o plantio do tomate dessa variedade é a partir de 15 de maio, quando já passou o perigo das geadas primaveris.As mudas devem ser plantadas em dia nublado, em terreno bem aquecido pelo sol, para então enraizar melhor.
Os rebentos de tomate cortesão devem ter 15-30 cm de altura, ter 5-7 folhas e um sistema radicular saudável. As mudas plantadas são plantadas em covas pré-preparadas, espalhando as raízes nelas para que não fiquem dobradas.
A variedade descrita requer apoio, portanto, a cada arbusto, deve-se cravar imediatamente uma estaca de madeira, à qual o arbusto é posteriormente amarrado. A altura da estaca deve coincidir com a altura máxima da planta para que ela possa suportar o estresse da fruta.
A estaca afunda no solo a uma profundidade de 30 cm, mas não mais. Os tomates são amarrados frouxamente com uma corda ou jugo. É importante não danificar a haste, não apertar muito.
No outono, um ano antes do plantio do tomate Cortesã, o solo é fertilizado com composto e esterco. Assim, o substrato será enriquecido com nitrogênio, o que terá um efeito positivo no desenvolvimento das plantas durante o período vegetativo.
Lembre-se de não usar esterco e composto durante o plantio, pois o fertilizante tem muito pouco tempo para penetrar no solo. O tomate cresce mal em estrume fresco e seu sistema radicular pode ser queimado.
Uma das maneiras mais eficazes de aplicar o revestimento superior é pulverizando. Na primeira estação de cultivo, o nitrogênio é usado, então o fósforo é necessário. Além do fósforo, a Courtesan precisa de componentes como o magnésio, que estimula o processo de fotossíntese, e o molibdênio, que acelera a absorção do nitrogênio na planta.
Durante a floração, é necessário o uso de cobertura, que inclui fósforo, potássio, magnésio e ferro. O nutriente mais importante nesta fase é o potássio, pois tem um grande efeito no desenvolvimento dos frutos. Se o solo for pobre em potássio, podem ser usados sais de potássio.
Na fase de frutificação e desenvolvimento, a Cortesã está exposta a diversos tipos de doenças. As infecções são neutralizadas pelo cálcio, que também é adicionado ao solo como aditivo. O mesmo elemento contribui para o correto desenvolvimento da fruta.
A rega pode ser feita em conjunto com a fertilização. Se a cortesã for irrigada em quantidade insuficiente, os frutos serão pequenos e insípidos. O método de regar os tomates depende do estágio de crescimento da planta. Regue generosamente, duas vezes por semana, antes que apareça a fruta. Trata-se de colocar a água profundamente no solo. A umidade é aplicada apenas na raiz, enquanto as folhas e os brotos devem permanecer secos.
Após o aparecimento dos frutos, o método de rega muda. O solo é umedecido três vezes por semana, mas menos abundantemente. Este método de irrigação do solo permitirá que você obtenha tomates grandes e de alta qualidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cortesã tem excelente resistência à requeima, mas a variedade deve ser tratada para outras doenças.
Para prevenir a ocorrência da praga da batata, é necessário evitar o cultivo de cortesãs nas proximidades das batatas. A propagação da doença pode ser evitada removendo as plantas afetadas e borrifando um fungicida. Em princípio, a maioria das doenças pode ser combatida com fungicidas de qualidade.
Além de organismos patogênicos, o Courtesan também pode ser afetado por insetos, por exemplo, pulgões e ácaros. Se você pode facilmente manusear o primeiro com um jato de água, então com um carrapato vale a pena usar uma infusão de alho e óleo de nim. Uma solução de sabão inseticida tem um bom efeito sobre os insetos.
Regiões em crescimento
A principal região de cultivo da variedade em questão é Uralsky.