- Autores: Dubinin S.V., Kirillov M.I.
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Nas condições de um verão curto, o mais ideal para o cultivo em canteiros e estufas de filme é uma variedade de tomates de maturação precoce ou ultraprecoce. Isso inclui um tomate híbrido com o belo nome de Cupido.
História de criação
O híbrido de tomate Cupido foi criado por um grupo de criadores russos liderado por Dubinin e Kirillov em 2003. A variedade juntou-se às fileiras das realizações de reprodução da Rússia e foi incluída no Registro do Estado um ano depois - em 2004. A safra de beladona foi dividida em todas as zonas climáticas da Rússia. Pode ser cultivada tanto em estufas como em terreno aberto.
Descrição da variedade
A planta Cupido é caracterizada por baixa estatura e determinismo. Arbustos compactos atingem 60 cm, têm um espessamento fraco com pequenas folhas verdes, caule central forte, ramificação moderada, sistema radicular desenvolvido e inflorescência simples.
O primeiro cacho de frutos é formado acima de 5-6 folhas, onde 3-6 ovários (frutos) são formados. Durante o cultivo, não é necessária a formação e amarração de arbustos, mas não se pode prescindir da retirada de enteados desnecessários, pois a circulação do ar deve ser garantida.
As principais qualidades da fruta
O tomate Cupido pertence a variedades de frutos grandes. Em média, um legume ganha peso de 80 a 100 G. O tomate é caracterizado por uma forma arredondada regular sem nervuras visíveis. Às vezes, os tomates são ligeiramente achatados. No estado de plena maturação, o tomate adquire uma cor vermelho vivo, bastante uniforme. Quando verde, o fruto é verde claro, sem manchas na base. A casca dos bagos é densa, lisa e com brilho, o que protege perfeitamente contra fissuras, além de garantir a transportabilidade e a boa conservação da fruta.
Os tomates Cupido têm um propósito universal, por isso são comidos frescos, enlatados e processados para temperos. Os tomates são ideais para enlatar frutas inteiras.
Características do sabor
O sabor dos vegetais é doce e azedo, harmoniosamente complementado por um aroma picante pronunciado, que nem todas as variedades híbridas têm. A polpa do tomate é carnuda, densa, suculenta, sem aguada. Existem poucas sementes na polpa.
Amadurecimento e frutificação
A cultura pertence à categoria de variedades precoces de tomate. A partir do momento em que apareceram os primeiros brotos, passam-se apenas 3 meses (90 dias) até que os tomates amadureçam totalmente no pincel. As bagas amadurecem juntas.
Produção
Este tipo de tomate é de alto rendimento. Com tecnologia agrícola adequada, 6,6 kg de frutos maduros podem ser colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura é realizada em março-abril (dependendo do clima e das condições de cultivo). A semente é desinfetada preliminarmente e tratada com um estimulador de crescimento. Para melhor germinação, os sentidos da caixa podem ser recobertos com plástico ou vidro. O mergulho (sentar em recipientes separados) é realizado na fase do aparecimento de 2-3 folhas no arbusto. O fácil endurecimento das mudas 10 dias antes do transplante para o jardim permitirá que as plantas se adaptem rapidamente às novas condições de cultivo.
O desembarque é realizado em maio. Os arbustos devem ser fortes, ter 4-6 folhas. As plantas são transplantadas para solo aquecido quando a temperatura média diária atinge + 12-15 ° C.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No plantio de mudas é imprescindível observar a densidade de plantio, bem como plantar os arbustos de acordo com um determinado padrão, o que proporcionará iluminação e circulação de ar suficientes. A densidade de plantio pressupõe a colocação de 3-5 arbustos por 1 m2. Um esquema de 30x50 cm é considerado aceitável para o plantio.
Crescendo e cuidando
A variedade é cultivada pelo método de mudas. Solo solto, respirável, fértil e úmido é considerado ideal para crescimento e frutificação. O melhor local será uma área onde culturas como repolho, rabanete ou cenoura foram cultivadas anteriormente.
O Cupido necessita de cuidados integrais, que consistem nas seguintes atividades: regar com água morna, fertilizar, soltar o solo, retirar enteados e folhas extras dos arbustos, ventilação regular (se a planta for cultivada em casa de vegetação), bem como a prevenção de vírus e infestações de insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem alta imunidade, por isso carrega muitas doenças do tomate (vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium). Devido ao período de amadurecimento precoce, os tomates contornam com sucesso a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta tolera facilmente aumentos bruscos de temperatura. Além disso, a cultura da beladona é resistente ao estresse, não reage à seca e ao calor prolongados.
Regiões em crescimento
Uma variedade de tomates pode crescer em absolutamente qualquer zona climática, não apenas na Rússia, mas também na Ucrânia e na Moldávia.
Visão geral da revisão
O Cupido de Tomate é amplamente cultivado tanto por residentes de verão quanto por fazendeiros, pois atrai com safras abundantes e estáveis, excelente sabor e capacidade de manter sua apresentação por muito tempo.