- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
A cada estação, os residentes de verão diluem sua variedade de tomates cultivados com mais e mais novos tipos. Os principais critérios de seleção são rendimentos altos e estáveis, resistência ao estresse e facilidade de cultivo. É a esses tipos de erva-moura que pertence a variedade precoce de tomates Kupchikha.
História de criação
Uma das primeiras variedades híbridas Kupchikha foi desenvolvida por um grupo de criadores russos em 2009. Um ano depois (em 2010), o tomate entrou no registro de melhoramento da Federação Russa e também foi aprovado para uso. As regiões de cultivo recomendadas são todas as zonas climáticas do país. A safra de beladona cresce com sucesso tanto em estufas, quanto em estufas e nos canteiros de chalés de verão.
Descrição da variedade
A esposa do comerciante é um tomate determinante de altura média, crescendo até 700-800 mm. A planta híbrida tem um espessamento moderado com grande folhagem verde escura, um forte caule central com ramos frágeis, um poderoso sistema de raízes e inflorescências simples. É caracterizada pelo tipo de frutificação carpal. Uma escova libera 5-6 ovários (tomates).
Ao cultivar uma cultura, é recomendado formar um arbusto em 1 caule, extremamente raramente em 2-3 troncos, amarrá-lo a um suporte, caso contrário, galhos frágeis cederão e quebrarão sob o peso de tomates pesados. A planta não precisa ser pinçada, pois o crescimento de novos enteados é muito lento, mas é preciso se livrar do excesso de folhagem, pois pode bloquear o acesso da luz aos frutos.
As principais qualidades da fruta
A esposa do comerciante representa uma classe de tomates de frutos grandes. É caracterizada por uma forma plana e redonda com nervuras ligeiramente pronunciadas. A cor do tomate é clássica - vermelho vivo quando maduro. Quando ainda não maduro, o tomate é verde, com uma mancha clara na base. Tomates gigantes em média ganham peso de até 200-250 gramas. A casca do vegetal é perfeitamente lisa, com transbordamentos claros, fina mas forte, protegendo bem a fruta de estalar. Além disso, o tomate é transportável e possui uma longa vida útil: os vegetais podem ser armazenados por 45 dias.
Características do sabor
Os tomates são deliciosos. São adocicados, sem a menor acidez, bem complementados pelo tempero aromático presente em muitos tomates. A polpa dos bagos é carnuda, moderadamente densa, com um número limitado de sementes, muito suculenta, mas não aquosa. Devido à sua suculência, os tomates são ideais para processamento em molhos, molhos.
Amadurecimento e frutificação
A esposa do comerciante é uma espécie precoce de erva-moura. Da fase de germinação ao tomate maduro na escova, 3 meses se passam (90-95 dias). A frutificação na cultura é precoce e amigável, o que permite retirar tomates com cachos inteiros de frutas. A volta das frutas ocorre em julho. Às vezes, os tomates começam a cantar a partir do final de junho.
Produção
O rendimento da colheita é excelente. É característico que em terreno aberto os indicadores sejam ligeiramente mais elevados do que em estufas e estruturas de estufas. Sujeito a todas as regras agrotécnicas, 1 m2 dá até 9,2 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A melhor maneira de semear as sementes é no final de março. A germinação das mudas é realizada em uma sala com temperatura de + 20-22, onde há iluminação suficiente por mais de 14 horas por dia. Vidro ou filme irão acelerar o processo. Após o crescimento de 2-3 folhas, é realizado um mergulho. Por 10 dias antes do transplante, as plantas precisam ser endurecidas na rua.
A transferência para o jardim é feita quando o arbusto já tem 6 a 7 folhas e 1 cacho de fruta. O procedimento é realizado na segunda quinzena do último mês da primavera.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O traçado e a densidade dos arbustos de mudas são muito importantes no processo de crescimento, por isso devem ser observados. Devido ao fato de que os pés de tomate são moderadamente compactos, 3-4 plantas podem ser colocadas por 1 m2. Ao desembarcar, é necessário seguir o esquema 50x60 cm.
Crescendo e cuidando
Para um crescimento saudável, as mudas precisam de um solo solto, fértil e úmido, livre de ervas daninhas. O melhor lugar para crescer é o solo em que o repolho ou a abóbora foram cultivados anteriormente. O cuidado integral do tomate inclui irrigação regular, fertilização, afrouxamento do solo, modelagem e amarração de um arbusto, bem como prevenção de doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta imunidade. A variedade é imune à murcha de fusarium e verticilose. O tomate é exposto a fitoforese apenas se crescer em um ambiente excessivamente úmido. A pulverização oportuna com uma solução especial salvará da invasão de pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura tem excelente tolerância aos fatores de estresse: flutuações de temperatura, seca, calor. A planta é afetada negativamente pelo excesso de umidade do ar, que pode levar ao desenvolvimento da mancha marrom.