- Autores: Empresa Syngenta
- Apareceu ao cruzar: tomate caseiro x tomate selvagem
- Sinônimos de nomes: Kumato
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para estufas
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: alta
Entre a coleção de milhares de tomates, há tão raros ou especiais que suas sementes são quase impossíveis de comprar ou conseguir. Uma dessas variedades incomuns e de difícil acesso é o indeterminado tomate chokeberry preto Kumato (sinônimo de Kumato), cujas bagas são utilizadas para consumo in natura. Eles são conservados por jardineiros curiosos, no entanto, eles notam que os frutos não têm um gosto bom em conservação - eles perdem um bouquet único, por causa do qual é apreciado não só pelos consumidores, mas também pelas cozinhas de restaurantes caros. A variedade foi criada para cultivo em estufas.
História de criação
A variedade não está listada na Rosreestr, é extremamente difícil comprar sementes, já que a marca pertence à empresa suíça Syngenta. A empresa vende sementes a um preço alto e em quantidades limitadas. Não existem estatísticas exatas sobre a qualidade das sementes obtidas em casa e as avaliações dos usuários são bastante contraditórias. Alguns elogiam o sabor da "prole" cultivada em seu próprio material escolhido a dedo. Outros jardineiros notam a perda do buquê único da "fonte". No entanto, as sementes originais dão plantas com bagas de um sabor tão invulgar que, uma vez cultivadas, já não é possível retirar qualquer variedade da colecção. Segundo as escassas informações da empresa, o tomate surgiu a partir do cruzamento de plantas "domésticas" e "silvestres".
Descrição da variedade
Arbusto alto indeterminado (150-220 cm) forma fortes brotos cerdosos semelhantes a lianas de folhagem média. O prato raso e frondoso verde escuro tem uma forma tradicional, aroma e ligeira dissecação. O sistema radicular é poderoso, crescendo a uma profundidade de 20-25 cm e meio metro de largura. As inflorescências são simples, formam até 8 ovários. O primeiro pincel aparece acima da 10ª folha, depois de 1-2 cortes.
As principais qualidades da fruta
Frutos arredondados de tamanho médio (80-125 g), verde-escuros em estado imaturo, mudam de cor para um chocolate nobre (às vezes passando para púrpura) ou castanho-avermelhado na fase de maturação. O fruto é nivelado, tem alto efeito decorativo, boa conservação (até 2 semanas) e transportabilidade. Características de um tomate incomum não apenas no sabor, mas também no alto teor de oligoelementos:
fibra, enxofre, frutose;
licopeno, antocianinas, ferro;
vitaminas dos grupos B e C, sais de silício, sódio, fósforo e potássio.
A baga é indicada para pessoas com problemas do aparelho cardiovascular, em pós-operatório de reabilitação. É considerado dietético devido aos seus antioxidantes e é utilizado na cozinha infantil.
Características do sabor
A polpa suculenta, densa e marrom-esverdeada, é coberta por uma pele densa de paredes grossas. O sabor adocicado apresenta uma agradável acidez e aroma fresco com notas subtis de melancia. As frutas são consideradas sobremesas, pois superam a maioria das variedades doces na quantidade de açúcares.
Amadurecimento e frutificação
A variedade tem maturação precoce - nas estufas começa a dar frutos em meados do final de julho. As datas são alteradas em duas semanas se o tomate for cultivado ao ar livre.
Produção
As plantas, cujas sementes foram adquiridas do originador, se distinguem por seus altos rendimentos - um arbusto rende até 8 kg de tomates.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para mudas, a semeadura é realizada na primeira década de março, o tempo recomendado para o transplante para o solo é de 60 a 65 dias após a semeadura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Deve haver 50 cm entre as raízes, o mesmo nos corredores. 4 raízes são plantadas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Kumato é cultivado em mudas. As plantas estão prontas para o transplante no estágio de 3-4 folhas verdadeiras. A variedade é exigente quanto às condições de cultivo. O solo deve ser fértil, respirável e o nível de pH neutro. A sombra da baga depende da luz e do calor, portanto, a estufa deve ser localizada em um espaço aberto. A preparação do terreno começa no outono. A matéria orgânica é introduzida para cavar. Uma vez que a rotação de culturas em estufas é impossível, é mais correto semear adubos verdes após a colheita e remoção das plantas dos cumes. Eles não apenas enriquecem o solo com nitrogênio, mas também o tornam mais solto.
Na primavera, são realizadas atividades mais extensas de preparo do solo. Solos ácidos podem ser desoxidados com farinha de osso ou dolomita, giz, cal. As cristas são enriquecidas com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais são aplicados e cinzas de madeira são adicionadas. Este último é rico em oligoelementos e neutraliza o aparecimento da requeima. Arbustos altos precisam de apoio, então estacas são instaladas nos buracos, equipam uma treliça. As mudas são endurecidas 1-2 semanas antes do plantio no solo. Bandejas com copos são levadas para a rua, acostumando plantas delicadas às condições ambientais e ao sol forte. Ao final das atividades de endurecimento, os animais jovens já devem estar em estufas 24 horas por dia. Porém, após o transplante, é necessário monitorar cuidadosamente seu estado, primeiro à sombra da luz solar direta, até que o sistema radicular fique mais forte.
Os cuidados incluem regar, remover ervas daninhas, soltar, amontoar, higienizar e alimentar. A primeira alimentação é realizada 2-3 semanas após o plantio, até que a planta tenha nutrientes suficientes introduzidos na cova antes do plantio. Durante o início da floração, a muda precisa de nitrogênio. Durante o período de brotamento, são introduzidas preparações de fósforo e potássio. Além disso, o "estrangeiro", como os "nativos", responde com gratidão a alimentos adicionais em forma de "chá verde" (infusão de urtiga e sobras de pão), bem como a uma solução de verbasco fresco (0,5 litros por 10 - balde de litro com água limpa).
A rega deve ser tratada com cuidado - o alagamento pode provocar requeima. O solo deve ser umedecido no máximo 1-2 vezes por semana. É necessário ventilar a estufa. As folhas inferiores são retiradas completamente após a formação do pincel e do ovário, durante o amadurecimento em massa dos frutos, a rega é interrompida, quase toda a folhagem retirada.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Ainda não existem estatísticas sobre imunidade, mas muitos jardineiros que cultivam uma safra em suas parcelas observam uma alta resistência à requeima e cladosporium. Em qualquer caso, você não deve esperar a manifestação da doença - tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são necessários.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é caracterizada por ter boas propriedades adaptativas. Ele se adapta rapidamente aos extremos diários de temperatura, tolera bem o calor. Uma grande quantidade de CAT estimula a formação de um pigmento mais escuro - quanto mais ao sul da região, mais escura é a baga.
Regiões em crescimento
Por se tratar de uma variedade apta para cultivo em casa de vegetação, pode ser cultivada em todas as regiões, mesmo nas setentrionais, desde que observadas as condições da tecnologia agrícola, sejam mantidos a temperatura e o microclima ideais.