- Autores: Maksimov S.V., Klimenko N.N., Sergeev V.V. (LLC "Agrofirma Poisk", Federal State Budgetary Scientific Institution "Federal Scientific Center of Vegetable Growing")
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para varandas, para crescer no peitoril de uma janela
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 30-40
O tomate com o fabuloso nome Chapeuzinho Vermelho pertence às variedades hardy determinantes. Na Federação Russa, esta variedade é cultivada desde 2011. A Chapeuzinho Vermelho é apreciada tanto por principiantes na produção de vegetais como por jardineiros experientes, porque esta variedade pode ser cultivada não só em estufa ou campo aberto, mas também em casa, numa varanda ou peitoril de uma janela.
Descrição da variedade
Chapeuzinho Vermelho é um tipo padrão de tomate. A altura dos arbustos compactos não excede 40 centímetros. A folhagem é moderada, de tamanho médio e de cor verde. Os caules, apesar do tamanho pequeno, diferem em densidade e também não requerem formação do jardineiro. Como a variedade é ampla, pode ser cultivada até em vasos suspensos. A cultura se distingue por inflorescências simples. O caule de um tomate cresce com uma articulação.
As principais qualidades da fruta
Esta variedade produz pequenos tomates cereja pesando apenas 15-20 gramas. O pincel contém 4-5 frutas arredondadas. Tomates formados têm uma tonalidade esverdeada, há uma mancha na área do pedúnculo. À medida que amadurecem, eles mudam de verde para vermelho. Os bagos são revestidos por uma pele densa e lisa. Ele protege a fruta contra rachaduras. Por causa disso, Chapeuzinho Vermelho é frequentemente cultivado comercialmente.
Características do sabor
As bagas da variedade contêm relativamente poucas sementes. A polpa é carnuda, mas macia. O sabor é doce, quase nenhuma acidez é sentida. Devido a essas características de sabor e aparência, Chapeuzinho Vermelho é frequentemente usado para preservar e decorar obras-primas culinárias prontas. Frutas frescas podem freqüentemente ser usadas como um componente da dieta de uma criança ou na dieta alimentar.
Amadurecimento e frutificação
Os primeiros frutos nos arbustos do Chapeuzinho Vermelho aparecem mais perto de 10 de junho. Você pode coletá-los até 20 de agosto. A primeira variedade amadurece em 85-90 dias.
Produção
Os arbustos compactos da variedade proporcionam uma boa colheita. Basicamente, o valor da coleta é de 1,8 kg por m². m de solo. Quando cultivados comercialmente, os jardineiros colhem até 30 toneladas de produtos frescos por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Chapeuzinho vermelho é cultivado usando o método de mudas. As sementes com 2-3 anos de idade, não mais jovens, serão ideais. Recomenda-se desinfetá-los, soluções que estimulem o crescimento também serão úteis. Esta variedade reage muito bem ao suco fresco de aloe vera, que é capaz de fortalecer a imunidade dos futuros arbustos. O plantio deve ser feito no período de 10 a 20 de março, mas se os arbustos continuarem crescendo em casa de vegetação, podem ser plantados nos últimos dias de fevereiro.
Costuma-se semear as sementes da Chapeuzinho Vermelho em um substrato leve e respirável, que consiste em solo de jardim, grama e húmus. Para melhor permeabilidade ao ar, adiciona-se areia lavada do rio e para valor nutricional - fertilização mineral. Você não deve bater no chão. As sementes plantadas são abrigadas e colocadas em local com temperatura estável de +25 graus. Assim que as mudas germinarem, a temperatura precisará ser reduzida para +16 graus. Depois de uma semana, aumente novamente - até 18-20 de calor.
É necessário iniciar o endurecimento dos rebentos jovens 2 semanas antes de desembarcar para um local definitivo. Ao mesmo tempo, as panelas são protegidas de fortes rajadas de vento.Perto de 20 de maio, os brotos podem ser transplantados para um local permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Chapeuzinho Vermelho crescerá bem em lugares onde a erva-moura, leguminosas e repolho eram cultivados anteriormente. Mas os locais onde crescem berinjelas, batatas e pimentões devem ser evitados. Essas plantas darão aos tomates pouca chance de desenvolvimento normal. Quanto ao solo, deve conter cinzas e húmus. Eles podem ser inseridos com antecedência e no momento do plantio.
Os tomates são colocados em pequenos orifícios. É costume cavar não mais do que 3-4 buracos por metro quadrado, então o desenvolvimento será correto. A colocação é realizada de acordo com o esquema 50x30 centímetros. Você pode fazer isso de forma diferente, criando fileiras duplas. Depois de plantados os arbustos, eles são regados, uma cavilha de liga é cravada ao lado deles.
Aqueles que já plantaram uma variedade semelhante dão mais 2 dicas interessantes:
recomenda-se plantar Chapeuzinho Vermelho em dia nublado, e melhor ainda se houver garoa;
as mudas crescerão mais rápido, doerá menos se a terra for derramada com antecedência com uma solução de sulfato de cobre.
Crescendo e cuidando
Para que os ovários se formem a tempo e, subsequentemente, dêem frutos suculentos, os tomates desta variedade requerem uma quantidade suficiente de humidade. Você pode organizar a irrigação por gotejamento no local, economizando tempo. Se esta opção não for possível, você precisa cavar um buraco perto de cada muda e despejar água lá. O arbusto precisa de cerca de 3 litros de cada vez. É melhor dar o líquido à noite, para que durante a noite os tomates tenham tempo de se saturar com ele.
Ao planejar regar suas plantas, você precisa prestar atenção às condições climáticas. Então, no calor extremo, a rega terá que ser mais frequente, na chuva, não é necessária. Depois de molhar o solo, espere algumas horas e comece a afrouxar. Chapeuzinho Vermelho não tolera a presença de uma densa crosta terrestre. E também a rega pode e deve ser combinada com a remoção cuidadosa de ervas daninhas da terra.
No início do desenvolvimento, os tomates da Chapeuzinho Vermelho precisam de nitrogênio. Para preparar o molho de cima com 10 litros de água, misture 0,5 litros de infusão de verbasco e 1 colher de sopa de nitroammofoska. Os tomates também podem ser fertilizados com fertilizantes orgânicos à medida que crescem. Mas é melhor alterná-lo com complexos minerais. As misturas de potássio e fósforo são especialmente necessárias para os tomates. Você não pode fertilizar tomates algumas semanas antes da colheita.
Os tomates desta variedade, segundo o autor, não requerem liga. Mas, na realidade, os jardineiros ainda os amarram. Os arbustos são fortes, mas se houver muitos frutos podem quebrar. Bagas caídas racham e se deterioram, o que não é lucrativo para qualquer cultivo.
Resistência a doenças e pragas
Chapeuzinho Vermelho é uma variedade que pode resistir perfeitamente a verticillium, mosaico de tabaco, murcha de fusarium. Devido à maturidade precoce, a requeima simplesmente não tem tempo para se desenvolver.
Os tomates que crescem em estufas podem ser atacados pela mosca branca. Aqueles que crescem ao ar livre são afetados por pulgões. A solução de sabão verde é a melhor arma contra ela. E também em áreas úmidas, lesmas freqüentemente rastejam. Eles podem se assustar com o cheiro de amônia, bem como por colocar cobertura morta espinhosa (agulhas de pinheiro).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Em quase todas as regiões do país, havia residentes de verão que já haviam cultivado tomates Chapeuzinho Vermelho. As críticas são diferentes. Muito é positivo. Os jardineiros adoram o formato incomum do arbusto, no qual os tomates amadurecem apenas por cima. Os frutos colhidos são utilizados em diferentes colheitas e são frescos. Os residentes de verão afirmam que vivem sem doenças.
As respostas negativas dizem que a variedade tem medo das geadas matinais da primavera e, portanto, em algumas regiões, ela só pode crescer em uma estufa. E em abrigos de estufa, você tem que mexer mais com os arbustos, mantendo o microclima certo e a umidade correta do solo.