- Autores: Ognev V.V., Khovrin A.N., Maksimov S.V., Tereshonkova T.A. (OOO "Center Ogorodnik", OOO "Agrofirma Poisk")
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
A beleza da Sibéria pertence às variedades criadas especificamente para a região da Sibéria. Essas culturas diferem de outras variedades em uma série de características e características que tornam possível cultivá-las em condições climáticas adversas. Na maioria das vezes são despretensiosas, como regra, são variedades de maturação precoce que são capazes de resistir a temperaturas extremas e frias, tempo nublado e falta de sol, bem como solo congelado. A beleza da Sibéria é um representante brilhante da coleção siberiana, que se distingue por sua maturidade precoce e excelente sabor.
História de criação
O trabalho sobre a Beleza da Sibéria foi realizado por criadores nacionais:
- Ognev;
- Maximov;
- Khovrin;
- Tereshonkova.
Os criadores da variedade foram duas empresas ao mesmo tempo: Center Ogorodnik LLC e Agrofirma Poisk. O pedido foi apresentado em 2014, e já em 2015 a cultura foi aprovada para uso e inscrita no Cadastro Estadual.
Descrição da variedade
A beleza da Sibéria é uma planta alta indeterminada, atingindo a altura de dois metros. É interessante que os caules desta variedade são bastante finos e as folhas são estreitas, de cor verde. As inflorescências simples possuem articulações.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Krasa Sibéria são bastante grandes, carnudos, seu peso geralmente chega a 300-400 gramas, mas os primeiros podem crescer até um quilograma. A forma é em forma de coração, lisa ou com costelas fracamente pronunciadas. A cor dos bagos é rosada, na região do pedúnculo apresenta-se uma pequena mancha amarelada. Os tomates são verdes claros na fase de formação. Ninhos de sementes em grande número - há 6 deles.
Características do sabor
Muitas pessoas apreciam o sabor do tomate Kras da Sibéria como excelente, adocicado. A polpa da fruta é suculenta, os tomates são perfumados e a pele é macia. Uma variedade de saladas, é ótima para consumo in natura. Mas os sucos feitos de frutas vermelhas e outros produtos processados de tomate também são saborosos.
Amadurecimento e frutificação
Os primeiros frutos saborosos podem ser degustados já no final de julho ou no início de agosto, ou seja, 95-110 dias após o aparecimento dos primeiros brotos das sementes. Assim, a variedade é caracterizada como precocemente.
Produção
Para a criação siberiana, esta variedade é bastante produtiva. Ou seja, a arrecadação de um metro quadrado é de 5,8 quilos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade siberiana é adequada para cultivo em campo aberto e em estufa de filme. Grosso modo, o período de semeadura das mudas limita-se a março, devendo decorrer cerca de 60-65 dias até o posterior transplante do material para local definitivo - será aproximadamente maio-junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O plantio de arbustos crescidos em um local de crescimento constante deve ser feito de acordo com o esquema designado como 30 por 40 centímetros.
Crescendo e cuidando
Até mesmo as mudas de uma variedade da Sibéria como Krasa Sibéria devem ser transplantadas de uma sala para um terreno aberto ou uma estufa somente depois que não houver ameaça de geadas de retorno. O próprio procedimento para cultivar e cuidar de uma safra é bastante simples e inclui uma série de atividades tradicionais. E não são tantos.
A rega com água decantada é obrigatória (cerca de 0,7-0,9 litros debaixo de um arbusto). E também é necessário dar calor às plantas, acesso à luz solar, isso é especialmente verdadeiro durante o período de floração. O afrouxamento periódico entre as linhas é importante. Não se esqueça de alimentar a cultura com fertilizantes minerais complexos e matéria orgânica. A planta deve ser amarrada a um suporte, beliscar a parte superior em agosto.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
O território onde a Beleza da Sibéria cresce pode ser uma variedade de regiões, começando com o norte e noroeste, bem como Central, Volgo-Vyatka e terminando com o Médio e Baixo Volga. A lista inclui o Norte do Cáucaso, os Urais e, claro, todo o espaço da Sibéria, o Extremo Oriente.