- Autores: Kiramov O.D. (originador: Blokin-Mechtalin V.I.)
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
Para os amantes de tomates exóticos e coquetéis, uma dádiva de Deus será a variedade híbrida Kotya, que cresce bem e dá alto rendimento em hortas e estufas de filmes. Tanto um iniciante quanto um experiente residente de verão lidam com o cultivo de tomates.
História de criação
Uma variedade híbrida com um belo nome Kotya é fruto da imaginação de criadores domésticos (Blokin-Mechtalin e Kiramov). A espécie foi criada em 2016 e inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa, com uso permitido em 2018. É recomendado para o cultivo da cultura da erva-moura em todas as regiões do país e em campo aberto, e em diferentes tipos de estufas.
Descrição da variedade
O tomate Kotya é uma planta alta, de crescimento indeterminado, atingindo 200 cm de altura, arbusto raro, dotado de caules fortes, espessamento moderado de folhagem verde escura, sistema radicular potente e tipo simples de inflorescência. A primeira inflorescência é colocada acima de 6-7 folhas, e as subsequentes por 1-2 entrenós. Até 9 ovários (tomates) são formados em cada cacho de frutas. Os especialistas recomendam a formação de um arbusto em 2 hastes, a retirada regular de novos enteados e a obrigatória liga para um suporte potente, caso contrário a deformação e quebra do tronco e ramos não podem ser evitadas.
As principais qualidades da fruta
O tomate Kotya é incrivelmente saboroso. As bagas são doces, sem o toque de azedume. A variedade se destaca por sua cor incomum de tomate - amarelo brilhante com listras laranja pronunciadas. Quando verdes, os tomates são de cor verde claro. A forma dos tomates também é atípica - cilíndrica, com estrias quase imperceptíveis da superfície e presença de "nariz".
Os tomates crescem em tamanhos pequenos - o peso médio dos frutos é de 35-40 gramas. A casca dos bagos é idealmente lisa, de densidade média, mas elástica, protegendo bem contra fissuras e proporcionando transportabilidade. Manter a vida dos tomates é longa, mas está sujeito às condições de armazenamento.
Características do sabor
O excelente sabor é uma das muitas vantagens da variedade. Os tomates cereja são dotados de uma doçura brilhante, sem qualquer acidez. A polpa do tomate coquetel é carnuda, densa, suculenta, muito açucarada, com uma pequena quantidade de sementes pequenas. A fruta apresenta um aroma agradável com notáveis notas frutadas.
A variedade Kotya é universal, portanto, é consumida in natura, enlatada, processada em sucos e temperos. Os tomates são especialmente bons para costuras inteiras.
Amadurecimento e frutificação
A cultura da beladona de Kotya é um representante vívido dos tomates híbridos de amadurecimento precoce. Do momento da plena germinação até o amadurecimento das primeiras bagas, passam-se apenas 95 dias. Os tomates amadurecem juntos, então a colheita é feita com galhos. O período de frutificação é longo, então você pode desfrutar de tomates de sobremesa da horta por um longo tempo. A fase ativa de frutificação ocorre em julho-setembro.
Se desejar, os bagos podem ser colhidos um pouco verdes, pois amadurecem perfeitamente à temperatura ambiente. Este período pode mudar ligeiramente devido às peculiaridades do clima da zona de cultivo e das condições de cultivo (canteiro ou estufa).
Produção
O rendimento da colheita é muito alto. Cumprindo todas as recomendações dos especialistas, bem como as principais regras da tecnologia agrícola, durante a época de frutificação, podem ser retirados até 9 kg de tomate de 1 m2.Jardineiros e residentes de verão medem a produção com arbustos - em média, cerca de 4-5 kg de tomates são colhidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em fevereiro-março (60-65 dias antes do plantio em um ambiente de cultivo permanente). Para que as sementes cresçam, você precisa de um solo de turfa solto e fertilizado com um nível de acidez neutro. Para não realizar o procedimento de mergulho, pode-se semear as sementes imediatamente em vasos separados. É possível acelerar o surgimento de brotos proporcionando um efeito estufa, utilizando para isso vidro ou polietileno. Sob as condições certas, os brotos aparecerão após 4-5 dias. Para cultivo, a temperatura recomendada é + 22 ... 24.
Antes de plantar em estufas ou canteiros, é recomendável endurecer os arbustos por 8-12 dias, o que permitirá que as plantas se adaptem às novas condições de cultivo o mais rápido e sem estresse possível. O plantio no solo deve ser realizado no período de maio a junho (dependendo do clima da região e das condições de cultivo).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar uma cultura, é imperativo observar a densidade e o padrão corretos, que afetam a qualidade do crescimento e do cuidado das plantas. A densidade de plantio é considerada ideal para a variedade Kotya na proporção de 3-4 arbustos por 1 m2. O esquema ideal para pouso é considerado um esquema de 70x40 cm.
Crescendo e cuidando
O local para o plantio de uma planta deve ser preparado com antecedência - deve ser desenterrado, o que irá melhorar a permeabilidade ao ar, limpo de ervas daninhas e outros detritos, aplicar fertilizante e umedecer. O melhor, na opinião dos agrários, será o terreno onde cresciam o endro, o repolho e a abobrinha. O rendimento da variedade depende diretamente de quão bem as regras da tecnologia agrícola são seguidas. Se a altura do caule atingiu 2 metros, deve ser cortado.
O cuidado é usual: regar com água sedimentada, aplicar fertilizantes minerais e orgânicos, soltar o solo, dar forma, ligas, beliscar, prevenir vírus e infestações de insetos. Se os tomates forem cultivados em uma estufa, é imperativo ventilar o ambiente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui alta imunidade a muitas doenças do tomate, mas medidas preventivas são recomendadas. Uma solução fraca de permanganato de potássio ajudará a prevenir a requeima, que é usada para tratar a planta 10-12 dias após o transplante para o jardim. O tomate praticamente não está exposto a doenças como o vírus do mosaico do tabaco e a mancha bacteriana. Pulverizar com uma solução de uma decocção de absinto e sabão em pó ajudará a proteger contra a invasão de pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é resistente ao estresse. Tolera perfeitamente as oscilações de temperatura, é resistente ao frio, desenvolve-se bem em calor extremo, não sofre seca. A única coisa indesejável para a variedade são rajadas de vento e correntes de ar.
Regiões em crescimento
O tomate Kotya pode crescer em qualquer zona climática - de norte a sul. Além do território da Rússia, o tomate é amplamente cultivado na Ucrânia.
Visão geral da revisão
Apesar da "juventude" dessa variedade, ela é apreciada tanto pelos residentes de verão quanto pelos fazendeiros que cultivam tomates para fins comerciais. A cultura chama a atenção com safras abundantes, excelente sabor, tecnologia agrícola simples e versatilidade. Entre as desvantagens da variedade, pode-se destacar a necessidade de apertar e amarrar os arbustos.