- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V. (LLC "Empresa de seleção Gavrish")
- Ano de aprovação: 1996
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 106-110
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
Os fãs do cultivo de tomates deliciosos em uma estufa são aconselhados a prestar atenção à variedade híbrida de tomate Kostroma, caracterizada por altos rendimentos e despretensão absoluta da tecnologia agrícola.
História de criação
A cultura vegetal foi criada por um grupo de criadores domésticos (E.V. Amcheslavskaya, V.V. Morev e S.F. Gavrish) representando a empresa agrícola de cultivo de sementes de Gavrish. A variedade híbrida foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa em 1996. A tarefa dos especialistas foi criar um tomate com maturação precoce e com bom gosto e comercialização. Recomendado para o cultivo em ambientes fechados nas regiões centrais do país, de onde foi tirado o nome do tomate.
Descrição da variedade
O tomateiro Kostroma é uma planta de porte médio do tipo determinante, com crescimento de até 200 cm, caracterizada por bom espessamento de folhagem verde claro, caule forte, sistema radicular desenvolvido e inflorescências intermediárias. Os frutos são colhidos em lindos cachos. Cada escova forma 7–10 ovários.
Apesar do pequeno número de novos enteados aparecendo, é necessário beliscar regularmente. Além disso, os especialistas recomendam a formação de arbustos em 1 haste. Pinçar a coroa da haste central do arbusto pode ser feito quando 10 escovas tiverem se formado sobre ela.
As principais qualidades da fruta
O tomate Kostroma tem uma forma redonda achatada (às vezes oval) com uma superfície ligeiramente estriada. A cor dos tomates maduros é vermelho brilhante, uniforme. Os frutos verdes são de cor verde claro. Em um pincel, os tomates crescem até o mesmo tamanho e formato.
Os tomates pertencem à categoria de frutos grandes - a massa do fruto chega a 150 g. A casca do tomate é densa, lisa e brilhante, absolutamente não podendo rachar. Graças à sua casca densa, os tomates são transportáveis e podem ser armazenados por muito tempo sem perder o sabor e a apresentação.
Características do sabor
O tomate é declarado como sobremesa. O sabor é dominado pela doçura, perfeitamente combinada com leve acidez. A polpa do fruto é densa, carnuda, moderadamente suculenta, com pequena quantidade de sementes. No corte, nota-se uma mancha esverdeada na base. Os tomates pertencem à categoria dos universais, portanto podem ser consumidos in natura, processados, enlatados, salgados. Os tomates são especialmente bons para enlatados de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido Kostroma representa uma classe de tomates intermediários. Desde o aparecimento dos primeiros brotos até um tomate maduro em um galho, 106-110 dias se passam. O amadurecimento na planta é incomum: primeiro, os pincéis inferiores com frutos amadurecem e, em seguida, os superiores. O amadurecimento na inflorescência ocorre ao mesmo tempo, pelo que pode retirar os bagos com pincéis inteiros. A fase de frutificação mais ativa ocorre em julho-agosto.
Produção
Essa variedade é de alto rendimento.Com tecnologia agrícola adequada, 4–4,5 kg de tomates podem ser removidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura é cultivada pelo método de mudas. A semeadura das mudas é realizada 40 dias antes do plantio no solo. A época ideal é considerada início de março.
A semente é plantada em solo comprado para as hortaliças. Para acelerar a emergência de mudas, é necessário proporcionar um efeito estufa a partir de polietileno ou vidro. Quando os brotos aparecem, as caixas de sementes são colocadas em uma área quente e bem iluminada. A escolha é realizada na fase de aparecimento de uma folha verdadeira.
É melhor pousar em local permanente na segunda quinzena de maio, quando o ar esquenta bem.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio de arbustos por 1 m 2 é de 7-9 plantas. O esquema de 40x60 cm é considerado ideal para o plantio.Os arbustos são plantados de forma linear ou em tabuleiro de xadrez.
Crescendo e cuidando
Este tipo de tomate é recomendado para ser cultivado em estufas frias e aquecidas. Para isso, o solo é preparado com antecedência, que é limpo, fertilizado e umedecido. É melhor plantar arbustos em um dia nublado ou à noite.
Como todas as plantações de beladona, os tomates Kostroma precisam de práticas agrícolas adequadas: regar, formar um arbusto em 1 haste, liga, remover enteados, alimentar, soltar o solo, ventilação e medidas de proteção contra pragas e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem alta imunidade, por isso muitas doenças não a assustam, por exemplo, vírus do mosaico do tabaco, cladosporiose, murcha de fusarium. Os inseticidas ajudam a combater as pragas (moscas brancas, pulgões, ursos).
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente a muitos fatores negativos: alta umidade do ar, oscilações bruscas de temperatura, seca prolongada.
Regiões em crescimento
Pelo fato de o tomate ser cultivado em estufas, a região de cultivo não importa muito - o tomate se adapta em qualquer zona climática.
Visão geral da revisão
Uma variedade com uma longa história Kostroma é amplamente cultivada por jardineiros e agricultores em escala industrial. A cultura é caracterizada como não caprichosa no cuidado, proporcionando safras estáveis e abundantes. Além disso, o tomate tem bom gosto.