- Autores: Sérvia
- Sinônimos de nomes: Kosovo
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 120-130
- Condições de cultivo: para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180-200
A escola de criação dos Balcãs não é muito conhecida no nosso país. No entanto, também dá resultados muito bons. O tomate do Kosovo é uma vívida confirmação disso.
Descrição da variedade
Esta cultura foi desenvolvida por criadores sérvios. Ela também tem um sinônimo - Kosovo. Esta é uma variedade indeterminada decente. Principalmente no clima doméstico, é cultivado em estufas. O cultivo ao ar livre não é oficialmente descrito.
Os arbustos dessa planta são muito altos. Vários exemplos são descritos quando atingiram 1,8-2 m. A massa verde está se desenvolvendo de forma bastante poderosa. Nos arbustos de Kosovo, forma-se folhagem do tipo usual. A cultura não demonstra nada mais notável botanicamente.
As principais qualidades da fruta
As bagas maduras terão uma cor rosa. Eles são caracterizados por um tamanho grande. O peso normal é 0,3-0,5 kg. As bagas em forma de coração têm costelas fracas. É importante enfatizar que o armazenamento de longo prazo da safra é impossível.
Características do sabor
A colheita do Kosovo é usada principalmente fresca. A principal opção para o seu processamento é espremer o suco. A polpa do fruto é bastante carnuda. Ele também tem uma textura delicada e suculenta. O número de sementes dentro da fruta é relativamente pequeno.
Amadurecimento e frutificação
O Kosovo está muito atrasado para chegar. Você pode contar com a colheita em 120-130 dias após a formação dos brotos verdes. O tempo exato depende da tecnologia agrícola e do clima. Mas como é impossível influenciar o clima, resta pensar em como ajudar as plantas a superar o estágio mais difícil de desenvolvimento o mais rápido possível.
Produção
O tomate do Kosovo é muito produtivo. A colheita por planta pode ser de 5 a 6,7 kg por safra. Por 1 sq. m às vezes, há até 15 kg de bagas. Muito depende da diligência dos agricultores e da sua vontade de envidar os melhores esforços.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É necessário plantar Kosovo em contêineres de mudas durante o mês de março. É melhor não usar um campo comum, mas uma terra cuidadosamente preparada. O uso de fitolampos ajuda a acelerar a preparação das mudas. O tempo aproximado de transplante para campo aberto ou estufa é de 60 dias após a semeadura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Deve ser mantida uma distância de 500-600 mm entre tomates individuais. 2 arbustos são plantados por 1 m2 sob o filme. Se o plantio ocorrer em um jardim aberto, você pode adicionar mais 1 planta. É altamente desencorajado ultrapassar esses indicadores, porque então podem surgir problemas sérios.
Crescendo e cuidando
É impossível prescindir da formação de um tomate no Kosovo. Recomenda-se a formação de arbustos em 2 ou 3 hastes. Embora a planta tolere o calor, é necessário ajudá-lo em qualquer caso. O controle de pragas também desempenha um grande papel. A escolha de meios específicos para essa proteção depende dos próprios agricultores.
É necessário regar os arbustos do Kosovo 3 ou 4 vezes por semana. A rega é tradicionalmente realizada estritamente na raiz.
Para a fertilização, são utilizadas substâncias orgânicas e minerais. Bons resultados são obtidos usando Agricola. A cobertura é realizada 1 vez em 12-14 dias. A escolha da alimentação radicular ou foliar depende da preferência pessoal e das condições de cultivo.
Kosovo resiste bem:
- phytophthora;
- verticilose;
- murchamento fusarium.
Porém, isso não significa que você não precise ajudar a planta no combate a tais patologias. As medidas preventivas incluem o uso da comprovada Fitosporina-M. Dos repelentes naturais de insetos, os seguintes são perfeitos:
- infusões de ervas amargas;
- decocção de cascas de cebola;
- solução aquosa de cinzas;
- infusão de água de alho.
De resto, o cultivo de um tomate no Kosovo não tem nuances especiais. Para esta variedade, você precisa usar quase as mesmas técnicas agrícolas usadas para outras culturas. Em agosto, aperte o topo dos arbustos. Isso ajuda a melhorar o desenvolvimento da planta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.