- Autores: HM. CLAUSE S.A., França
- Ano de aprovação: 2013
- Sinônimos de nomes: Colibri
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: alta
Os criadores de plantas dos países da Europa Ocidental não fazem menos esforço do que seus colegas russos ou americanos. O resultado de um desses desenvolvimentos é o tomate Beija-flor. A familiarização cuidadosa com ele permite que você obtenha benefícios consideráveis em suas camas.
História de criação
Beija-flor é um tomate de raça francesa. Foi oficialmente autorizado para ser plantado em chalés de verão e jardins em 2013. O projeto foi executado por HM. CLÁUSULA S. A. Deve-se ressaltar que se trata de uma planta híbrida, ou seja, obtida por cruzamento.
Descrição da variedade
A cultura tem um sinônimo totalmente oficial - Colibri. Esta variedade pertence ao grupo indeterminado de plantas. O cultivo é recomendado tanto em campo aberto como em estufas com filme plástico. Os arbustos crescem até um tamanho grande e se desenvolvem vigorosamente. A formação de caules grossos e grandes folhas verdes é característica.
Vale destacar também a excelente resistência:
- verticilose;
- quebra da fruta;
- mosaico de tabaco;
- murcha de fusarium;
- mudanças climáticas extremas.
As principais qualidades da fruta
É importante enfatizar que, de acordo com a descrição oficial, os Beija-flores são adequados para transporte em distâncias relativamente longas. Os tomates verdes são verdes. Eles não terão manchas na área do pedúnculo. Quando madura, a colheita também se torna tradicionalmente vermelha. O peso médio da fruta é de 0,116 kg, o que é um indicador bastante decente.
A forma de um tomate beija-flor lembra uma elipse comum. Ele tem costelas, mas elas são fracamente expressas. De 8 a 10 frutos se desenvolvem em 1 pincel. É característico que os ramos sejam cobertos por inflorescências de tipo simples. Os pedúnculos dessa variedade são invariavelmente articulados.
Características do sabor
O uso da cultura do colibri é possível principalmente fresco. O sabor nota a presença de notas doces e azedas. Eles estão entrelaçados em um conjunto completamente harmonioso.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia temporada. A frutificação continua por muito tempo. Afirma-se que em condições de estufa vai durar de junho a outubro, inclusive. O fim coloca apenas uma piora do tempo. Vale ressaltar também que é possível colher frutas ao ar livre no mês de agosto.
Produção
A variedade pertence ao grupo altamente produtivo. A capacidade de colher 3,4 kg de tomates por 1 m2 é declarada. Muito depende, é claro, da tecnologia agrícola e do clima atual, o que limita muito o resultado alcançado. A resistência ao calor desta variedade é indiscutível, mas ainda assim deve-se levar em consideração as limitações objetivas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura em vasilhames deve ser realizada de janeiro a março, inclusive, caso haja previsão de cultivo de tomate em estufas. A semeadura para posterior cultivo em campo aberto deve ser feita em março ou abril. A situação da horticultura novamente dita a data exata.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m será possível plantar 2-3 plantas. Mais precisamente, será necessário determinar você mesmo o número. A prioridade pode ser cultivar o maior número de arbustos e simplificar a manutenção do plantio.
Crescendo e cuidando
Remover enteados e amarrar arbustos a suportes será uma medida estritamente obrigatória. Também será muito difícil fazer sem dar à planta a forma necessária. Normalmente, os arbustos de colibri são criados em 2 hastes. Com menos ou mais tiros, você não pode contar com um bom resultado. Normalmente, a colheita é colhida verde para evitar a infecção da requeima.
Apesar de sua resistência à parte principal das patologias do tomate, esta variedade pode sofrer ataques de insetos-praga. Portanto, a proteção contra eles será estritamente obrigatória em qualquer caso. O uso de drogas que estimulam o crescimento é benéfico. Os fertilizantes à base de minerais são usados uma vez a cada 14 dias, e o ácido bórico é usado para a alimentação foliar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Tradicionalmente, este tomate já é aconselhado a plantar em toda a Rússia - de Kaliningrado a Petropavlovsk-Kamchatsky e de Adler a Murmansk. No entanto, em cada área específica, a abordagem será diferente.Você terá que analisar cuidadosamente se vale a pena plantar plantas em uma estufa ou se você pode sobreviver cultivando em terreno aberto.
Visão geral da revisão
As avaliações para o cultivar Kolibri são bastante favoráveis. Esta planta realmente permite colheitas abundantes. Os frutos colhidos são ótimos para colher no inverno. A manutenção do plantio não constitui um trabalho significativo. O armazenamento dos frutos colhidos também é organizado sem problemas.