- Autores: Rússia
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110–115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado, para estufas
- Transportabilidade: abaixo da média
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 200
As propriedades de frutos grandes, maturidade precoce e excelente sabor da Rainha Kolkhoz são as principais qualidades que atraem a atenção de muitos jardineiros e consumidores. É por isso que esse indeterminado é cultivado intensamente em solos abertos nas regiões do sul da Rússia. Um pouco mais ao norte, a variedade já é cultivada em estufas e viveiros.
Descrição da variedade
Como representante de espécies indeterminadas, cresce até 2 m de altura, não é muito extenso, arbusto compacto e poderoso com folhagem abundante. É necessária uma liga. As lâminas das folhas são comuns, grandes, divididas em lóbulos, cobertas por pequenas vilosidades.
O cacho inicial da flor se forma a partir da 9ª folha, o que determina o período relativamente longo de amadurecimento dos frutos.
Tal como acontece com outras plantas indeterminadas, a modelagem do arbusto é necessária. Normalmente sobram 1-2 tiros, eliminando todos os outros processos laterais. Isso ajuda a aumentar o rendimento da variedade.
A cultura se comporta de forma constante durante as temperaturas extremas, é pouco suscetível às doenças típicas do tomate. Uma série de características positivas tornou a cultura muito popular entre os jardineiros. Com a rega excessiva, os frutos não quebram e os produtores coletam sementes para o plantio em suas roças. Dos pontos negativos, notamos o baixo grau de manutenção da qualidade dos frutos - eles não podem ser transportados.
As principais qualidades da fruta
As frutas têm uma excelente apresentação e parecem deliciosas. Peso - 200-500 g Porém, não é muito fácil obter frutos com 500 g, pois o sistema de cuidado agrícola contém uma série de nuances que devem ser respeitadas. Na configuração, os frutos são achatados, ligeiramente achatados, apresentam até 6 câmaras de sementes com pequeno número de sementes. Em estado de maturação técnica, são esverdeados e, quando maduros, apresentam tonalidades carmesim. A consistência é carnuda, suculenta, com típico sabor a tomate.
Os tomates são usados frescos e para saladas, e os menores são usados para enlatados.
Características do sabor
Os frutos são doces, com uma acidez refrescante, aromática. O sabor é bastante consistente com a apresentação apetitosa.
Amadurecimento e frutificação
O processo de maturação da cultura é meio precoce, a colheita dos frutos inicia 110-115 dias após a emergência das mudas. Uma proporção significativa da safra amadurece em meados de agosto. A colheita começa quando os frutos atingem parâmetros de peso adequados, mas amadurecem com bastante sucesso durante o armazenamento. A colheita regular da fruta durante a frutificação promove o amadurecimento dos tomates restantes. Durante o início do frio, todos os tomates são retirados dos arbustos, pois em caso de hipotermia amadurecem mais. Apenas as amostras de sementes são deixadas.
Produção
A safra detém o recorde de produtividade entre indeterminantes. Apesar dos caprichos climáticos desfavoráveis, a variedade dá 12-14 kg por 1 m2 ao ar livre. Em condições de estufa, até 5-6,5 kg são obtidos de 1 arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura é cultivada pelo método de mudas, levando em consideração as especificidades do clima no local do plantio. Para estufas, as mudas são semeadas no início de março. Após cerca de 1,5-2 semanas, na fase de aparecimento de 2 folhas, é realizada uma colheita. Após 50-55 dias, os arbustos estarão prontos para o transplante.Antes de plantar no solo, os arbustos devem ter 1 cacho de flores.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao formar em uma haste, coloque três arbustos por 1 m². Se sobrarem dois brotos principais, então 2 plantas são plantadas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
Antes do plantio, o fundo de sementes deve ser processado em permanganato de potássio (com uma solução rosada), você pode embeber as sementes em estimulantes de crescimento. As sementes da cultura são germinadas em material úmido (esta questão é decidida pelo próprio jardineiro). Quando plantados com sementes secas, os arbustos brotam cerca de uma semana depois.
O processo de semeadura é realizado em recipientes. A temperatura recomendada para germinação é + 23º- + 25º, e para mudas - + 23ºC.
A cobertura é realizada com fertilizantes complexos após a colheita. A irrigação é realizada com pouca frequência, mas em abundância, com controle do estado das mudas e da umidade do solo. A ventilação das instalações para o crescimento das plantas é obrigatória. É necessário um processo de endurecimento antes do plantio. Para o efeito, os contentores são colocados na rua, varandas ou balcões.
As mudas antes do plantio devem ter 1 configuração correta e indeformada do cacho de flores. Após o plantio das mudas nas covas por cerca de 8-9 dias, os arbustos não são irrigados e, para protegê-los de possíveis estalos de frio e para uma adaptação eficaz, mesmo em estufas, são recobertos com materiais não tecidos.
As raízes da cultura se desenvolvem em uma profundidade rasa e, portanto, o processo de afrouxamento é realizado com cuidado para não danificar as raízes.
A rega é efectuada com água quente (+ 22ºC) e decantada. Não é necessário irrigar os próprios arbustos, a rega é realizada basal. O alagamento do ar e do solo em estufas pode levar ao aparecimento de consequências infecciosas prejudiciais (cladosporiose, requeima, podridão cinzenta e outros). Deve ser entendido que a umidade excessiva também afeta o processo de polinização - o pólen se torna mais pesado e o processo de frutificação fica mais lento. Freqüentemente, em alta umidade, os arbustos perdem flores. A saída da situação é a ventilação e o afrouxamento regulares.
Recomenda-se a retirada das folhas velhas e amareladas da parte inferior do caule para liberar completamente os caules inferiores do 1º cacho na época da formação do fruto. Esta técnica simples é útil para prevenir doenças, melhorar a troca de ar em estufas e aumentar o número de ovários.
O regime de temperatura nas estufas deve ser estável - + 23ºC- + 24ºC durante o dia, + 18ºC à noite. Quaisquer flutuações de temperatura são indesejáveis. Também é útil aplicar cobertura morta no solo, o que fornece a condição necessária do solo em termos de umidade e a proteção do sistema radicular das plantas contra o ressecamento e o encharcamento excessivo, além de protegê-los da influência de ervas daninhas .
A primeira alimentação é realizada não antes de 10-18 dias após o plantio dos arbustos na estufa, então após 10-12 dias. Durante a temporada, a cultura é alimentada pelo menos 4 vezes, alternando a pulverização e a adição de fertilizantes. Durante a floração, o nitrogênio domina, então os compostos de potássio e fósforo tornam-se prioritários. As formulações prontas são preferíveis.
Remédios populares usados:
infusões de ervas (de dente-de-leão, confrei, urtiga) e cinza de madeira;
fermento de padeiro;
pulverização com composições de ácido bórico, iodo, soro de leite.
Deve-se prestar atenção à forma dos arbustos, que tem um efeito positivo sobre o rendimento do tomate e seu amadurecimento normal.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
As opções de cobertura foliar protegem simultaneamente a cultura de ataques nocivos, doenças virais e fungos.
Regiões em crescimento
As áreas de cultivo recomendadas são os territórios do noroeste da Rússia, Urais e Sibéria (em estufas), em latitudes quentes e temperadas - em terreno aberto.
Na prática, a cultura é cultivada produtivamente nos solos abertos de Stavropol, Crimeia e Kuban, mas em latitudes temperadas requer condições de estufa para o desenvolvimento. Nas zonas de agricultura de risco (Ural, Sibéria), mostra um alto grau de produtividade em condições fechadas.