- Autores: Boaz Kaplan (NIRIT SIDZ LTD)
- Ano de aprovação: 2013
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: Boa
Cultivar tomates deliciosos é o sonho de todo jardineiro e proprietário de uma pequena estufa. As variedades de maturação precoce estão em alta demanda, o que dá tomates saborosos e aromáticos. Um deles é o tipo híbrido de tomate Kochava.
História de criação
O híbrido tomate Kokhava é o resultado de muitos anos de trabalho de um grupo de criadores russos e israelenses. A cultura foi criada em 2010. O híbrido foi introduzido na Rosreestr e aprovado para cultivo em 2013. Os cientistas criaram tomates de maturação precoce e altamente imunes que crescem em estufas internas.
Descrição da variedade
A planta Kohava é um arbusto alto com um tipo de crescimento indeterminado. A planta tem uma altura de 180-300 cm A cultura é caracterizada por ser compacta, apesar do seu crescimento, grande espessamento da folhagem de cor verde escura, caule central forte, ramos flexíveis. Tem um sistema radicular poderoso, o tipo de inflorescência é simples.
A primeira inflorescência é formada por 7-9 folhas. Até 5-6 ovários (bagas) são formados em um cacho de frutas. O cultivo de uma cultura envolve a formação de arbustos em 1-2 hastes, a liga obrigatória para suportes fortes ou treliças, bem como a remoção parcial de enteados.
As principais qualidades da fruta
O tomate Kohava é um representante brilhante dos tomates de frutos grandes, ganhando peso de até 105-111 gramas. Às vezes, os tomates crescem até 150 g. O formato dos frutos é achatado e com estrias pouco pronunciadas na superfície. Na fase de plena maturação, o tomate adquire uma coloração rosa intenso, e na forma verde torna-se verde claro.
A variedade Kohava é universal, portanto, os tomates são consumidos frescos, enlatados, processados e também adequados para decapagem. A casca do tomate é moderadamente firme, firme e com uma superfície perfeitamente lisa. A casca evita o aparecimento de fissuras e também garante a transportabilidade dos frutos, a sua qualidade de conservação a longo prazo.
Características do sabor
Os frutos silvestres têm um sabor clássico - doce e azedo, com um aroma picante pronunciado. A polpa não contém miolo branco. Em estrutura, a polpa é densa, carnuda, suculenta, mas não aquosa, com pequeno número de sementes.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Kohava tem maturação precoce. Da germinação das sementes aos frutos maduros nos arbustos, leva 3 meses (85-90 dias). A frutificação é prolongada, então você pode comer tomates frescos da horta até o outono.
Produção
A cultura é considerada de alto rendimento. Realizando todos os cuidados, colhe-se até 30 kg de tomate de 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura é plantada pelo método de mudas. A semeadura é realizada 55-60 dias antes da transferência para uma estufa ou canteiro. Após a semeadura, recomenda-se acelerar a germinação dos brotos cobrindo as sementes com plástico ou vidro. Na fase de aparecimento de 2 a 3 folhas, é realizado um mergulho, ou seja, as plantas mais saudáveis são plantadas em vasos separados.
Para que as mudas se adaptem rapidamente às novas condições de cultivo, elas devem ser endurecidas.10-12 dias antes do transplante para a estufa, você precisa levar as mudas para o ar fresco todos os dias.
Em campo aberto, o plantio de mudas é realizado com ar e solo aquecidos de forma estável. As condições necessárias para o crescimento também devem ser observadas na estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para que a planta se sinta confortável e frutifique bem, é necessário observar a densidade e o padrão de plantio. A densidade de plantio de 5 arbustos por 2 m2 é considerada ótima para o plantio. O melhor esquema é considerado 40x70 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates Kochava adoram solos soltos, fertilizados, hidratados e respiráveis. O melhor para o cultivo de tomate é considerado a área onde a abóbora, a abobrinha, o repolho e a cenoura foram os predecessores. Os tomates Kohava, como outras culturas de erva-moura, requerem cuidados - regar com água morna, aplicar fertilizantes de acordo com um certo padrão, soltar o solo, formar e amarrar arbustos, proteção contra insetos e vírus. E também esta é a ventilação regular das estufas e a remoção parcial dos enteados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade é alta. O híbrido não tem medo de muitas doenças - verticilose, cladosporia, torção amarela das folhas, murcha de fusarium, VTB, bem como requeima. Das invasões de pragas, eles são tratados com uma solução de permanganato de potássio.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade híbrida tem excelente resistência ao estresse, portanto forma ovários perfeitamente durante as oscilações bruscas de temperatura. Além disso, a planta tolera seca, calor extremo e sombra parcial.
Regiões em crescimento
A região Central é considerada ótima para o cultivo, no entanto, em condições de estufa, os tomates crescem e frutificam em zonas climáticas mais frias. Os tomates crescem nos canteiros da faixa sul.