- Autores: Dederko V.N., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2009
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 87-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 50
O nome desta variedade não parece muito agradável. Mas ele merece muito mais atenção do que se possa imaginar. E é necessário lidar com quaisquer características dessas plantas para excluir erros.
História de criação
Os desenvolvedores da cultura são os famosos criadores Dederko e Postnikova. A permissão oficial para seu cultivo em jardins de consumo foi emitida em 2009. Sabe-se que a disponibilidade da variedade para uso foi anunciada em 2006. Assim, demorou cerca de 3 anos para a sua certificação.
Descrição da variedade
Klusha é um bom tomate determinante. Distingue-se por sua versatilidade de uso. A cultura se mostra bem tanto em terrenos abertos quanto em estufas sob o filme. Os arbustos de Klushi crescem até uma altura máxima de 0,5 m. Uma ramificação significativa é característica deles.
As folhas desta variedade são de cor verde escura. Eles só crescem até o tamanho médio. A formação de um tronco também pode ser considerada um traço característico. As inflorescências serão de tipo simples. Os pedúnculos não são articulados.
As principais qualidades da fruta
Os bagos verdes ficam verdes imediatamente após a formação. À medida que se enchem e amadurecem, adquirem uma cor vermelha. O peso normal de um tomate é de 0,1 kg. A forma do tomate é um círculo plano. Existem costelas, mas não são muito pronunciadas.
Características do sabor
A carne do Klushi é moderadamente firme. Seu sabor é típico da maioria dos tomates. Ao mesmo tempo, o azedo se mistura com um sabor semelhante, mas não traz uma sensação negativa.
Amadurecimento e frutificação
A maturação da safra é alcançada em 87-95 dias após o descarte dos brotos verdes. Isso permite classificar a variedade como uma safra precoce.
Produção
Fornecedores de material de plantio indicam que a colheita de frutos chegará a 3,5 kg por 1 m2. Pode não ser o resultado mais notável, mas será relativamente estável. Como sempre, o clima e a arte agronômica desempenham um papel importante. Algumas fontes escrevem que a coleta de 1 arbusto chega a 2 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Se o tomate for cultivado em casa, será necessário semear em recipientes de mudas em março. Se forem utilizadas estufas de filme ou estufas, as condições necessárias estarão prontas em abril.
Semear sementes para mudas é ideal 55-60 dias antes do tempo esperado de transplante em solo aberto. A colheita das mudas ocorre na fase de um par de folhas verdadeiras.
Pronto para o plantio no solo é alcançado no final de abril ou início de maio. Mais precisamente, isso pode ser dito avaliando as próprias plantas. Também é necessário levar em consideração o quão quente está a terra e se o perigo de retorno da geada já passou.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se colocar a bucha Klushi de acordo com o sistema 300x500 mm. O maior número permitido de plantas é 5 por 1 sq. As plantações mais ricas podem tornar mais difícil cuidar da colheita.E os próprios tomates às vezes começam a interferir uns nos outros.
Crescendo e cuidando
Você não precisará fazer um tomate assim. É verdade que às vezes você ainda precisa se livrar de uma quantidade excessiva de crescimento excessivo.
Se houver necessidade de plantar tomates em campo aberto antes do fim da ameaça de retorno do gelo, é aconselhável cobri-los com material não tecido preso por arcos.
A imunidade de Klushi é muito forte. Mas não confie demais nesta propriedade, mas ajude a planta. Um regime de cultivo racional, desinfecção do solo, sementes e ferramentas, juntamente com tratamentos preventivos, geralmente salvam os agricultores de preocupações desnecessárias.
Sair significa:
- remoção sistemática de ervas daninhas;
- afrouxando a terra;
- rega oportuna, mas não excessivamente frequente;
- aplicação de fertilizantes em quantidade estritamente definida.
Os frutos do Klushi são armazenados por um período muito curto. Portanto, colha-os após o amadurecimento e coma (ou processe) imediatamente. Ao plantar, húmus ou cinza de madeira são despejados nos buracos. O aprofundamento das mudas plantadas nas covas é estritamente contra-indicado. Isso pode atrapalhar o crescimento normal, e logo os frutos estarão na superfície da terra, começarão a apodrecer.
É imperativo afrouxar o círculo do tronco após cada rega. A primeira alimentação é realizada no 14º dia de cultivo em campo aberto, não antes. A melhor opção é o uso de nitroammophoska. Retirar as folhas da parte superior permite melhor ventilação do tronco; este procedimento é recomendado para todos os arbustos espessados. Aplicar palha no espaço próximo ao tronco simplificará muito o trabalho no futuro.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
O tomate Klusha irá deliciar igualmente a região de Moscou e os residentes de verão do Extremo Oriente. É bom cultivá-lo na região do Volga e no norte da parte europeia da Rússia. Também vale a pena cultivar uma planta semelhante em:
- Sibéria;
- Urais e regiões de terra preta;
- territórios e repúblicas do Cáucaso do Norte;
- pista do meio;
- o centro da parte europeia da Federação Russa.
Visão geral da revisão
O Tomato Clusha pode ajudar em áreas com clima adverso, mesmo sem usar uma estufa. De acordo com os moradores do verão, a colheita é realmente abundante e você simplesmente não pode prescindir de amarrar os arbustos. O craqueamento das frutas é praticamente impossível. Não é difícil cultivar plantas e a qualidade dos frutos é muito alta. A cultura é considerada uma opção incomum, mesmo pelos padrões dos jardineiros modernos.