- Autores: Seleção siberiana
- Categoria: grau
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 112-115
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Característica de Bush: poderoso
- Folhagem: Forte
Um tomate incomum de seleção siberiana, chamado de árvore de morango, é uma variedade desejável para muitos jardineiros. Entre as suas vantagens evidentes, costuma-se destacar não só a versatilidade de aplicação, mas também o tipo de fruta original. A variedade foi criada pela empresa agrícola Siberian Garden, amplamente conhecida por seus tomates de alto rendimento.
Descrição da variedade
O medronheiro é exatamente igual ao seu nome. Esta variedade é caracterizada pela formação de arbustos altos até 200 cm de altura, com rebentos fortes e poderosos. A folhagem é forte e pode precisar de desbaste. Até 6 escovas de frutificação são formadas na haste principal. Os entrenós na bucha são encurtados.
As principais qualidades da fruta
Os tomates desta variedade são muito grandes, 200-250 g cada, e seu formato incomum lembra o contorno de um morango de jardim. Os frutos são coletados em cachos de 5 a 7 peças. A polpa sob a pele é densa e suculenta. A cor da fruta é vermelho vivo.
Características do sabor
O sabor é bom, equilibrado, a tomate, com um acidez perceptível. Os frutos amadurecem bem após serem retirados do mato.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é medianamente precoce, do momento da emergência ao amadurecimento decorrem 112-115 dias. A colheita amadurece em julho, é colhida até agosto.
Produção
A variedade dá um número bastante elevado de frutos. As taxas médias de coleta são de até 12 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura não é feita muito cedo, da 3ª década de março a abril, dependendo da zona climática de cultivo. A transferência para o solo é possível 55-60 dias após a germinação. Isso geralmente acontece em maio-junho. No momento da germinação das sementes, é necessário manter uma temperatura ambiente de cerca de + 23-25 graus Celsius. Os tomates mergulham na fase de aparecimento de 1 folha verdadeira.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se colocar no máximo 3 plantas por 1 m2. Esta densidade de plantio é considerada ótima.
Crescendo e cuidando
Um arbusto de tomate para rendimento máximo é realizado em 1-2 hastes. Brotos altos exigem uma liga obrigatória, você pode usar treliças ou racks individuais. O cultivo é possível em estufas de filme e policarbonato, em terreno aberto, dando preferência a solos neutros e permeáveis à umidade. A preparação dos furos é efectuada mantendo uma distância no espaçamento entre filas de cerca de 50 cm.
O medronheiro é um tomate que exige uma abordagem cuidadosa das atividades agrícolas.As plantas precisam ser regadas a cada 2-3 dias; em grandes estufas, é aconselhável instalar um sistema de irrigação por gotejamento. Em uma estufa, a frequência de aplicação de umidade pode ser maior. Normalmente, a rega é realizada em dias alternados, mas evitando o aumento da humidade. Com excesso de água no solo, os tomates ficam aguados, perdem o sabor.
Ao manter um arbusto com 1 haste central, é necessário retirar todos os enteados sob a escova de flores. Em 2 tiros, a formação é feita de forma diferente. A segunda haste é preparada a partir de um enteado com 1 cacho de flores.
A cobertura é um pré-requisito para uma boa colheita. Os tomates desta variedade respondem bem à introdução de matéria orgânica e fertilizantes complexos minerais. São usados primeiro após 2 semanas a partir do momento do transplante, depois com o início da formação dos botões e ovários. Na fase de despejo das frutas, são utilizados exclusivamente aditivos orgânicos para que os tomates maduros não fiquem saturados de nitratos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de medronho não apresenta resistência imunológica às principais doenças do tomate. A requeima e Alternaria requerem tratamento profilático. A planta não sofre de outras doenças com muita frequência. Para a profilaxia, a pulverização foliar com uso do fármaco "Ordan" ou seus análogos é indicada para a planta. Os tratamentos iniciam-se a partir do aparecimento de 4 a 6 folhas e cessam 3 semanas antes da colheita, sendo efectuados com uma frequência de 1 vez em 10 dias.
E também a variedade requer proteção contra o vírus da mancha marrom. Como medida preventiva, pulverizar com infusão de alho pode ser usado. Se forem encontrados brotos infectados, medidas drásticas deverão ser tomadas. Solução adequada de fungicida "Barreira", que é pulverizada com brotos.
Entre as pragas, apenas as borboletas mosca-branca e os ácaros-aranha são perigosos. Na ausência de ventilação, os riscos de lesões na estufa são significativamente maiores do que em campo aberto. Periodicamente, vale a pena fazer tratamento inseticida, bem como ficar atento ao nível de umidade do abrigo. O tratamento preventivo com água e sabão líquido também pode ser útil.
Resistente a condições climáticas adversas
Tomate A árvore de morango tolera até mudanças significativas de temperatura. A frutificação não é afetada por uma pequena quantidade de luz solar ou pelas peculiaridades das condições climáticas. A resistência à seca é baixa. Com a falta de umidade, os arbustos podem soltar frutos.
Visão geral da revisão
Os habitantes da Sibéria foram os primeiros a começar a cultivar a variedade de medronheiro. De acordo com suas avaliações, o tomate deve ser plantado na estufa mais cedo do que o recomendado - 2-3 semanas podem ser subtraídas com segurança do tempo de transferência para o terreno aberto, caso contrário, as plantas esticarão fortemente. A floração amigável agrada absolutamente todos os residentes de verão, mas o aparecimento dos ovários é retardado - este momento é apontado como uma clara desvantagem. As propriedades do sabor também são avaliadas de forma ambígua - são doces demais para a variedade em conserva, mas o suco de tomate é excelente.
O tomate dá frutos em uma estufa até a geada. Você pode facilmente colher uma boa colheita ou fornecer sete tomates frescos para uma salada. Moradores de verão notam que em regiões frias é melhor conduzir um arbusto em 1 haste para adicionar massa aos frutos. Para a conservação, a opção com 2 brotos principais é mais adequada, em que os tomates são menores.