- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Gulkin M.N. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2013
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
São bastante populares as variedades de tomate que deixaram de ser novidades, mas ainda não entraram no “fundo dourado” da seleção. Isso é exatamente o que o tomate Klondike é. Portanto, conhecer essa cultura será a decisão certa para a maioria dos jardineiros.
História de criação
O tomate Klondike é um dos frutos do trabalho da já conhecida empresa agrária "Aelita". Os criadores Nastenko, Kachainik e Gulkin estavam trabalhando no projeto. A planta foi oficialmente registrada em 2013.
Descrição da variedade
O Klondike é uma das culturas indeterminadas. Ele pode ser cultivado em jardins comuns e sob plástico. Os arbustos atingem uma altura considerável de 1,8 m. Nos seus ramos formam-se grandes folhas verde-escuras.
As principais qualidades da fruta
Você pode transportar a colheita por uma longa distância. Inicialmente, os frutos serão de cor verde claro. Não foram encontradas manchas no pedúnculo. No estado maduro, o tomate é framboesa - e novamente, manchas naquele lugar não são rastreadas. Os tomates são grandes e geralmente pesam 0,25-0,35 kg. Assemelham-se à forma de um círculo plano.
Esses tomates crescem em inflorescências intermediárias. Os pedúnculos não são articulados. A casca é fina e densa. A descrição oficial também enfatiza a qualidade de manutenção decente da colheita.
Características do sabor
Os frutos desta variedade são consumidos ativamente frescos. Eles também são usados para fazer suco, ketchup e pasta de tomate. Carne moderadamente firme. Os degustadores notam sua doçura.
Amadurecimento e frutificação
Klondike faz jus ao seu nome. Começa a dar frutos bem cedo. Em condições normais, as plantas vão deliciar os agricultores com uma colheita 110 dias após a formação dos brotos verdes. É possível retirar os frutos de julho a setembro. O período de tempo específico depende de vários fatores que não podem ser previstos com antecedência.
Produção
A coleta pode chegar a 13 e até 14 kg de frutas por 1 m². m. Devemos ainda lembrar que é impossível alcançar um bom resultado sem um trabalho ativo de jardinagem. Aconselha-se que as sementes sejam cuidadosamente verificadas e desinfetadas para evitar a propagação de infecções junto com elas.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
É imprescindível semear em recipientes para mudas de 1 a 15 de março. Com o bom desenvolvimento das mudas, ela estará pronta para realocação para abrir terreno entre 15 de maio e 5 de junho. A decisão exata depende muito do clima atual. Eles sempre levam em consideração o quanto as mudas têm tempo para ficarem mais fortes. Além disso, ao plantar cedo nas regiões norte, não se deve esquecer a temperatura do solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se plantar um tomate Klondike em um sistema de 600x500 mm. Ao mesmo tempo, é permitido colocar 3 ou 4 plantas por 1 m2. A escolha da densidade é determinada pelas prioridades dos jardineiros. É melhor plantar um pouco menos e perder um pouco na colheita, do que complicar o trabalho.
Crescendo e cuidando
Tradicionalmente, para muitas safras de tomate, o cuidado já é bastante exigente. Você precisará pinçar as plantas e modelá-las com cuidado. Novamente, será problemático fazer sem amarrar a um suporte. A formação é geralmente realizada em 1 ou 2 hastes. Você terá que regar os arbustos com água morna em média 1 vez em 5 dias.
Ervas daninhas são eliminadas em sua primeira aparição. A cobertura garante excelente fertilidade. Para uma finalidade semelhante, são usados compostos orgânicos e minerais. O uso do popular "Kemira Lux" oferece excelentes resultados. O estrume é uma boa escolha para fertilizantes orgânicos, mas deve ser revolvido.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O risco de quebrar o fruto do tomate Klondike é mínimo. A ameaça pode ser:
- pulgão;
- mosca branca;
- ácaros da aranha;
- podridão cinzenta.
Resistente a condições climáticas adversas
A este respeito, a variedade demonstra uma qualidade extraordinária. É capaz de prosperar com sucesso mesmo com sombras significativas. O frio e a seca também não são particularmente arriscados para ele. Só um pouco pode ser feito pelos próprios agricultores para o plantio. Mas mesmo essa "pequena coisa" geralmente determina se uma boa colheita será obtida ou não.
Regiões em crescimento
Tradicionalmente, este tomate já é recomendado para:
- Sibéria Ocidental;
- Terras da região de Ural e Moscou;
- Volga inferior e médio;
- Sibéria oriental;
- Extremo Oriente;
- Região de Chernozem;
- pista do meio;
- Cáucaso do Norte.