- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Altura do arbusto, cm: 100-150
- Cor de fruta madura: esmeralda com blush dourado
- Forma de fruta: redondo plano
Entre as variedades verdes de tomate, o Kiwi se destaca pelo sabor incomum, espetacular cor esmeralda e boa adaptação às diferentes condições de cultivo. Os criadores siberianos conseguiram criar uma excelente salada de tomate, que é uma das primeiras a dar frutos. As desvantagens do Kiwi só podem ser atribuídas à baixa qualidade de conservação - não funcionará para conservar os frutos por muito tempo após a remoção do arbusto.
Descrição da variedade
A variedade indeterminada Kiwi é alta. Os arbustos em campo aberto atingem uma altura de 100-150 cm, na estufa são ainda mais altos. A folhagem é média, os ramos esqueléticos são formados em quantidade suficiente. A forma de coroa de uma planta adulta é semi-espalhada.
As principais qualidades da fruta
Os tomates maduros com pele dura têm cor esmeralda com um tom dourado. Os frutos são grandes, até 260-300 g. O formato é tradicional para o tomate, achatado e redondo. A polpa interna é colorida em tons de verde e amarelo, há poucas câmaras de sementes, são compactas.
Características do sabor
Os frutos são muito doces, com uma polpa delicada e açucarada. O sabor apresenta notas de fruta, apresenta suculência e frescura.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. A colheita ocorre de julho a setembro. Demora cerca de 110 dias para amadurecer. Em condições favoráveis, os tomates podem ser colhidos até a geada.
Produção
O tomate Kiwi tem um alto rendimento. Dá até 12-13 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade é plantada muito cedo. A semeadura das sementes cai de 1 a 15 de março. Eles são transplantados para o campo aberto de meados de maio a 5 de junho, no final do período de geadas noturnas. Uma transferência anterior só é possível na estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O plantio padrão de arbustos nos canteiros assume uma densidade de não mais do que 2 arbustos por 1 m2. Aceita-se aderir ao esquema 60 × 50 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo de tomate Kiwi pode ser realizado em campo aberto ou coberto, em estufas de filme. Ele definitivamente precisa da formação de 1 ou 2 hastes, pinçamento regular. O cultivo no plantio em fileiras é realizado com apoio em uma treliça. As plantas individuais são fixadas em estacas instaladas na cava. Quando cultivados, os tomates requerem uma quantidade significativa de luz solar.
A semeadura das sementes é realizada após a sua desinfecção, caso seja utilizado material autocolante. Em seguida, eles são embebidos por cerca de 10-12 horas em um estimulador de crescimento.Para o plantio, é preparado um solo especial - comprado ou misturado com solo fértil, composto e fertilizantes de potássio-fósforo.
As mudas são colhidas após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. Nesse caso, as plantas são transplantadas para recipientes separados, transferidas para onde seja possível fornecer luz suficiente. Recomenda-se manter uma temperatura média de cerca de +20 graus dentro de casa. A rega é realizada primeiro com um borrifador e, em seguida, com um pequeno regador. O endurecimento começa 3 semanas antes do transplante para campo aberto.
A rega frequente não é necessária para estes tomates. Será necessário aumentar o fornecimento de umidade às raízes apenas durante os períodos de calor extremo ou seca. No resto do tempo, será suficiente umedecer o solo com frequência de 1 vez em 3-7 dias.
A cobertura também está incluída no conjunto padrão de medidas agrotécnicas. Antes da formação de escovas de flores, fertilizantes de nitrogênio são aplicados sob os arbustos. Depois, com o aparecimento dos botões, são utilizados complexos de suplementos minerais. Agricola ou seus análogos farão. Durante o período de maturação com o tomate, é necessário fornecer aos frutos sais de potássio e fósforo de superfosfato.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O kiwi tem uma imunidade complexa à maioria das doenças das culturas de erva-moura. Ele precisa apenas de pulverização periódica, 2-3 vezes por temporada, com fungicidas. As pragas são muito mais irritantes. Em campo aberto, a mosca-branca é especialmente perigosa. Na estufa, as plantas são frequentemente comidas por lesmas, também há um alto risco de pulgões e ácaros, então os tratamentos com inseticidas não devem ser negligenciados.
Resistente a condições climáticas adversas
Mesmo em condições de alta umidade, a fruta não quebra. Eles estão bem adaptados à seca, não requerem abrigo especial durante geadas de curto prazo.
Regiões em crescimento
O kiwi é um tomate bem adaptado para o cultivo em regiões frias. Pode ser cultivado na Sibéria e nos Urais, o tomate faz bem em estufas nas regiões de Leningrado e Moscou, em Bryansk, Orel. No sul e na região do Médio Volga, pratica-se o plantio em campo aberto.
Visão geral da revisão
As críticas dos residentes de verão sobre a variedade de tomate Kiwi são impressionantes. Absolutamente todo mundo fala em alto rendimento, excelente sabor de frutas. O cultivo é realizado principalmente em estufas, por isso a colheita dos frutos começa bem cedo. Os horticultores mencionam que no abrigo os arbustos ficam muito esticados e, com tecnologia agrícola inadequada, podem até morrer juntos. Também há discrepâncias na cor dos frutos. Tomates deixados no mato por muito tempo adquirem uma tonalidade de abacaxi, podendo até ficar levemente alaranjados.
No processo de crescimento, os residentes de verão também se deparam com a necessidade de amarrar e apertar os brotos. Caso contrário, o crescimento continua, os ramos centrais começam a atingir o teto da estufa, se curvar. À medida que os frutos ganham massa, pode ser necessário instalar suportes adicionais, caso contrário os ramos podem simplesmente partir-se com o seu peso. Os residentes de verão observam que os tomates Kiwi precisam ser constantemente fixados devido ao aumento abundante da massa verde.
Quanto às vantagens da variedade, os jardineiros mencionam a boa germinação das sementes - adquiridas e colhidas de forma independente. Mudas no campo aberto rapidamente criam raízes e crescem. Nem um único residente de verão menciona a suscetibilidade dos arbustos às doenças típicas do tomate. A maioria recomenda conduzir a formação de rebentos em 3 hastes para conter ligeiramente o aumento de altura.