- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 93-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-180
- Cor de fruta madura: cor de rosa
- Forma de fruta: redondo plano
Tamanho impressionante e ótimo sabor - o tomate rosa chinês justifica plenamente sua popularidade entre os jardineiros devido às suas excelentes características. Apesar de sua origem exótica, a variedade enraíza-se com sucesso no clima russo. E também entre suas vantagens estão a boa qualidade de conservação e transportabilidade, fácil maturação após a retirada dos ramos.
Descrição da variedade
O tomate é indeterminado, com o início da floração não para o seu crescimento. Brotos de até 180 cm de altura na estufa e até 150 cm em campo aberto são formados retos, fortes. O arbusto não é densamente frondoso.
As principais qualidades da fruta
A casca do tomate maduro é rosa, os frutos verdes são verdes claros. O tomate tem formato achatado e redondo, de tamanho muito grande, o peso de cada um varia em 500-700 g.A polpa também é rosada, levemente colorida, mas carnuda, saturada de suco.
Características do sabor
A fruta tem uma doçura pronunciada. O sabor é agradável, salada.
Amadurecimento e frutificação
O rosa chinês é um tomate precoce. Você pode começar a colher frutas 93-100 dias após a germinação.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Os tomates são semeados cedo, a partir do final de fevereiro ou início de março. As mudas estarão prontas para transferência para o solo no início de junho. Os tomates podem ser plantados sob o filme a partir da 2ª década de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para uma variedade alta, a colocação de até 3 plantas por 1 m2 será a norma.
Crescendo e cuidando
O tomate rosa chinês pode ser plantado em estufas, sob filme, ou em campo aberto. A formação é realizada em 1 ou 2 hastes. Os rebentos centrais altos requerem uma liga ou podem quebrar com o peso da fruta. Os enteados partem ao longo da estação de crescimento, a partir do momento em que aparece o primeiro cacho de flores. A variedade é sensível à quantidade de luz solar, para o plantio vale a pena escolher locais bem iluminados, principalmente se se pretende amadurecer a safra nos canteiros.
O substrato do solo para transplante é preparado com antecedência, escavando o solo com húmus no outono. Assim, a terra adquirirá uma composição mais fértil, saturada de nitrogênio e outras substâncias úteis. O tomate rosa chinês também responde bem aos fertilizantes. É imprescindível fazer cobertura durante a floração e formação de ovários nos arbustos.Uma boa solução nesse período seria uma mistura de superfosfato com verbasco, diluído em água na proporção de 1: 10.
E também entre os fertilizantes úteis para o tomate desta variedade, pode-se distinguir uma solução líquida de sulfato de potássio, associada a um nitroammofos. A cobertura é interrompida se o crescimento da folhagem se tornar muito ativo e os ovários não se formarem. Para uma frutificação mais abundante, um conjunto de frutos, recomenda-se quebrar completamente todos os rebentos acima dos 6 ramos. Este é o método de formação usado na China.
Regar tomates, especialmente em uma estufa, deve ser cuidadosamente regulamentado. Até a formação dos ovários, um consumo de água de no máximo 3 litros por semana será suficiente. No calor extremo, este número aumenta ligeiramente. Em períodos de frio e umidade - corte, sem esquecer de arejar a estufa. Com o aparecimento nos ramos do tomate, aumentam as taxas e a frequência das regas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate rosa chinês é altamente resistente à maioria das doenças da erva-moura. Não suscetível ao desenvolvimento de fusarium. O tratamento químico com fungicidas é realizado exclusivamente durante os períodos de maior risco de propagação de doenças fúngicas. Em maior medida, é necessário em condições de estufa. Na hora de selecionar os recursos, vale considerar o estágio de vegetação da planta - durante o enchimento dos frutos, devem ser usados apenas compostos seguros que não se acumulem nos tecidos do tomate.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade tolera bem mudanças significativas de temperatura. Suporta com sucesso geadas se forem de curto prazo.
Regiões em crescimento
O tomate rosa chinês passou com sucesso no teste de diferentes zonas climáticas. É cultivado sob o filme desde as regiões centrais até a região de Chernozem. No clima subtropical do Território de Krasnodar, o cultivo em campo aberto é possível.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, o tomate rosa chinês provou ser uma variedade de salada, mas os tomates gigantes também são ótimos para processamento em suco, ketchup e molhos. O tom claro da casca cria algumas dificuldades na determinação da maturação. Mas os residentes de verão experientes podem lidar com isso sem problemas, se necessário, simplesmente trazendo os tomates para a maturação em casa. Os horticultores notam que frutas de tamanho recorde raramente são encontradas em arbustos de campo aberto, mas em condições de estufa pode-se contar com pesos de até 0,5 kg para cada um dos tomates removidos.