- Categoria: híbrido
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: mais de 150
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: arredondado
- Produção: até 7 kg por arbusto
As variedades altas de tomate são menos procuradas pelos residentes no verão, pois requerem mais atenção do que as safras determinantes. Embora, ao contrário de outras plantas, sejam capazes de produzir grandes rendimentos em uma pequena área. Tomato Kisteva é uma novidade de melhoramento nacional que apareceu no mercado agrícola em 2017. A cultura não é particularmente extravagante para cuidar, é possível cultivá-la mesmo nas duras condições climáticas da Sibéria.
Descrição da variedade
A variedade é de tipo indeterminado. Os arbustos são altos, a altura é de 150 cm, devem ser amarrados, pregados e modelados. Folhas de comprimento normal, verdes. 18-20 frutos são formados em um cluster.
É preferível cultivar Tomato Kisteva em estufas de filme, mas também é possível em campo aberto. As condições de cultivo dependem das condições climáticas da região, a variedade é ótima mesmo nas regiões do norte da Rússia.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de tamanho pequeno, pesando 90-110 g, e têm formato redondo. A cor dos tomates maduros é vermelha. A pele é lisa. A polpa é densa, carnuda, suculenta. Os frutos maduros repousam muito bem, apresentando alta resistência ao craqueamento, o que garante uma longa vida de prateleira - cerca de um mês.
Características do sabor
O sabor do tomate Kistevoy é doce e azedo. As frutas são utilizadas frescas e processadas. Podem ser enlatados inteiros, podem ser feitos sucos, massas, temperos. Especialmente o sabor do tomate é revelado nas saladas.
Amadurecimento e frutificação
No dia 95-105 começa a maturação técnica do tomate, a partir do momento da emergência. Refere-se a variedades de maturação precoce. A frutificação começa na segunda quinzena de julho-agosto.
Produção
Híbrido de alto rendimento. De um arbusto, você pode coletar cerca de 7 kg de frutas. A produtividade é de 90%. De um metro quadrado, 27-36 kg de tomates são obtidos. Os tomates colhidos ficam bem, durante o transporte não perdem a apresentação. A planta é capaz de produzir um rendimento estável mesmo com falta de calor.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para obter mudas fortes, o método de mudas é usado. Antes de iniciar a semeadura, as sementes são primeiro desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio, deixando-as nela por várias horas. Para o plantio, escolha um solo fértil, é melhor usar um substrato pronto. Em um recipiente são feitos furos de 1 cm, as sementes são semeadas e polvilhadas com terra, compactando levemente o solo.
A semeadura é feita no início de março. Uma semana antes do plantio de mudas em um local permanente, ele deve ser endurecido. Em meados de abril, as mudas podem ser plantadas em um local permanente na estufa; em maio-junho, a planta é transplantada para o campo aberto. No entanto, esse método é preferível para uso nas regiões sul e na zona média.
A rega deve ser moderada. O excesso de umidade leva à podridão das raízes. Os fertilizantes minerais complexos são aplicados uma vez a cada 2 semanas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A planta é bastante potente, espalhada e alta, a distância entre os furos é de 30-50 cm, entre os tomates - 40-60 cm, para que não engrossem uns aos outros. Por 1 sq. m plantou não mais do que 3 mudas.
Crescendo e cuidando
O tomate Kistevoy tolera condições climáticas desfavoráveis. A variedade é resistente ao estresse e tolera bem o transplante. Não é exigente quanto à composição do solo. Cresce bem em solos argilosos e argilosos. No entanto, para um desenvolvimento bem-sucedido, composto adicional ou húmus deve ser adicionado para saturar a terra com nutrientes.
A cultura é especialmente exigente na qualidade da irrigação. A irrigação é feita à noite, após o pôr do sol, com água morna sob a raiz. Ao regar, é preciso tentar evitar que a umidade entre nas folhas. Para menor perda de água no solo, são realizados mulching, afrouxamento e amontoamento.
Os arbustos devem ser formados, deixando-se alguns brotos, o restante é retirado, assim como os enteados. A planta deve ser amarrada a uma treliça ou suporte. Além disso, não se esqueça da alimentação. Após o plantio, é introduzido nitrogênio, que possibilita o aumento da massa verde do híbrido. Quando começa a floração e a frutificação, o solo é enriquecido com potássio, fósforo e magnésio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Kistevoy tem boa imunidade persistente a muitas doenças fúngicas e virais, se todas as condições agrotécnicas forem observadas durante o cultivo. Mas para excluir possíveis danos à planta por várias pragas, durante o período de floração, é realizado um tratamento profilático dos arbustos com preparações especiais.