- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A., Gavrish F.S.
- Ano de aprovação: 2002
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 108-115
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Para os residentes de verão, cujos quintais são muito pequenos, pode ser problemático escolher um tipo de tomate de alto rendimento, já que a maioria das plantas ocupa muito espaço. A variedade de tomate Kirzhach pertence ao grupo compacto, de alto rendimento e não requer tecnologia agrícola complexa.
História de criação
Um grupo de criadores russos (Gavrish, Morev, Amcheslavskaya e Volok), em representação da empresa agrícola Gavrish, trabalhou na criação deste tipo de tomate. A variedade foi criada em 2000, em 2002 a cultura foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa, e seu uso também foi permitido. A variedade é recomendada para cultivo em muitas zonas climáticas do país - do Central ao Médio Volga. Os melhores resultados de produção para a safra de beladona Kirzhach são observados quando ela é cultivada em estufas de filme, mas em terreno aberto a planta também dá bons frutos.
Descrição da variedade
A planta híbrida Kirzhach é um arbusto indeterminado de tamanho médio que cresce até 150-160 cm. Os arbustos têm um caule principal forte, de alto espessamento com grande folhagem de cor verde escura, um poderoso sistema radicular sujeito a ramificações, devido ao qual a planta recebe nutrientes adicionais, bem como inflorescências de um tipo simples. A primeira inflorescência é formada acima de 9-11 folhas. O caule e os ramos fortes não se dobram com o peso do fruto e também não são sujeitos a deformações.
Em cada cacho de fruta, apesar de sua compactação, até 5-6 ovários são formados. A planta requer a formação obrigatória de 1 caule, uma liga para os suportes, o que garante um fluxo de ar constante. Além disso, não se esqueça da remoção periódica de novos enteados.
As principais qualidades da fruta
O tomate Kirzhach pertence à classe dos tomates de frutos grandes. Em média, a fruta ganha uma massa de 131-147 gramas. Os bagos apresentam uma forma regular, plana e arredondada e uma cor vermelha profunda na fase de plena maturação. Quando verde, o tomate é de cor verde claro, sem mancha escura na base. A casca da baga é fina, mas forte, o que protege o tomate de rachar. A superfície do tomate é lisa, lisa e brilhante. Os tomates toleram bem o transporte e são dotados de uma qualidade média de conservação - até duas semanas em local fresco.
Características do sabor
O alto sabor dos frutos maduros é uma das vantagens da variedade híbrida. No paladar, nota-se uma ligeira doçura com um acidez perceptível, complementada por um aroma brilhante e picante que todo tomate possui. A polpa do fruto é carnuda, densa e muito suculenta, com poucas sementes. Às vezes, uma fina haste branca aparece dentro.
Esta variedade é versátil, pois é consumida in natura, enlatada, em conserva, bem como processada em molhos, molhos, massas.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Kirzhach é um representante das safras de beladona de maturação precoce. Desde o aparecimento dos rebentos até ao amadurecimento das primeiras bagas, decorrem 108-115 dias.Isso possibilita o cultivo da variedade em regiões com verões curtos. A fase ativa da frutificação é ligeiramente prolongada, mas os frutos amadurecem antes da primeira geada. O importante é que a planta é caracterizada por uma frutificação estável. Os tomates amadurecem gradualmente, sem esfarelar na fase de maturação total.
Produção
A variedade é de alto rendimento. Sujeito às regras agrotécnicas básicas, você pode coletar até 31,8 kg de tomate. Um arbusto saudável rende cerca de 6-6,5 kg de tomates por temporada.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas é realizada no final de fevereiro - início de março. Recomenda-se a pré-desinfecção da semente em solução de permanganato de potássio e tratamento com estimulador de crescimento. Você precisa cultivar arbustos em uma sala quente com luz suficiente. Na fase de aparecimento de 1-2 folhas, pode-se mergulhar (sentar em xícaras separadas).
Na véspera do plantio de mudas em estufa ou canteiro, recomenda-se o endurecimento dos arbustos, o que lhes permitirá uma rápida adaptação ao novo local de crescimento. O crescimento das mudas levará de 55 a 60 dias. O plantio de mudas no solo é realizado no final de abril - início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio é de 4 arbustos por 1 m2. O layout ideal para pouso é de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se o cultivo em solo limpo, fofo, respirável e fertilizado. Quanto à tecnologia agrícola, ela é padrão - regar, modelar e amarrar arbustos, retirar enteados e folhas rasteiras, soltar o solo, aplicar fertilizantes, além de ventilação obrigatória em casa de vegetação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui alta imunidade.Praticamente não é suscetível ao cladosporium, vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium, requeima e septórios.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta tem uma resistência média ao estresse. É suscetível a temperaturas extremas e calor excessivo, alta umidade.