- Autores: Sementes Kitano
- Sinônimos de nomes: Kibo
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Todo jardineiro sonha em colher tomates deliciosos durante o verão e o outono. Isso é possível se você selecionar os tipos de tomate corretos e produtivos para o plantio no local. Uma delas é considerada por muitos a variedade híbrida favorita de Kibo, que é cultivada tanto em canteiros quanto em estufas.
História de criação
O tomate Kibo maduro precoce de origem japonesa é o resultado de muitos anos de trabalho dos criadores da Kitano Seeds. Apesar da demanda pela espécie entre os jardineiros e agricultores de nosso país, a variedade não está incluída no Registro Estadual da Federação Russa hoje, portanto, as regiões de cultivo não foram estabelecidas com precisão. A tarefa dos cientistas era criar uma safra de beladona cultivada em uma estufa. Se a estufa for aquecida, o tomate pode dar frutos durante todo o ano.
Descrição da variedade
O tomate Kibo é um arbusto de altura indeterminada que chega a atingir 200 cm de altura, planta caracterizada por ser compacta, espessamento moderado, folhagem verde escura com rugosidade, sistema radicular desenvolvido, caules poderosos que formam um grande número de escovas de flores. Até 5-6 ovários podem se formar em uma escova. A altura da bucha requer a instalação de suportes e cinta-liga. Além disso, a planta exige beliscões regulares.
As principais qualidades da fruta
O tomate Kibo representa uma classe de safras de frutos grandes. Em média, a massa de um tomate chega a 320-350 gramas. Entre os traços característicos da fruta, destacam-se uma cor rosada uniforme, uma forma plana e arredondada, uma casca idealmente densa e com uma cobertura brilhante, que a protege de fissuras. A densidade da casca proporciona boa transportabilidade da fruta e longa vida de prateleira (até 2-3 meses, sujeito às condições de armazenamento, se coletado na forma verde).
Características do sabor
O sabor é de alto nível. O tomate Kibo é dotado de polpa perfumada sem centro branco e grande quantidade de sementes. Além disso, a polpa é muito suculenta, mas sem aguada. O teor de matéria seca do tomate é de cerca de 7%. O sabor é dominado pela doçura e açúcar. O tomate contém muitos componentes e vitaminas úteis. O equilíbrio ideal de polpa e suculência permite que você use os vegetais frescos, enlatados e processados (molhos, molhos, sucos, purês).
Amadurecimento e frutificação
Kibo é uma variedade de tomate de amadurecimento precoce. Da emergência das mudas ao amadurecimento das primeiras bagas, passam-se 100-110 dias. A frutificação em massa dos arbustos começa 2 semanas após a formação da primeira baga madura. O período de frutificação é um pouco prolongado, o que permite desfrutar de tomates frescos e saborosos por muito tempo.
Produção
Essa variedade é de alto rendimento. Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola, é possível coletar até 10-14 kg de frutas de um arbusto por temporada, o que é várias vezes mais do que em outros tipos de tomate determinante.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura para o plantio é realizada em meados de fevereiro. As mudas crescem em 55-65 dias. O efeito estufa ajudará a acelerar o surgimento de mudas. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas no mato, é realizado um mergulho (assento). O cultivo de mudas é realizado em local bem iluminado. Recomenda-se endurecer as plantas 10-15 dias antes do plantio em um local de crescimento permanente.
O plantio de plantas em estufa (terreno aberto é permitido apenas nas regiões do sul) pode ser realizado no estágio em que o arbusto tem 8-12 folhas verdadeiras.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para um crescimento saudável e fácil manutenção, não devem ser plantados mais de 3 arbustos de mudas por 1 m2. A distância ideal entre os arbustos é de 60 cm.
Crescendo e cuidando
O solo ideal para o cultivo de tomate é aquele em que leguminosas, pepinos ou cebolas foram previamente cultivados. O solo deve ser desinfetado. Remova as ervas daninhas. Afrouxe, que melhora a permeabilidade ao ar, hidrate e aplique o curativo superior.
Os agrotécnicos para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da cultura incluem: irrigação moderada, fertilização (fertilizantes de fósforo e potássio), beliscar e amarrar arbustos, bem como arejar (se os tomates crescerem em uma estufa).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade protege a planta de muitos vírus e doenças. O tratamento preventivo com preparações especiais contendo enxofre e cobre ajudará a prevenir doenças.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente a fortes oscilações de temperatura, calor prolongado e seca. A variedade é resistente ao estresse, portanto, os desastres climáticos não afetam a produção.
Regiões em crescimento
Devido ao fato de que a variedade é mais propensa a crescer em condições de estufa, ela pode ser cultivada em todas as regiões da Federação Russa.
Visão geral da revisão
Com base nas inúmeras análises de residentes e fazendeiros de verão, várias conclusões podem ser tiradas. A variedade Kibo é despretensiosa, adapta-se rapidamente às condições, proporciona rendimentos elevados e estáveis que podem manter a sua apresentação por muito tempo.