- Autores: Dederko V.N., Yabrov A.A., Postnikova O.V.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 56%
Para os jardineiros de regiões com verões frescos e curtos, plantar tomate é uma tarefa difícil, pois é necessário selecionar cuidadosamente a variedade que corresponde às condições de cultivo. Uma das mais adequadas é a cultura de beladona - Konigsberg, que atrai com tecnologia agrícola leve e bons indicadores de rendimento.
História de criação
Esta variedade surgiu graças aos esforços de um grupo de criadores siberianos liderado por V.N.Dederko em 2003. A cultura foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia em 2005. No mesmo período, a variedade foi aprovada para uso. Os tomates Königsberg são recomendados para cultivo em todo o país. A cultivar não híbrida se dá bem no cultivo em campo aberto e com muito menos frequência em estufas.
Descrição da variedade
A planta Konigsberg é um arbusto alto de tipo indeterminado de crescimento. A planta atinge uma altura de 150-180 cm. Externamente, os pés de tomate se assemelham a uma mini-árvore bem cuidada. O arbusto é caracterizado por um belo espessamento de grandes folhas verdes claras, um forte sistema de raízes imerso profundamente no solo, caules e galhos poderosos cobertos por uma borda leve e inflorescências simples com flores amarelas brilhantes. Bagas aparecem em arbustos altos do solo - a primeira inflorescência está localizada acima da 12ª folha. Até 5-6 tomates são amarrados em cada pincel.
Devido à sua altura, a planta necessita ser formada em 2 caules, beliscando a copa, cinta obrigatória ao suporte e retirada regular de novos enteados. Além disso, jardineiros experientes recomendam retirar as folhas inferiores.
As principais qualidades da fruta
O tomate Konigsberg representa uma classe de variedades de frutos grandes. Em média, a baga ganha um peso de 155-230 gramas. Os maiores tomates crescem na parte inferior do arbusto. Os frutos têm um formato atípico - cilíndrico (em formato de ameixa, em formato de pimenta), um pouco como a berinjela. Um tomate maduro é uniformemente colorido de vermelho brilhante, e um tomate verde tem uma cor verde clara sem uma mancha escura na base. A casca do tomate é lisa, ligeiramente brilhante, muito durável, o que protege contra rachaduras e também garante a transportabilidade e o armazenamento a longo prazo do tomate, o que é incomum para os frutos grandes.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor excelente. Sua polpa é doce, com uma acidez ligeiramente perceptível. Em estrutura, a polpa é densa, carnuda e muito suculenta, mas não aquosa, com pequeno número de sementes. O aroma dos frutos silvestres é intensamente picante, próximo do clássico. Esta espécie pertence a variedades universais, portanto é consumida in natura, enlatada, processada em sucos, molhos e purê de batata. Apenas os tomates mais pequenos são adequados para enlatar frutas inteiras. Os tomates têm excelentes qualidades de decapagem.
Além disso, os tomates são caracterizados por um alto teor de microelementos úteis.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. Do momento da plena germinação até o amadurecimento dos primeiros frutos, leva 115 dias. O período de frutificação é ligeiramente prolongado, o que permite retirar os tomates frescos até à geada. Os tomates podem ser degustados a partir da segunda quinzena de julho, mas a fase de frutificação ativa ocorre no final do verão.Os frutos amadurecem gradativamente, por isso nem sempre é possível retirá-los com pincéis inteiros.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é bastante alto. Observando todas as regras básicas da tecnologia agrícola, você pode obter uma excelente colheita. Em média, de 4,6 a 20 kg de tomate são retirados de 1 m2 por temporada. Se você medir o rendimento em baldes, o que é mais comum para residentes de verão, um arbusto dá 2-3 baldes cheios.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura é realizada 55-60 dias antes do plantio dos arbustos no jardim. O material da semente é pré-classificado e desinfetado em uma solução leve de permanganato de potássio. As mudas aparecem 5-8 dias após a semeadura. Os arbustos crescem bem em uma sala quente e iluminada. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas, o mergulho pode ser realizado (plantação de arbustos em copos separados). Uma semana antes do plantio em local de crescimento permanente, recomenda-se o endurecimento das plantas, o que facilitará o processo de adaptação às novas condições.
É possível plantar a céu aberto na segunda quinzena de maio, quando o ar e o solo estão aquecidos e as geadas noturnas já passaram. Um arbusto é considerado ótimo para transplante, cujo crescimento atinge 25-30 cm.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio recomendada é considerada 3 arbustos por 1 m2. Qualquer padrão de pouso pode ser usado, isso realmente não importa.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada com o plantio de mudas. A variedade é absolutamente pouco exigente para o solo, mas as técnicas agrícolas devem ser seguidas na íntegra. O local deve ser limpo de ervas daninhas, desenterradas, o que melhora a respiração do solo, alimentado com fósforo. O principal é que não há rajadas de vento e correntes de ar.
O cuidado integral com a cultura da erva-moura inclui: regar, soltar e cobrir o solo com cobertura morta, alimentar, dar forma, beliscar e amarrar o arbusto, bem como medidas preventivas de proteção contra a invasão de pragas e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta espécie apresenta alta resistência a muitas doenças da cultura da erva-moura (requeima, podridão apical e raiz). Como profilaxia e prevenção da invasão de pulgões, ursos ou besouros, a pulverização com preparações especiais pode ser realizada.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta é dotada de alta resistência a diversos desastres climáticos. Ele não tem medo de secas prolongadas, calor excessivo, queda brusca de temperatura e chuvas fortes. O único fator natural que afeta negativamente o tomate é o vento forte.
Regiões em crescimento
Devido à sua alta resistência ao estresse, esta variedade de tomate pode ser cultivada com sucesso em qualquer zona climática da Rússia, Ucrânia e Moldávia. Nas regiões remotas do norte, os tomates são cultivados em estufas de filme.
Visão geral da revisão
Os tomates Königsberg são cultivados com prazer por jardineiros experientes e iniciantes. Isso se deve ao fato de que a variedade é fácil de cuidar, adapta-se com incrível rapidez às condições de cultivo e oferece safras abundantes e estáveis. Além disso, os tomates são versáteis no uso, caracterizados por um aroma pronunciado e excelente sabor, tanto frescos como enlatados. Os agricultores que cultivam hortaliças para fins comerciais são cativados pela apresentação estética dos frutos, mantendo a qualidade a longo prazo e transportando sem perdas.
Entre as deficiências, nota-se o amadurecimento prolongado dos frutos silvestres, bem como a impossibilidade de conservar tomates inteiros - os frutos são grandes.