- Autores: Kashnova E.V., Andreeva N.N., Dederko V.N., Stolbova T.M.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 93-100%
- Altura do arbusto, cm: 40-50
O clima da Sibéria Ocidental e Altai é único e relativamente ameno em comparação com outras regiões da Sibéria. Apesar disso, é difícil cultivar tomates ao ar livre. A variedade Kemerovets tornou-se uma das culturas de sucesso especialmente criadas para este território.
História de criação
Kemerovets pertence ao desenvolvimento da "seleção amadora", e o Centro Científico Federal de Horticultura é declarado seu criador. Trabalharam no aparecimento da variedade: NN Andreeva, TM Stolbova, EV Kashnova e o conhecido técnico agrícola de Novosibirsk VN Dederko, que se tornou o criador de muitas safras da empresa agrícola Siberian Garden. No viveiro da Estação Experimental de Vegetais da Sibéria Ocidental (ZSOOS, Barnaul), a variedade foi submetida a testes de longa duração e aclimatação. Depois disso, as informações sobre a nova variedade foram submetidas à Comissão de Variedades do Estado e, em 2007, ela foi incluída no registro e permitida para distribuição e cultivo em lotes subsidiários pessoais na região da Sibéria Ocidental.
Descrição da variedade
Kemerovets é uma variedade de maturação precoce para estufas abertas e do tipo filme, resistente ao frio e frutífera. A planta forma um arbusto padrão raquítico que se espalha. Os frutos alongados e em forma de coração apresentam cor framboesa, sabor doce harmonioso e aplicação universal.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Kemerovets têm uma forma em forma de coração alongada, ligeiramente nervurada e alongada, com uma ponta pontiaguda. Os tomates são pequenos, o peso varia de 60 a 110 g, os frutos da primeira colheita podem ser maiores, até 150-180 g. O Kemerovets distingue-se pela cor: à medida que amadurece, muda de verde claro (com uma cor escura "coroa" verde no pedúnculo) a carmesim rosado.
Um corte de um tomate mostra uma polpa carnuda, suculenta, rosa escura e 5 a 6 câmaras de sementes. A casca densa e brilhante não racha, a qualidade de conservação da variedade é boa, pelo que a colheita colhida pode ser armazenada e transportada sem problemas.
Características do sabor
Kemerovets tem um sabor doce com leve acidez, rico, não aguado. Segundo os provadores, o tomate obteve a maior pontuação quando consumido in natura (fatiado e saladas). É então que o brilho do paladar e o açucar se manifestam da melhor maneira.
Muitas vezes, as variedades de tomate rosa não são adequadas para empilhamento em potes e vazios para o inverno devido ao seu grande tamanho. Mas essa restrição não se aplica a Kemerovots. Tomates pequenos são muito saborosos e ficam lindos quando enlatados inteiros. Kemerovets não é ruim em salga. Também é adequado para processamento em suco e ketchup.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade de maturação precoce dá a sua primeira colheita cerca de 3,5 meses (ou 95-105 dias) após a sementeira. O arbusto do tipo determinante tem uma haste que para de crescer quando o primeiro cacho de flores é formado. Após a primeira, várias outras escovas e muitos ovários são formados, rendendo até 100 frutos por arbusto. A frutificação ocorre de forma amigável, em julho os tomates maduros podem ser servidos à mesa.
Produção
Para uma variedade de baixo crescimento, Kemerovets dá uma colheita muito abundante de quase 100% da apresentação. 6 ou mais tomates crescem em uma escova. Colheita por hectare: 215-420 centners, uma plantação por 1 m² rende 17-20 kg, 4-5 kg de frutos são colhidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em meados de março - início de abril, as mudas são semeadas: a semente, envelhecida em solução de permanganato de potássio, é enterrada em solo especial preparado ou adquirido. Com o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, as mudas são plantadas em recipientes separados.
Em diferentes zonas climáticas, o plantio no solo é feito de maio a junho, após o aquecimento total do solo no local.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Kemerovets forma arbustos baixos (40-55 cm), fortes e extensos. O método de plantio mais comum é de 4 arbustos por 1 m². Mas a variedade também suporta um plantio mais espesso de até 5-6 mudas por local, para as quais é usado um padrão quadriculado e 30 x 40 cm de área são alocados para cada arbusto.
Crescendo e cuidando
Uma das principais vantagens da variedade é a sua simplicidade. Apenas em casos raros ele precisa de beliscar. A agrotecnologia consiste nas atividades usuais para o cultivo do tomate:
desinfecção e afrouxamento do solo antes do plantio, capina e cobertura morta durante o crescimento;
rega regular;
alimentação sazonal;
pulverização preventiva contra pragas.
Não é necessário amarrar as hastes dos arbustos padrão, mas escovas muito pesadas podem ser fixadas e amarradas aos suportes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua maturidade precoce, a variedade é resistente a uma doença comum como a requeima. Os tratamentos preventivos protegerão o tomate de outras doenças e pragas de insetos.
Resistente a condições climáticas adversas
Criada para as condições difíceis do curto verão de Altai, esta variedade resistente ao frio é popular entre os horticultores dos Urais e das regiões do norte do país. Também foi apreciado pelos consumidores da zona média e da região Centro, pois o verão próximo a Moscou nem sempre agrada com bom tempo. Kemerovets, mesmo em campo aberto, é resistente a mudanças de temperatura, ondas de frio perceptíveis e períodos de seca.