- Autores: Dederko Vladimir Nikolaevich
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Folhagem: médio
Uma cultura relativamente nova com o nome sonoro de Casanova merece a atenção de muitos jardineiros. A variedade tem excelente sabor, distingue-se pelas abundantes colheitas, estabilidade no transporte e versatilidade na utilização.
História de criação
A cultura Casanova foi desenvolvida no início do século pelo especialista V. Dederko. No final de um longo ciclo de testes, em 2017, ele foi inscrito no Registro Estadual da Federação Russa. A cultura é recomendada para cultivo na maioria das regiões da Rússia. No entanto, em solo aberto, deve ser cultivada exclusivamente no sul do país. Nas regiões do norte, é cultivado em estufas. A empresa agrícola "Siberian Garden", localizada em Novosibirsk, dedica-se à produção e distribuição de sementes.
Descrição da variedade
A variedade é indeterminada, por isso os arbustos limitam o seu crescimento a cerca de 2 metros. São ramificados, com folhas espessas. As raízes se desenvolvem poderosas. Os melhores precursores para o plantio são a abóbora e as leguminosas.
Flores de tamanho pequeno, tons amarelos, são agrupadas em inflorescências tipo cacho com até 4-5 flores em cada.
As vantagens da cultura incluem:
- alto rendimento;
- excelente sabor clássico;
- boa segurança durante o transporte;
- a capacidade de armazenar frutas por cerca de 4 meses;
- o amadurecimento precoce dos frutos e a versatilidade de utilização.
Dentre as desvantagens, pode-se notar um nível insuficiente de resistência a uma série de doenças conhecidas e aos ataques de algumas pragas de insetos.
As principais qualidades da fruta
Na configuração, os frutos são cilíndricos, ligeiramente estriados, com fundos bifurcados engraçados. Em comprimento, os frutos atingem em média 20 cm, lembrando o formato de uma banana. A casca é brilhante, moderadamente densa, pelo que os frutos podem ser armazenados por muito tempo. O peso médio de um espécime é 30-38 g. Até 5 frutos são amarrados em uma mão.
A cor da fruta é intensamente vermelha, aroma pronunciado, tomate.
A consistência do tomate é compactada, com pequenas câmaras de sementes contendo no máximo 3 sementes.
Os criadores da variedade classificam as frutas como tipos de salada, consumidas frescas em várias combinações. No entanto, os tomates não racham durante o cozimento e geralmente ficam em conserva. Portanto, eles podem muito bem ser chamados de tipo universal.
Casanova não perde sua condição comercial durante o transporte de longo prazo, mantendo todas as suas propriedades gustativas. Em climas frios, as frutas podem ser armazenadas por muito tempo.
Assim, a uma temperatura do ar de não mais de 10 ° C e umidade em torno de 80%, a colheita pode ser preservada até janeiro. Para isso, são retirados na fase de maturação do leite.
Características do sabor
Notam-se as excelentes propriedades gustativas dos frutos - são doces, sumarentos, com alguma acidez.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é no meio da estação - os tomates maduros são colhidos no início de julho. A cultura é recomendada para cultivo nas regiões médias da Rússia, em estufas. O período de frutificação é abundante e longo.
Produção
Variedade, com bom atendimento e formação de arbustos, de alto rendimento. O rendimento chega a 10,8 kg / m2 e mais. Os frutos amadurecem sincronizadamente e em quantidades significativas.Os jardineiros obtêm os melhores rendimentos quando formam arbustos de duas hastes.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A cultura é plantada principalmente pelo método de mudas. O plantio de mudas é realizado cerca de 1,5-2 meses (início de março) antes do momento de sua colocação em campo aberto.
As mudas são plantadas em local permanente no início de junho. As mudas são plantadas na estufa mais cedo do que em solo aberto - no início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A distância ideal entre arbustos deve ser de pelo menos 50 cm, no espaçamento entre linhas - 60 cm.
Crescendo e cuidando
Jardineiros experientes recomendam comprar sementes em lojas especializadas, uma vez que essas sementes são claramente menos propensas a infectar plantas com infecções.
Inicialmente, as sementes são desinfetadas colocando-as ao sol por 6 a 7 dias. Os benefícios dos raios solares para a saúde são bem conhecidos.
Para obter o nível de rendimento declarado, é importante seguir as normas agrotécnicas para a obtenção de mudas saudáveis e, no futuro, frutos. Portanto, mudas que cresceram demais e se adaptam mal às novas condições de crescimento podem adoecer, o que levará a uma diminuição na produção.
Casanova é também exigente quanto à composição do solo, a variedade necessita de um terreno amplo e nutritivo, cujo solo é previamente desinfectado com uma solução de manganês.
Antes do plantio, as sementes do jardim são tratadas com uma solução desinfetante embebida em um estimulador de crescimento. Eles são plantados, aprofundando-se em 1-1,5 cm, em recipientes baixos e largos preenchidos com um substrato nutritivo. Em seguida, pulverizado com um borrifador e coberto com polietileno. Os recipientes são colocados em um local aquecido. Após o surgimento de brotos abundantes, o polietileno é retirado e os recipientes colocados em local arejado e arejado.
Na fase de aparecimento de 3 folhas, as mudas engrossadas devem ser abertas, plantando os arbustos em recipientes diferentes. O horário de verão para eles deve durar pelo menos 12 horas. Se necessário, as mudas são destacadas. O regime de temperatura recomendado à noite deve ser de 17 ° С, e cerca de 22 ° С durante o dia.
As mudas devem ser irrigadas com freqüência, mas com moderação. A água para irrigação é colocada preliminarmente no quarto.
Após a colheita, as plantas são alimentadas várias vezes. Após o aparecimento da terceira folha verdadeira - fertilizante "Agricola 3". Após duas semanas, eles o alimentam pela segunda vez e, após 12-14 dias, pela terceira vez. Para os últimos 2 procedimentos de cobertura, uma solução é usada: 2 colheres de sopa de fertilizante mineral complexo são adicionadas a 10 litros de água e 100 ml são adicionados sob cada arbusto.
Duas semanas antes de transplantar as mudas para o solo, ele deve ser endurecido. No primeiro estágio de endurecimento, o tempo gasto pelas mudas ao ar livre é de 1 a 1,5 horas, depois aumenta gradativamente.
O solo da estufa é fertilizado no outono (2 colheres de sopa de fertilizantes com fósforo, potássio e fertilizante de nitrogênio). Eles também adicionam 7-7,5 kg de húmus por 1 m2 ao solo.
Após o plantio, irrigação abundante e cobertura morta com composto são organizadas.
Além disso, o cuidado com as mudas está principalmente na observância do regime de irrigação. Em estufas, eles são irrigados uma vez por semana. Nesse caso, o solo deve ser umedecido até uma profundidade de cerca de 50 cm. Com essa irrigação, a umidade do ar deve ser de cerca de 80%, e próximo ao solo - cerca de 50%. A irrigação por gotejamento é incentivada.
É importante realizar a formação de todos os arbustos em 2 brotos, todos os enteados desnecessários devem ser regularmente eliminados.Todos os brotos devem ser amarrados, substituindo-se por suportes sob eles.
A cobertura é feita a cada 10 dias. Os fertilizantes são aplicados duas semanas após o enraizamento dos arbustos nos canteiros. Nesse caso, é melhor usar opções compradas para plantas de beladona.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é suscetível a doenças típicas do tomate, bem como ataques de pragas conhecidas. Das doenças, indicamos:
- requeima (tratamento com Oxyhom, Zaslon ou infusão de alho);
- cladosporia (tratamento com "Hom");
- podridão de topo (tratamento com adição de cal ou giz ao solo);
- murcha de fusarium (tratamento com a “Barreira”);
- fomose (pulverização com solução de oxicoma).
Ataques de pragas também são possíveis: pulgões, ácaros, lesmas, urso, mosca branca. Métodos padrão bem conhecidos de prevenção são usados aqui.