- Autores: Rússia, Cazaquistão
- Sinônimos de nomes: Kazahstanskiy ghelty
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Característica de Bush: Forte
- Sai: comum
As colheitas doces são sempre muito populares entre os jardineiros. Devido ao seu excelente sabor, costumam ser conservados para o inverno. O tomate amarelo do Cazaquistão pertence a essas variedades.
Descrição da variedade
A cultura é indeterminada. O caule é alto e cresce até 2 metros de altura. O tronco é potente e robusto, com um pouco de pilosidade, de cor verde.
As folhas são médias, verdes, opacas, com ligeira pubescência. Existem grandes entalhes ao longo da borda. A placa possui veias e secção mediana. Por causa da seca severa ou do sol, as folhas rolam para dentro.
Formação em 2 hastes. Primeiro ovário com 6 ou 7 folhas. Então, a cada 2. Cada cluster tem 5-6 frutos.
Prós:
produção;
cuidado despretensioso;
qualidades de sabor;
imunidade;
tolerância de seca não muito longa;
versatilidade.
Desvantagens:
fixação e liga;
formação de coroa.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são grandes, grandes. Eles são achatados e redondos. Os primeiros tomates grandes formam-se nos ramos inferiores. Sua massa chega a 600-650 g. Os vegetais subsequentes serão menores e pesarão apenas de 200 a 500 g.
A pele é densa, brilhante, elástica. Os tomates verdes têm uma casca verde clara com pequenos traços verdes longitudinais. Quando a fruta está totalmente madura, torna-se amarelo-laranja sem impurezas.
A polpa é amarela, suculenta, firme, doce e não aquosa. Dentro, há pequenas câmaras de sementes. Uma peculiaridade do tomate amarelo do Cazaquistão é que o vegetal tem uma gravata rosa no meio.
A variedade é universal, portanto é indicada para consumo in natura, para fazer molhos, sucos, pasta de tomate, assim como enlatados e secados.
Características do sabor
A variedade amarelo do Cazaquistão tem um sabor doce e um retrogosto frutado.
Amadurecimento e frutificação
Variedade de maturação precoce - período de maturação 110-120 dias. A frutificação é prolongada, por isso a vindima começa em Julho e pode continuar até às primeiras geadas de Outono. Por um lado, os botões se formam ao mesmo tempo, como os ovários, mas o amadurecimento dos frutos ocorre em momentos diferentes.
Produção
De 1 sq. metros podem ser removidos de 10 a 12 kg de tomates. A produtividade não depende das condições climáticas e da alimentação.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em regiões quentes e no Cazaquistão, as sementes podem ser plantadas diretamente no solo. Eles não precisam ser pré-embebidos e germinados em caixas de mudas. A colheita pode ser removida em 3-3,5 meses.
Em climas frios, as sementes devem ser germinadas.
Terra misturada com minerais úteis é despejada em caixas de mudas. São feitos furos de 2 cm, as sementes são embebidas em água e a seguir tratadas com uma solução de permanganato de potássio. Isso ajudará a desinfetar as sementes.
Após a semeadura, os buracos são abundantemente derramados com água e, em seguida, a caixa é coberta com um filme e, em seguida, colocada no parapeito da janela. A sala deve estar em média +22 graus. O filme pode ser removido após 5-7 dias.
Os arbustos jovens são regados com um borrifador 1-2 vezes por semana. O curativo de cobertura também deve ser usado líquido.Assim que várias folhas se formarem no caule, as mudas podem ser mergulhadas.
No início de maio, os arbustos são levados para fora para aclimatação. Ela pode ser plantada no dia 20 de maio ou aproximadamente 50-55 dias após a eclosão das sementes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O local é desenterrado e fertilizado. O solo é eliminado para que todo o excesso de umidade seja absorvido durante a noite.
Em seguida, formam-se covas rasas de 15-20 cm. O esquema de plantio é de 50x50 cm. Não vale a pena plantar mudas muito próximas umas das outras, pois será inconveniente fertilizar os arbustos, processá-los, modelá-los e também colher .
Crescendo e cuidando
Muitos jardineiros dizem que a variedade amarela do Cazaquistão é despretensiosa no cuidado. Mas para um bom rendimento, vale observar alguns pontos agrotécnicos.
A rega dos arbustos deve ser feita de acordo com a programação, 1 a 2 vezes por semana. Em climas mais secos ou verões secos, principalmente durante a formação dos caules das flores e da frutificação, é necessário aumentar o regime de rega. Um arbusto deve consumir 1,5-2 litros de água morna. Todas as regas são realizadas diretamente na raiz.
O arbusto deve ser amarrado em tempo hábil. As estacas ou treliças são colhidas antecipadamente e instaladas no momento do plantio das mudas para amarrá-las imediatamente. Isso é necessário para que o arbusto não encoste ao solo por causa de seu caule alto.
As folhas inferiores são removidas para a circulação normal do ar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.