- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Sim
- Transportabilidade: Sim
As variedades de tomate, adequadas para quase todas as regiões da Rússia, são muito procuradas. Mas somente com o manuseio adequado deles você pode alcançar um resultado agradável. E Katrina não é exceção a essa regra.
História de criação
A fábrica foi criada na década de 2000. O desenvolvimento foi supervisionado pelo criador Myazina L.A. A aprovação oficial para o cultivo em fazendas privadas foi dada em 2008. Em seguida, foi inscrito no registro nacional.
Descrição da variedade
Katrina é classificada como um híbrido determinante; a cultura desenvolve-se em inflorescências simples e caules articulados. Recomenda-se cultivá-lo em jardins abertos. Também existe a possibilidade de crescer em filme plástico. A altura dos arbustos varia muito (de 0,6 a 1,2 m). Existem relativamente poucas folhas; folhas verdes de tamanho médio desenvolvem-se em um caule forte e poderoso.
As principais qualidades da fruta
Quando o ovário acaba de se transformar em uma baga, uma cor verde clara será característica. À medida que amadurecem, os tomates ficam vermelhos. A baga pesará 0,14-0,15 kg. A forma de um círculo plano e uma nervura bastante pronunciada são típicos para ele. Em 1 pincel, 5 a 7 tomates são criados; sua superfície lisa é brilhante.
Características do sabor
Os frutos colhidos são consumidos principalmente frescos.
Amadurecimento e frutificação
Katrina está se mantendo rápido o suficiente. Para a formação dos frutos, ele (se já tiver surgido um crescimento verde) vai precisar de 85-90 dias. Normalmente é possível colher no primeiro terço do outono. É claro que, em um determinado ano, as condições climáticas podem afetar muito essa programação.
Produção
A planta é capaz de produzir até 8 kg de bagas por 1 m2. A favor da variedade fica evidenciada pelo fato de os frutos apresentarem altas qualidades comerciais. A transportabilidade também é uma grande vantagem.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você precisa preparar recipientes e sementes até o final de março. Este período não deve ser prolongado por muito tempo. Na maioria das vezes, as mudas estão prontas para o plantio em maio. Às vezes, principalmente nas regiões norte e quando as plantas estão em péssimo estado, isso acontece em junho. É necessário levar em consideração o tempo atual e previsto para não cometer erros.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos são plantados nos canteiros, seguindo o sistema 700x600 mm. Este é o melhor pedido, na opinião de criadores e agrônomos.
Crescendo e cuidando
Os enteados de Katrina terão que ser removidos de qualquer maneira. Mas não há necessidade de amarrar seus arbustos. A formação de plantas saudáveis não é necessária. Uma exceção é a situação em que os pousos são iniciados e você precisa colocá-los em ordem. O substrato da muda é criado com base no solo do jardim.
É misturado com quantidades semelhantes de húmus e solo lenhoso da floresta. Para tornar o substrato resultante mais fértil, é adicionado superfosfato a ele. O solo assim preparado deve ser frito por 15 minutos no forno ou bem derramado com permanganato de potássio. Melhor então colocar o solo não em uma caixa comum, mas em tanques de turfa.
Mergulhar e replantar o Katrina na fase de muda dificilmente é razoável. Nesse período, ela sofre muito com esses procedimentos, por isso é mais correto usar imediatamente a forma que pode ser plantada em campo aberto. Nos últimos 14 dias, as mudas precisam ser endurecidas antes do plantio. Este procedimento é realizado a uma temperatura não inferior a 16 graus.
O cuidado ao ar livre é fácil. Você precisará regar regularmente as plantações com moderação. O molho de cobertura também é aplicado de acordo com o esquema usual para a maioria dos tomates. Uma exceção é feita apenas para os casos em que a planta precisa urgentemente de água ou fertilizante. Após cada rega, é aconselhável soltar o solo.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Pragas específicas para esta variedade particular não foram descritas. A descrição oficial diz que é bastante resistente a:
- podridão apical do fruto;
- mosaico do tabaco e outras infecções virais;
- murcha de fusarium;
- tomate rachado.
Regiões em crescimento
Katrina pode ser cultivada em:
- Sibéria Ocidental;
- Moscou e arredores;
- Região de Leningrado;
- Karelia;
- Regiões do Extremo Oriente, Ural e Leste da Sibéria;
- Região do Volga;
- o centro da região da Terra Negra;
- territórios e repúblicas do Cáucaso do Norte;
- o centro e o sul da parte europeia da Rússia;
- a faixa do meio.
Visão geral da revisão
No mínimo, o rendimento do Katrina não decepciona aqueles que tentam criá-la. Externamente, as frutas parecem muito atraentes. O sabor atende plenamente às expectativas criadas pela aparência. A imunidade é alta o suficiente. Aqueles que já tentaram plantar tal safra geralmente pretendem continuar a fazê-lo.