- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 93-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Altura do arbusto, cm: 80
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: Pimenta
O tomate Kaspar pode ser a solução ideal para jardineiros em muitas regiões da Rússia. Deve ser cuidadosamente estudado e uma decisão bem pensada deve ser tomada. E também saiba exatamente como fazer essa cultura.
Descrição da variedade
Caspar é classificado como planta determinante. Por se tratar de um híbrido, não é necessário contar com a preservação das propriedades básicas ao utilizar as sementes colhidas. O cultivo é possível tanto em jardins abertos como em estufas sob uma película. Os arbustos de Kaspar crescem até 0,8 m. Portanto, seu cultivo não apresenta problemas na economia de estufa.
As principais qualidades da fruta
Os frutos maduros de Caspar são de cor vermelha. A massa de um único tomate é de 100 a 200 g e tem o formato de uma pimenta. Os jardineiros notam a alta qualidade de manutenção da colheita.
Características do sabor
A carne de Kaspar é bastante firme. Sua carnosidade expressiva é notada.
Amadurecimento e frutificação
Caspar é um tomate precoce. Em condições normais, leva 93-95 dias para cultivar completamente uma safra. De vez em quando, o clima faz ajustes significativos a esse regime. Você pode colher frutas em estufas em 100-110 dias.
Produção
A descrição oficial afirma que você pode coletar até 10 kg de bagas de 1 sq. m. 1 arbusto pode ser responsável por até 1,5 kg de colheita por temporada. No entanto, isso só pode ser alcançado com o cumprimento mais estrito dos requisitos da tecnologia agrícola.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura em recipientes deve ser em março ou início de abril. O tempo específico depende não apenas da condição das mudas utilizadas, mas também do clima atual. O transplante de mudas para canteiros de estufas é feito em abril ou maio. Se você quiser plantar um tomate Kaspar em um jardim normal, terá que esperar junho. Esses termos não são acidentais - eles são ditados pela necessidade de proteger contra o retorno de geadas que podem atingir os arbustos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os tomates devem ser plantados de acordo com o sistema 300x500 mm. Nem vale a pena considerar outras opções. Deve ser lembrado que, de acordo com alguns relatos, Kaspar cresce até 1,1 m ou mais em estufas. Você pode plantar 6 ou 8 arbustos por 1 m2. Ao usar o esquema padrão, os canteiros devem ser mantidos em perfeita ordem e o crescimento excessivo de tomates deve ser excluído.
Crescendo e cuidando
Remover enteados será uma manipulação estritamente obrigatória ao escolher esta variedade. A formação dos arbustos é estritamente necessária. É necessário manter a planta em 2 hastes.Essa variedade pode ser cultivada quase exclusivamente com a ajuda de mudas. Embora a altura do caule seja relativamente baixa, não é robusto o suficiente para se manter em pé quando carregado com a cultura.
Portanto, os jardineiros devem ajudar no plantio e amarrá-los. Normalmente, a liga é feita no nível de 5-6 folhas. Se você deixar os tomates no chão, eles inevitavelmente apodrecerão. A frutificação normal só é possível com a saturação efetiva da terra com substâncias úteis. Para Kaspar, o mais crítico é a falta de fósforo e potássio.
Uma pequena quantidade desses fertilizantes é colocada diretamente durante o processo de plantio. Então, durante a estação de crescimento, 4 alimentações adicionais são realizadas. O primeiro deles é organizado quando o ovário do primeiro fruto é colocado. A fertilização adicional é aplicada 1 vez em 14-17 dias. É muito bom que os fertilizantes minerais usados não contenham cloro.
A variedade Caspar necessita urgentemente de suplementação de cálcio. Se não for suficiente, a probabilidade de apodrecimento do fruto será extremamente alta. Esta doença afeta negativamente não só a aparência, mas também a qualidade de conservação dos frutos. O melhor método de alimentação é usar nitrato de cálcio. É dissolvido em água para irrigação.
Para se proteger contra fatores perigosos, é aconselhável tratar a cultura com solução de Fitosporina pelo menos uma vez após o plantio. As mudas são endurecidas nos últimos 14 dias antes do plantio. O recobrimento com material não tecido ajuda a agilizar o enxerto e o enraizamento dos arbustos transplantados. Em clima normal, as plantas são regadas semanalmente, mais frequentemente em dias quentes. Observe essas recomendações para a força de cada residente de verão responsável.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os fornecedores de material de plantio enfatizam que essa variedade é resistente aos efeitos do verticillium e da murcha de fusarium. O risco de quebra da fruta também é baixo. A resistência a phytophthora é baixa, mas o desenvolvimento inicial é, em parte, uma rede de segurança. Dos insetos para tal tomate, o mais perigoso são os pulgões. Qualquer infusão de cheiro forte ajuda a assustá-la.
Se não foi possível evitar a derrota dos pulgões, você terá que usar inseticidas universais. Junto com o conhecido Aktara, este também é Mospilan e Tanrek. Entre os remédios caseiros, eles ajudam:
infusão de sabão em pó;
infusão de cinza de madeira;
solução de permanganato de potássio (necessariamente rosa forte).
Visão geral da revisão
Os consumidores avaliam muito o tomate Caspar. Ele, segundo os jardineiros, dá, de fato, frutas de alta qualidade em grandes quantidades. Será muito cedo para amadurecer a safra. Os bagos desses tomates são mais adequados não para consumo fresco, mas para enlatados. A cultura é despretensiosa, mas na maioria das vezes um número limitado de arbustos é plantado.